Scroll Top

dicas Dicas de Saúde varizes

Diga Adeus as Varizes com Estes 8 Ingredientes

As varizes ocorrem quando o sangue se acumula nas veias provocando a sua dilatação e inflamação. Trata-se de uma condição que não afeta apenas quem sofre de forma estética, mas também quem sofre de grandes incômodos no dia a dia, e inclusive nos casos mais graves podem chegar a impedir a realização das atividades cotidianas. Apesar de existirem algumas recomendações para prevenir o seu aparecimento, muitas vezes são inevitáveis e, por isso, no seguinte artigo de um como mostramos-lhe tudo o que precisa saber para acabar com as varizes nas pernas.

Mitos e verdades
Salto alto: mocinho ou vilão?
Quando usamos salto alto, o nosso sangue tende a ficar preso com mais facilidade na região da panturrilha, pela dificuldade que a posição da batata da perna causa. No entanto, o pé reto também exige mais esforço dos músculos para bombearem o sangue de volta ao coração. Por isso, recomenda-se o uso de um saltinho pequeno, de no máximo, dois centímetros, para que a perna fique em posição confortável.cura-varizes

Sintomas mais comuns
É importante dizer que na maioria dos casos, as varizes não apresentam muitos sintomas. O que mais incomoda é a parte estética que as varizes causam. Mas podemos destacar: Presença de veias tortuosas, azuladas, visíveis sob a pele agrupamento de finos vasos avermelhados, também visíveis sob a pele Sensação de queimação nas pernas e planta dos pés

  • Inchaço predominante nos tornozelos e ao final do dia
  • Coceira
  • Sensação de fadiga nas pernas
  • Sensação de peso nas pernas
  • Câimbras

Principais causas das varizes

  • Obesidade
  • Traumatismos nas pernas
  • Sedentarismo
  • Gravide
  • Tabagismo
  • Exposição ao calor
  • Pílulas anticoncepcionais e reposição hormonal

 

  • Em primeiro lugar, deve ter em conta que a maioria dos tratamentos para as varizes são dirigidos para aliviar os sintomas que estas provocam e a impedir que se compliquem e agravem, uma vez que para as tratar de forma definitiva é necessária uma cirurgia ou intervenções menores que devem ser levadas a cabo por um médico especialista. Para isso, recomendamos que antes de selecionar qualquer tratamento para as varizes, consulte o seu médico para em função das suas caraterísticas pessoais, do tipo de variz e da sua localização, lhe indique qual é a melhor solução para si.
  • Para acabar com as varizes nas pernas, como dissemos, é possível recorrer a determinadas intervenções médicas como o laser ou a escleroterapia. Através de técnicas como estas, as varizes eliminam-se por completo e não voltam a aparecer, além disso deve se utilizar o método mais adequado para cada paciente em particular.
    Por um lado, a intervenção com laser baseia-se na introdução de uma fibra óptica de laser dentro da variz para as fundir e conseguir, assim, que o organismo as destrua de forma progressiva. Por outro lado, a escleroterapia consiste em injetar dentro da veia afetada uma substância que fecha todas as paredes da mesma que cederam e perderam a sua rigidez. Em outros casos mais desenvolvidos, é possível que o médico possa sugerir a cirurgia tradicional ou a chamada microcirurgia, através da qual se elimina aquelas seções afetadas através de pequenas incisões.
  • Lembre-se que deverá recorrer apenas a uma cirurgia por recomendação médica, e embora não as possa eliminar por completo, há certas medidas que pode adotar no seu dia a dia para aliviar as varizes e evitar o aparecimento de novas. Uma delas e muito importante para a sua saúde em geral é evitar o sobrepeso, pois este prejudica gravemente a sua circulação sanguínea favorecendo o aparecimento de varizes assim como o agravamento das já existentes. Siga uma dieta equilibrada e procure incluir alimentos para prevenir as varizes
  • A prática de exercício físico é igualmente importante no tratamento das varizes. Fazer exercício favorece a mobilidade dos músculos das pernas e impede que o fluxo sanguíneo se acumule e dê lugar à dilatação das veias. Informe-se nos seguintes artigos dos melhores esportes e os exercícios mais adequados para as varizes.
  • Entre os sintomas que originam as varizes encontramos dor, sensação de peso, cãibras, formigamento, coceira e inchaço, e se desejar para os aliviar pode recorrer a alguns tratamentos naturais eficazes para isso. Destacam-se os seguintes:
    Massagens com vinagre de maçã.
    Hidromassagens no duche alternando água fria e quente.
    Aplicar polpa de aloe vera sobre a área afetada.
    Massagens calmantes com óleos essenciais como a lavanda, alecrim ou tomilho. São ideais também para estimular a circulação sanguínea.
    Aplicar cataplasmas de cavalinha.
  • Além de tudo isto para acabar com as varizes nas pernas, é fundamental que para prevenir a dilatação e inflamação de outras, utilize um calçado confortável que seja largo, evite o uso contínuo de roupa demasiado justa, mantenha as pernas em movimento e mude de posição, sobretudo, quando tiver que estar demasiado tempo parado de pé ou sentado.
    Tomates-Verdes
  • Compre tomates verdes, corte-os em fatias e coloque-os sobre a pele no local afetado pelas varizes. É muito importante que os tomates não estejam maduros! Ao contrário dos vermelhos, os tomates verdes contêm solanina, uma substância fundamental no tratamento de varizes.trata-varizes
  • A solanina é um alcaloide, ou veneno natural, encontrado tanto em batatas, quanto em tomates verdes, por isso é altamente recomendado não comê-los. Para usá-los a favor da estética, basta deixar o tomate verde ou batata esverdeada na pele por 2-3 minutos. Depois de remover o vegetal, aplique uma loção hidratante no local, porque a solanina desidrata a pele. Repita este processo 1 vez ao dia, durante 10 dias. Ao final do tratamento, suas varizes terão desaparecido ou diminuído consideravelmente.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: