Scroll Top

Doenças e Tratamentos

Esquecimento 16 Forma de ajudar as pessoas

Você tem dificuldade de lembra nomes, números de telefone e datas importantes? Costuma perder o carro em estacionamento? Quando em viagem de férias tem voltar no meio do passeio para desligar os aparelhos domésticos? Esquece ás vezes a grafia de palavras comuns? Se disser sim á maioria dessas perguntas, console-se: o esquecimento tem cura

“Com recurso simples, a super memória está ao alcance da maioria das pessoas falam os médicos. Quais são esses recursos?

Lembra é relembrar. Digamos que você vai para uma competição de pergunta e resposta ai na ultima pergunta de ganhar um dinheiro ou viagem ao redor do mundo. Tudo que você fazer é lembra o nome da batalha em que Napoleão foi derrotado. Está na ponta da língua. como fazer-la sair? Procure restaurar da melhor forma possivel, a ordem do que sabe sobre determinado assunto.” Assim Napoleão poderá leva á Josefina á França, ao código Napoleônico, ás batalhas e, por fim, á Water loo. “Quanto maior número de associações você, maior a chance de encontra a via certa”esquecimento

Tire um retrato. O norte-americano médico durante a vida, perde um ano inteiro procurando objetos esquecidos. Quer ganhar um ano de vida? Dê uma boa olhada onde coloca a chave, por exemplo, sobre a mesa. “Traga as mãos juntos aos olhos, simulando uma câmera fotográfica, e aperte o botão”

Converse com você mesmo. Vá em frente não se envergonha. Crie uma imagem para lembrar do ponto de vista auditivo e visual. Se deixar o carro no final de um estacionamento, sob uma enorme figueira, não basta: “Estou deixando deixando o meu carro no final deste estacionamento, debaixo desta enorme figueira”. Diga isso em voz alta “Outra forma de reforçar a memória”,

Amarre uma fita amarela em volta da figueira. Está com medo de esquecer a figueira a figueira em que você deixou o carro? Use lembretes físicos, maneira muito eficientes de memorização”. A “fita amarela” em torno da figueira serve tanto quanto uma borrachinha no punho, para lembrá-lo de comprar tecidos, um relógio de pulso no braço “errado”, para lembra-lo do aniversário hoje da tia Berta, e qualquer outra coisa que imaginar.

Fazer listas. Onde quer que seja, e sempre que possível, escreva numa folha de papel o que precisas lembrar. “Nossa memória tem capacidade limitada não há muito espaço disponível, fazendo listas, você pode não só facilitar a memorização do que escreveu, mas liberar a mente para coisas mais importantes.

Classificar. quando não tiver lápis e papel a mão, terá de juntar as coisas na cabeça: assim, não faça uma lista a esmo. Se estiver a caminho do do supermercado e souber que precisa a 20 coisas, provavelmente não se lembra de todas as, a menos que agrupe em ordem lógica. pense: cinco legumes artigos de papel, três, e assim por diante.

Agrupar. É como classificar, mas a operação se faz com números. Se por exemplo você tivesse de memorizar 2,0,4,5,6,1,4,1,4, provavelmente teria dificuldade. Mas lembra (202) 456-1414 (telefone da casa Branca, em Washington) é bom mais fácil. Os números de telefone são naturalmente agrupados, assim como CPF etc. Você pode agrupá-los do jeito que quiser.

Invente uma historinha. Você precisa lembra diversas coisa e teme jamais conseguir; não há problema. Crie uma história envolvendo as coisas. Digamos que esteja a caminho do mercado para compra costeleta de porco, ameixa, leite e pão. Conte uma história em que um porco bebe leite num trigal, á sombra de uma ameixeira.

Para lembra nomes, pensar no rostos. Uma das tarefas mais difíceis de enfrentar em termos de memorização talvez seja lembra do nome das pessoas que acabamos de conhecer. O truque é mentalmente grava uma associação entre o nome e rosto. Melhor ainda encontra um traço marcante no rosto e concentra-se nele.

Associação de nomes. É sempre mais fácil lembra nomes se associar algumas coisa a eles. Se tiver de lembra do nome de alguém que tem nariz , grande ou sinal na bochecha. crie uma historinha.

Buscar pontos de referência: o contexto. As coisas que lhe acontecem há muito tempo não aconteceram isolada, afirma os médicos. Procure encontra indícios ou sinais que o ajudem a lembrar. Talvez se lembre de alguém com que andava ou namorava na época. E que costumavam ir ao cinema e viram juntos Tubarão do Spielberg.. Talvez você se lembra da época do lançamento do filme, na sua cidade, ou talvez alguém lhe dê essa informação

Fazer um esboço dos pensamentos. Muitos estudantes gravam os textos sublinhando ou destacando com lápis coloridos os mais importantes. Pode-se fazer o mesmo mentalmente. “Selecione o que for importante”, você tem menor probabilidade de esquecer o que lê.

Ler, ler, ler. Se o seu problema é esquecer palavras é porque não as usa com frequência, as pessoas precisa armazenar na memória um vocabulário enorme e mantê-lo pronto para qualquer hora. Só em inglês, há até 200.000 palavras embora caracteristicamente só usemos menos de 5 mil no dia-a-dia. Portanto você consegue encontrar a palavra certa, seu vocabulário é um pouco pobre. Qual a solução? “Ler o quanto puder” Recomenda a boa ficção, sobretudo os clássicos da língua inglesa.esqueça

Teste você mesmo. “As pessoas geralmente não sabem se são boas de memória. É muito comum: o indivíduo acha que se lembra, mas não se lembra. Você provavelmente já passou por isso durante alguma exame. Para evitar que aconteça de novo, faça um teste antes do exame. Um teste vai fazer ver se sabe ou não do assunto.

Manter a calma. O estresse e a ansiedade podem, sem sombra de duvida prejudicar o desempenho da memória. “Você precisa da consciência para lembra das coisas. A ansiedade acabar com ela”. Se você é uma pessoa esquecida talvez fosse melhor dar ferias á sua cabeça.

Drogas e medicamento. Muitos coisas potencialmente contribuem para o esquecimento, fala os médico. Nariz do esquecimento pode estar a bebida, ou certos medicamentos tipo comprimidos para emagrece, anti-hipertensivos e anti-histamínicos.

 

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: