Scroll Top

Frutas

Frutas Nutritivas que Não podem Falta Nunca

Elas são boas substitutas das sobremesas cheias de açúcar, afinal, são naturalmente doces; são práticas para carregar como lanche; podem ser consumidas em saladas, bolos e tortas; e o melhor: são muito nutritivas. As frutas podem e devem fazer parte de um cardápio saudável – mas qual é a melhor forma de consumi-las? Como qualquer alimento, o excesso é contraindicado, já que o princípio da reeducação alimentar é o equilíbrio. “A recomendação de frutas é  de duas a quatro porções diárias. Para diabéticos ou pessoas que estão com alteração no metabolismo da glicose, a quantidade recomendada é de   duas ou três porções”.comer frutas

Melhor acompanhadas! Para acertar na quantidade, fique de olho nas porções: maçã, banana, tangerina ou pêssego, por exemplo, equivalem a uma porção, assim como 10 gomos de uva, metade de um mamão papaia, uma fatia de melão ou melancia. Nos lanches da manhã ou da tarde, consuma junto com a fruta escolhida alguma opção de oleaginosa, como castanha de caju, amêndoa ou castanha-do-Pará  (bastam poucas unidades para atingir a cota diária de nutrientes provindos desses alimentos). “A gordura presente nas oleaginosas ajuda a retardar a velocidade de absorção do açúcar das frutas, principalmente (chamadas de alto índice glicêmico. ), como banana, melão, melancia, uva, caqui e manga . Quanto mais rápido a glicemia se eleva, maior é a produção de insulina”.

Açúcar natural… Mas, ainda assim, açúcar! frutas contêm frutose, um tipo de açúcar natural. “O excesso pode trazer as mesmas consequências que o consumo excessivo de açúcar comum, como formação de cáries, excesso de peso, alteração na glicemia, resistência á insulina e aumento de processos inflamatórios”. Por isso, cheque o rótulo de produtos adocicados industrializados: alguns podem ser livres do açúcar que costumamos utilizar na cozinha ( a sacarose), mas em vez disso, têm adição de frutose, que também pode ser consumida na forma de adoçante artificial. Esse é o maior problema- consumir frutose demais por achar que é um açúcar saudável, vindo das frutas. Mas diferente da frutose isolada, quando se consome a fruta imatura, ingere-se os benefícios que ela traz, como fibras, vitaminas e antioxidantes, nutrientes que ajudam a controla a absorção da frutose. Ainda assim, ter controle no consumo é importante- nada de abusar e comer a feira inteira!

Melhor no prato que no copo. Sem dúvidas, trocar o refrigerante ou aquele suco de caixinha com aditivos químicos por um suco natural sem açúcar é uma ótima opção. Mas prefira sempre consumir a fruta in natura e, para os líquidos, água pura é a melhor escolha, “Os sucos são muito concentrados por usamos mais de uma porção de frutas por copo. Dessa forma, se o consumo de suco for frequente, ao longo do dia o consumo de frutose também será elevado”, Que indica, para quem gosta muito da bebida, a ingestão apenas uma vez por dia. “Procure incluir alimentos funcionais como gengibre, hortelã, couve, sementes, biomassa de banana verde, canela, entre outros”.delicia

Quer ganhar ainda mais vantagens? Então consuma cada fruta na sua época certa! “Além de mais saudáveis, os alimentos da época têm mais sabor e custam mais barato. Eles se desenvolvem no  tempo certo, sem necessidade de permanecer na estufa ou utilizar aditivos químicos”.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: