Scroll Top

Dicas de Saúde

Elimine as Olheira com Estes 12 Ingredientes

O que é a olheira muita gente já sabe: um escurecimento ao redor dos olhos, geralmente na pálpebra inferior, que causa grande desconforto para quem o possui. Dependendo do tipo e coloração, as causas podem ser diferentes (estrutura óssea, acúmulo de melanina ou hemoglobina, retenção de líquidos, etc). Alguns tipos:

  • Olheiras constitucionais: são acastanhadas e aparecem quando o globo ocular fica alojado em um orifício profundo e coberto com uma pele muito fina, que permite transparecer a sombra da cavidade.
  • Olheiras melânicas: também são acastanhadas, mas causadas pelo acúmulo de melanina (proteína que confere pigmentação à pele, cabelos, etc). Geralmente ocorrem em pessoas de pele morena.
  • Olheiras sanguíneas: são arroxeadas e causadas pelo acúmulo de hemoglobina (proteína que, dentre outras funções, confere pigmentação ao sangue) ou produtos de sua degradação (bilirrubina, biliverdina e ferro).
  • Olheiras vasculares: são ligeiramente azuladas e causadas pelo excesso de retenção de fluidos, quando a microcirculação da região está prejudicada.

Tendo isso em mente é possível enumerar várias situações que contribuem para desencadear o problema. Confira:

  • Falta de sono: acredita-se que por prejudicar a microcirculação da região dos olhos e ocasionar palidez, a falta de sono pode contribuir para o agravamento das olheiras.
  • Genética: infelizmente, se é um problema que já faz parte da família, as olheiras poderão ser amenizadas, mas não eliminadas por completo – além, claro, de sempre exigir que você tenha um cuidado para evitar os fatores que as acentuam. Trabalhar o psicológico para se aceitar melhor também é importante, já que, embora cause desconforto e até haja maneiras de amenizar, a pessoa terá que conviver com essa característica.
  • Falta de hidratação: o ressecamento e a fragilização da pele da região ao redor dos olhos contribui e muito para o agravamento das olheiras.
  • Exposição ao sol: a exposição solar sem óculos escuros de qualidade e produtos com fator de proteção nas pálpebras podem acentuar a pigmentação ao redor dos olhos.
  • Perda de colágeno (proteína que dá sustentação e elasticidade à pele): à medida que a idade vai avançando ou por fatores que prejudiquem a produção de colágeno (má alimentação, cigarro, etc), a deficiência do mesmo tende a deixar a pele ao redor dos olhos mais fina e frágil, o que acentua as olheiras.
  • Cigarro e álcool: por prejudicar a produção de colágeno e a circulação, dentre outros malefícios, o álcool e principalmente o cigarro contribuem para o problema.
  • Friccionar ou fazer movimentos bruscos na região dos olhos: por ser uma área extremamente fina e sensível, fazer movimentos agressivos na região, seja ao retirar a maquiagem, aplicar cremes ou simplesmente coçar, pode romper vasinhos e causar acúmulo de hemoglobina na região, ocasionando olheiras.
  • Alergias, anemia, problemas respiratórios, carência de vitaminas: geralmente por prejudicar a circulação, por provocar coceira nos olhos ou dilatar os vasos sanguíneos na área, alergias e problemas respiratórios podem contribuir para as olheiras. Dentre outras consequências, a palidez ocasionada pela anemia e carência de vitaminas (principalmente a vitamina K, vitamina C e as do complexo B) podem acentuar as olheiras.
  • TPM, alterações hormonais: alterações hormonais podem desequilibrar a produção de melanina, escurecendo a região dos olhos. Na TPM, além dessa questão, alterações na circulação, estresse e retenção de líquidos podem piorar o problema.
  • Medicamentos: dentre outras implicações, medicações que causem dilatação dos vasos sanguíneos podem fazer com que a área sob os olhos escureça.olheira

Sabendo as principais causas das olheiras, agora  fica mais fácil descobrir os modos de amenizá-las!

  • Mantenha o sono em dia: aqui já foi falado sobre várias dicas de como melhorar a qualidade do sono. Além disso, você pode fazer uso de chás como camomila (3 xícaras ao dia) ou mulungu (quem tem pressão baixa deve ter cuidado com esse último, tomar no máximo 1 xícara não muito concentrada).
  • Hidrate diariamente a região dos olhos com cremes específicos: duas vezes ao dia você deve hidratar a região dos olhos, fazendo os movimentos indicados no vídeo abaixo (sempre com muito cuidado!):
  • Usar produtos com filtro solar na região dos olhos e/ou sempre usar óculos escuros de qualidade
  • Alimente-se bem: uma alimentação balanceada garante que problemas como deficiência de colágeno, anemia e carência de vitaminas não acentuem as olheiras. Vegetarianos/veganos ou não, sempre é fortemente recomendável que se procure um nutricionista.
  • Pratique atividade física e beba muita água: a atividade física ajuda a combater a má circulação no corpo, melhora a qualidade do sono e, aliada à ingestão de água, ajuda na retenção de líquidos.
  • Elimine ou ao menos restrinja ao máximo o uso do álcool e principalmente do cigarro na sua vida: aqui já foi dado algumas dicas para parar de fumar.
  • Evite friccionar ou fazer movimentos bruscos na região dos olhos: principalmente na hora de retirar a maquiagem, evite o atrito e seja o mais gentil possível nos movimentos. Ter bastante cuidado ao coçar a região também é importante.
  • Controle da alergia: quem sofre de rinite, sinusite e toda a classe de ités do sistema respiratório sabe o quão complicado é lidar com o problema. A solução definitiva só é obtida com a ajuda de um médico, mas algumas medidas podem amenizar o problema. São elas: manter a casa sempre limpa e arejada, com as cortinas/persianas abertas para que o sol possa entrar (pois ajuda a combater micro-organismos); manter os tapetes e cortinas regularmente aspirados/lavados (ou evitá-los); evitar cosméticos e produtos que tenham aroma intenso ou fragrâncias sintéticas (geralmente vem na composição como “parfum”,”perfume”, “fragrância”, “fragrante”); limpe a casa apenas com itens como álcool, vinagre, limão, bicarbonato de sódio e sabão, pois não agridem o olfato; troque regularmente as roupas de cama e deixe-as frequentemente no sol para evitar o acúmulo de ácaros e outros micro-organismos.
  • Controle das alterações hormonais: a alimentação durante a TPM e grande ingestão de água faz total diferença para evitar a retenção de líquido, estresse. Para ajudar na circulação, nada melhor do que a prática diária de atividades físicas aeróbicas, tais como corrida, caminhada, dança, bicicleta, subir e descer escadas.

Amanhã trarei algumas receitas caseiras e opções de produtos para cuidar da área dos olhos!

GENÉTICA É UMA DAS CAUSAS

Pouca gente sabe, mas a olheira tem traços familiares. Ou seja, se você apresenta esse problema, isso significa que outras pessoas na sua família podem tê-lo apresentado no passado ou ainda passarão por isso. Além desse fator, a produção e a deposição de pigmentos escuros em torno dos olhos também podem resultar de:

  • exposição ao sol
  • fricção ao limpar e/ou coçar demais a área em torno dos olhos
  • má respiração bucal, porque prejudica a irrigação e a oxigenação na região dos olhos
  • ato de provocar o vômito, feito pelos portadores de bulimia
  • distúrbios do sono
  • tabagismo, pelo fato de prejudicar a oxigenação e a irrigação sanguínea e ainda danificar os pequenos vasos na área dos olhos.

Outra área afetada pelo escurecimento é a pele das pálpebras, que perde densidade pela falta de elastina e colágeno, piorando o quadro anterior da olheira. Muitas vezes isso acontece por conta de uma má vascularização do local, coceira ao redor olhos ou tendência racial. Neste caso, há muitas técnicas a serem utilizadas para melhorar o problema, clareando a cor da pele.

Aqui estão 10 melhores maneiras de se livrar das olheiras de forma rápida:

1. Pepino:

O pepino é um ótimo adstringente e tem propriedades que também ajudam no clareamento da pele. Para o tratamento rápido das olheiras você pode sempre contar com pepino.

Pegue um pepino e corte-o em fatias grossas conserve na geladeira por meia hora. Agora, coloque as fatias de pepino sobre a área afetada da pele por cerca de dez minutos. Finalmente lave a área com água.

Esta solução terá uma ação calmante e refrescante. Outra maneira de tratar as olheiras é misturar suco de pepino com suco de limão em quantidades iguais, em seguida, aplique com a ajuda de uma bola de algodão sobre a pele afetada.

Deixe por 15 minutos e depois lave com água. Siga este remédio por uma semana e logo o inchaço dos olhos e as olheiras desaparecerão.

2. Batata Crua:

Há agentes clareadores naturais presentes na batata que podem ajudar a clarear olheiras e livrar o inchaço ao redor dos olhos.

Pegue duas batatas e rale elas deixa na geladeira após 20 minutos bate no liquidificador com 200ml de água para extrair seu suco.

Agora mergulhe uma bola de algodão no suco de batata e coloque-o a seus olhos fechados. Certifique-se que o suco abrange os círculos escuros sob seus olhos, assim como as pálpebras.

Deixe o suco agir em seus olhos por dez a quinze minutos e, finalmente, lave as pálpebras com água fria e aplique um creme.

Em vez de suco de batata também é possível utilizar batata fatia grossa para remover olheiras.

3. Tomate:

Tomate também tem certas propriedades que podem clarear a cor da pele. Uma colher de chá de suco de tomate misturado com uma colher de chá de suco de limão.

Aplique esta mistura sobre as olheiras de forma muito suave e deixe-a descansar por dez minutos.

Finalmente enxaguar cuidadosamente com água limpa. Siga este remédio duas vezes por dia para reduzir as olheiras.

Beber um copo de suco de tomate com algumas folhas de hortelã, suco de limão e sal pode ajudar muito em se livrar de olheiras.

4. Aguá de rosas:

Mergulhe algodão em água de rosas aplique estas almofadas no olho em suas pálpebras fechadas por cerca de quinze minutos.

Água Rose vai ter um efeito calmante sobre os olhos e que também irá rejuvenescer a pele ao redor dos olhos.

Este remédio especial pode remover completamente as olheiras se seguido regularmente duas vezes por dia por algumas semanas.

5. Óleo de Amêndoas:

O óleo de amêndoa é outro ingrediente natural que é muito benéfico para a pele delicada ao redor de seus olhos.

O uso regular de óleo de amêndoa irá clarear a cor da pele ao redor dos olhos. Aplique sobre as olheiras antes de ir para a cama fazendo uma massagem suave.

Deixe durante a noite e lave-a com água fria na manhã seguinte. Siga este processo diariamente, até os círculos escuros sob os olhos desaparecer quase por completo.

Além de óleo de amêndoa, você também pode usar o óleo de vitamina E para eliminar manchas escuras da pele sob os olhos.

6. Suco de limão:

As propriedades de branqueamento da vitamina C presente no suco de limão também pode ajudar a remover os círculos escuros sob os olhos.

Você pode aplicar suco de limão com a ajuda da bola de algodão em torno de seus olhos e lave-lo depois de dez minutos.

Outra opção é fazer uma pasta grossa, adicionando uma colher de sopa de suco de limão para duas colheres de sopa de purê de tomate, uma pitada de farinha e açafrão em pó.

Aplique esta pasta grossa delicadamente em torno de seus olhos. Lave com água limpa depois de dez a quinze minutos.

Repita este processo duas ou três vezes por semana e logo o tom de pele ao redor dos olhos vai se tornar mais leve e, eventualmente, as olheiras vão desaparecer.

7. Água gelada:

A água fria pode contrair os vasos sanguíneos sob os olhos e ajudar muito a reduzir o inchaço dos olhos e olheiras.

Pegue um pano umedecido em água fria ou leite frio e coloque-o diretamente sobre suas pálpebras fechadas durante vários minutos.

Alternativamente, você também pode envolver alguns cubos de gelo em um pano de prato e colocá-lo sob seus olhos. Repetir o processo de três a quatro vezes por dia, durante algumas semanas.

8. Maçã:

Maçã também pode ser utilizada para remover os círculos escuros de uma forma natural. O ácido tânico presente na maçã pode clarear o tom de pele.

Ao mesmo tempo as vitaminas solúveis em água B e C, bem como potássio presente na maçã dar o alimento tão necessário para a delicada pele ao redor dos olhos. Pegue uma maçã madura e corte-o em pedaços grossos.

Coloque as fatias de maçã sob seus olhos e deixe por cerca de meia hora. Finalmente, você pode lavar a área da pele com água fria e aplique um pouco de creme.olheiras

9. Folhas de hortelã:

Folha de hortelã pode dar efeito de resfriamento e remover olheiras de uma forma muito natural.

Pegue algumas folhas de hortelã fresca e esmague com cuidado. Agora aplique as folhas de hortelã esmagadas em torno de seus olhos e deixe por cinco a dez minutos. Em seguida, limpe-o suavemente com um pano limpo e frio.

É um dos remédios eficazes contra olheiras. Outra opção é adicionar folhas de hortelã e suco de tomate e, em seguida, aplique esta pasta sobre as olheiras.

Deixe-a descansar por alguns minutos e depois lave a área adequadamente com água fria.

10. Durma o máximo que puder:

Durma pelo menos 8 horas por dia. Vai ver que não só se sentirá bem consigo mesmo como também a sua pele vai ficar radiante.

 

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: