Scroll Top

dicas Dicas de Saúde estrias

Digas a Adeus as Estrias com 15 Receitas

Procurando por receitas caseiras para acabar com estrias? Então você veio ao lugar certo. Nós mulheres sabemos o quanto é desagradável conviver com as temidas estrias, que aliás, é dita como uma das nossas maiores inimigas, não é verdade? Há vários tratamentos que ajudam a amenizar as marcas na pele causadas pela estria, entre os quais vários tratamentos caseiros, que podem apresentar excelentes resultados desde que feitos corretamente. Nesta matéria você vai aprender a preparar sete receitas caseiras para acabar com estrias, no entanto, não é aconselhável iniciar nenhum tipo de tratamento antes de consultar um médico.

Conheça: As verdades sobre estrias que toda mulher deve saber

O que são as estrias? São cicatrizes formadas quando há destruição das fibras elásticas e colágenas da pele. Acontece geralmente pelo esticamento excessivo da pele, como emagrecer e engordar (efeito sanfona), isso faz com que as fibras elásticas da pele se destruam, causando as temidas cicatrizes.

Existem basicamente dois tipos de estrias:

Estrias rosas ou arroxeadas: Elas possuem esse aspecto geralmente no início, se não tratadas evoluem para as estrias esbranquiçadas que são mais difíceis de tratar.estrias-marrom

 Estrias esbranquiçadas: Como já dito, são mais difíceis de tratar, pois são estrias mais velhas e as cicatrizes já estão presentes. As estrias podem aparecer por dois motivos: O primeiro: ocorre pelo esticamento excessivo da pele, devido a vários fatores como: crescimento, gestação, engordar e emagrecer várias vezes, etc. O segundo: ocorre pelo excesso de cortisol no organismo

Como evitar o aparecimento de estriasPois bem, é muito difícil evitar com que elas apreçam, pois varia de pessoa para pessoa, tem gente que é mais propensa ao aparecimento de estrias, outras pessoas não. O que podemos fazer para minimizar o risco do aparecimento de estrias é: Ter uma alimentação saudável, rica em frutas vermelhas pois essas aumentam a circulação sanguínea A drenagem linfática também pode ser uma saída para minimizar o aparecimento das estrias, essa técnica se consiste em uma massagem que reduz a quantidade de liquido retido pelos tecidos. Consumir bastante vitamina C, assim você conseguirá aumentar a produção de colágeno pelo organismo (é encontrada em: laranja, kiwi, tomate, espinafre, goiaba, acerola, etc.) Manter uma boa hidratação da pele é essencial para preveni-las

Receitas caseiras para acabar com estrias: Antes de iniciar um tratamento a base de receitas caseiras para acabar com estrias, valide com seu médico. Mesmo tratando-se de soluções naturais, pode ter alguma contra indicação para você.

 Receita caseira de beterraba com pêssego Você precisará de: Casca de uma beterraba Casca de um pêssego Uma colher de sopa de óleo de amêndoas Modo de preparo: Moer a casca da beterraba e do pêssego Acrescentar uma colher de sopa de óleo de amêndoas Como usar: Lave bastante a área afetada Aplique a pasta Deixe agir por 20 minutos Retire com água fria

Dica: água muito quente piora o aspecto das estrias pois deixa a pele muito sensível, portanto, tome banho morno ou frio.

 Receita caseira com cavalinha: A cavalinha é uma planta com teor medicamentoso muito grande, e possui silício em sua composição, este atua regenerando as células. Você precisará de: 120g da planta cavalinha 10 gotas de limão 1 litro de álcool a 40% Modo de preparo: Deve ser preparado através de maceração, ou seja, é a extração da substância da planta por um determinado tempo (1 mês)

Como usar: Passados um mês do preparo, lilua toda a loção preparada em meio litro de água Passar nas áreas afetadas duas vezes ao dia

Importante: não se expor ao sol durante o uso das receitas caseiras para acabar com estrias, o limão pode manchar sua pele.

Receita caseira com cenoura: A cenoura nutre a pele além de ajudar a fornecer elasticidade para a pele. A aveia possui uma poderosa ação de limpeza (age limpando os poros), possui ação calmante, além de formar uma barreira protetora mantendo a pele longe dos danos externos. Você precisará de: Uma cenoura cozida no vapor Uma colher de sopa de óleo de amêndoas Uma colher de sopa de azeite de oliva Uma colher de sopa de farelo de aveia Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma pasta homogênea Como usar: Lave bem a área que será aplicada a pasta Aplique a pasta com movimentos circulares e suaves Deixe agir por 15 minutos Lave com água fria para que os poros sejam fechados Repita esse procedimento por no mínimo 2 vezes por semana

Receita caseira à base de aloe vera: Aloe vera é uma planta também conhecida como babosa, é rica em nutrientes essenciais para acabar com estrias pois possui minerais como cobre, potássio, magnésio, zinco… além de possuir ação calmante para pele. Você precisará de: Uma xícara de azeite de oliva Seis capsulas de vitamina E (encontrados em lojas que vendem produtos naturais) Meia xícara de chá de aloe vera Quatro capsulas de vitamina A Modo de preparo: Misturar todos os ingredientes em uma tigela de vidro Como usar: Lavar bem a área afetada Aplicar a pasta com movimentos suaves e circulares sobre a área Deixar agir por 20 minutos Lavar com água fria Repetir esse processo por pelo menos 2 vezes na semana

Receita caseira com açúcar e café:  O açúcar atua esfoliando a área afetada promovendo uma limpeza profunda dos poros O café atua também como um esfoliante natural, além de possuir propriedades firmadoras da pele e clarear manchas escuras. Prepare essa receita caseira com: Uma colher sopa de pó de café Uma colher de sopa de açúcar cristal Uma colher de sopa de óleo de amêndoas Modo de preparo: Misture todos os ingredientes em uma tigela de vidro Como usar: Lave bem a área afetada Passe a pasta fazendo movimentos circulares e suaves Deixe agir por cerca de 15 minutos Lave com água fria Repita esse processo pelo menos 2 vezes por semana

 Receita caseira com vitamina: E A vitamina E atua como um poderoso antioxidante natural protegendo as fibras de colágeno da pele. Você encontra vitamina E em: sementes de girassol, espinafre, amêndoas, abacate, em capsulas, etc.

Prepare essa receita caseira com: Duas capsulas de vitamina E Uma loção hidratante a base de óleo de amêndoas Modo de preparo: Misture os ingredientes em uma tigela de vidro

Como usar: Use quantas vezes desejar por dia, sendo no mínimo 2 vezes

Água: Manter o corpo bem hidratado ajuda a proteger a pele de muitos tipos de problemas. Bem hidratada, a pele resulta em desintoxicação regular de poros da pele e restaura a elasticidade, o que vai ajudar muito a se livrar das estrias. Tente beber um ou dois copos de água várias vezes durante um dia. Especialistas dizem que um mínimo de 8 copos de água por dia é a melhor maneira de manter o corpo hidratado. Ela também irá fazer sua pele ficar macia e ajudar a manter a elasticidade. É aconselhável evitar café, chá ou refrigerante, pois podem causar desidratação.

 Suco de limão: Outras maneiras simples para diminuir as estrias é usar o suco de limão. O suco de limão é naturalmente ácido, isso ajuda a curar e reduzir as estrias, lesões de pele, acne, e outras cicatrizes.

Como usar: Esfregue suco de limão fresco com cuidado sobre as estrias fazendo movimentos circulares. Permita que o suco de limão fique na pele durante pelo menos 10 minutos antes de enxaguar com água morna. Outra opção é misturar quantidades iguais de suco de pepino e suco de limão e aplicar a mistura sobre as estrias.

Azeite: O azeite de oliva contém uma grande quantidade de nutrientes e antioxidantes que ajudam a melhorar vários problemas de pele, incluindo as estrias.

Como usar: Massageia a área com estrias, com óleo de oliva puro um pouco quente. Isto irá melhorar a circulação sanguínea e reduzir as estrias.  Deixe durante meia hora, de modo que as vitaminas A, D e E presentes no óleo sejam absorvidas pela pele. Você também pode misturar azeite com vinagre e água e usar como um creme noturno. Isto irá manter a pele hidratada e também esfoliar a pele.

Manteiga de Cacau: A manteiga de cacau é também muito benéfica no tratamento de estrias.

Como usar: Você deve aplicar manteiga de cacau sobre a área afetada pelo menos duas vezes por dia. Depois de um a dois meses, as marcas serão menos visíveis. Outra opção é fazer uma mistura com meia xícara de manteiga de cacau, uma colher de sopa de óleo de germe de trigo, duas colheres de chá de cera de abelha ralada e uma colher de chá de óleo de vitamina E e semente de damasco. Aqueça esta mistura até que a cera derreta. Você pode armazenar a mistura em um recipiente de vidro na geladeira e aplicar em suas estrias 2 a 3 vezes ao dia. Esta mistura vai tornar sua pele mais hidratada e suave.

  Óleo de rícino: O óleo de rícino, que é utilizado no tratamento de uma série de problemas de pele, tais como rugas, manchas da idade, pontos negros, linhas finas e espinhas, também podem ser usados para acabar com as estrias.

Como usar: Aplique um pouco de óleo de rícino nas estrias e massageie suavemente a área em movimentos circulares durante pelo menos 15 minutos. Envolva a área com um pano de algodão fino. Usando uma garrafa de água quente ou uma almofada de aquecimento, aplique um pouco de calor na área afetada durante pelo menos meia hora. Repta este processo todos os dias, durante um mês no mínimo, e note os resultados positivos.

 Claras. Os ovos são uma fonte rica de proteínas . Para as estrias, você pode usar apenas as claras de ovos, que contêm aminoácidos e proteínas.

Como usar: Bata as claras de dois ovos levemente com um garfo. Limpe a área da pele afetada com água e em seguida, aplique uma camada grossa de clara de ovo com um pincel de maquiagem.  Permitir que as claras de ovos sequem completamente e depois lave a área com água fria.  Finalmente aplicar um pouco de azeite sobre a pele para mantê-la hidratada. Repita o processo diariamente por pelo menos duas semanas e preste atenção nos resultados positivos.

Receita caseira com abacate: O abacate é rico em vitaminas E, A, B1, B2, é um poderoso antioxidante, rico em proteínas, ferro, substancias minerais e óleos naturais, além de agir como um excelente restaurador e conservador da pele.estrias-brancas

Prepare essa receita caseira com: Meio abacate Uma colher de sopa de mel Uma colher de chá de limão Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador Como usar: Lave bem a área afetada Aplique a pasta sobre a área afetada Deixe agir por cerca de 20 minutos Lave com água fria Repita o processo pelo menos 2 vezes por semana

Importante: não se exponha ao sol depois que passar soluções a base de limão. O limão pode manchar sua pele.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: