Scroll Top

Doenças e Tratamentos

Endometriose 11 Formas de Enfrenta a Dor

Durante anos essa dor a incomoda, roubando-lhe tempo, tirando-lhe a paz de espirito e destruindo-lhe a felicidade. Muitas vezes, você sente uma dor na parte baixa das costas, sem razão aparente. Evacuação e relações sexuais dolorosa. Durante os dois primeiros dias do período menstrual, cólicas intensas a mantém de cama. O ginecologista já deu nome a esse insidioso problema: endometriose. O tecido endometrial, que deveria revestir a cavidade uterina a ser eliminado todo mês com o ciclo menstrual, se desenvolve fora do útero, juntos aos ovários em torno das trompas de Falópio, nos ligamentos que sustentam o corpo uterino. Se aloja, ali emite formações cicatriciais, como âncora agarradas aos tecidos internos. Mas como o tecido endometrial normal, fica edemaciado e sangra durante a menstruação, produzindo uma secreção que não tem por onde sair, capaz de causar processos inflamatórios ao lado das formações cicatriciais. É bem provável que o médico esteja tentando uma entre as diversas condutas terapêuticas para controlar o problema. Enquanto isso, há muitas coisas que você pode fazer para aliviar o desconforto e ajudar a cura.

Partilhar a dor. Já existem grupos de mútua ajuda para as mulheres que sofrem da doença, que precisou de ajuda quando sofria da doença. Bom saber que não estamos sozinhas no problema. Além disso, discutem-se novas opções de tratamento, pois o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. O apoio do médico não é o suficiente. As mulheres que buscam soluções por conta própria parecem ter melhor evolução. Além disso, mulheres com problema de infertilidade por causa da doença podem procurar grupos de mútua ajuda que enfocam a infertilidade.

Uso de calendário. É preciso acompanhar o ciclo. Observar quando os sintomas pioram e quando são pouco perceptíveis. Observar a dieta e a atividade física. E ver que interferência tem a dieta e os exercícios sobre o ciclo. Você será capaz de driblar alguns dos sintomas evitando a dor e observando o que a faz se sentir melhor.

Prostaglandinas. Uma das causas das cólicas, sobretudo durante o período menstrual, é a alta produção de prostaglandina, um hormônio do revestimento uterino. Esse hormônio estimula a musculatura uterina, obrigando-a a trabalhar em excesso. Daí os espasmos e as cólicas. A aspirina pode aliviar as cólicas, embora os melhores analgésicos e antiespasmódicos .endometriose

Comer mais peixe. Acrescente uma antiprostaglandina natural á sua dieta, o peixe. O peixe contém ácidos graxos amega 3, que suprimem a produção de prostaglandinas.

Compressas quentes. Alguns antigos remédios para cólica menstrual e dor lombar baixa aliviam os sintomas da endometriose. Experimente o repouso, o calor úmido, ou uso de bolsa de água quente e bebidas mornas para atenuar a cólica.

Compressa de gelo. Se o calor não funcionar, você talvez se encontre entre as que se beneficiam com o frio. Faça uma compressa de gelo e aplique-a á região abdominal inferior.

Exercícios. O exercício reduz o nível de estrogênio, o que pode tornar lento o desenvolvimento da endometriose. O exercício também aumenta a produção de endorfinas, substâncias do próprio organismo com propriedades analgésicas. Experimente a simples caminhada, já que os exercícios saltitantes podem tracionar as aderências e os tecidos cicatriciais, próprio da doença. O diagnóstico de endometriose foi feito em 1980, é coordenadora do programa de apoio da Associação da endometriose, e caminha 3 quilômetro por dia e corre cerca de 6, três vezes por semana. Os exercícios, num estilo de vida mais positivo, tem um impacto que atenua os sintomas.

Cafeína. A cafeína, presente no café, no chá, em certos refrigerantes, parece agravar a dor em certas mulheres, recomenda evitar.

Uso de absorventes higiênicos. Convém manter o fluxo menstrual livre e desimpedido. Os absorventes podem contribuir para as cólicas menstruais ao obstruírem a vagina como uma rolha. Usar os que não entram no canal vaginal, principalmente para quem tem vagina estreita ou pequeno orifício vaginal.

Novas posições para o coito. As mulheres com endometriose podem encontrar dificuldade durante o sexo, causada pela dor. O pênis incide contra o útero, o que pode estimular terminações nervosas. Assim, experimentar novas posições. Uma das sugeridas, que permite a penetração sem dor, é a do homem de joelho por trás da mulher, enquanto ela se posiciona sobre as mãos e os joelhos de quatro.

Uso de lubrificante natural. A lubrificação extra pode ser necessário para facilitar o coito doloroso. E as mulheres que estão com dificuldade em engravidar, problema comum na endometriose, devem usar clara de ovo em lugar de vaselina. A vaselina pode matar o esperma, não a clara de ovo. A clara pode estimular os espermatozoides em sua corrida pelo óvulo.endometro

Acupressão. A acupressão alivia a dor sem medicamentos. Quando começa a dor, há dois pontos que podem ser comprimidos. Um é no interior da perna, cerca de 5 cm acima do tornozelo. Terá encontrado o ponto certo caso se apresente sensível ou doloroso. O outro é na base dos ossos do polegar e do indicador. Pressione-o o mais que puder.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: