Scroll Top

Doenças e Tratamentos

Gases intestinais- o que é causas e tratamentos naturais

Gases intestinais. Excesso de ar, no aparelho digestivo. Esse acúmulo de gás pode resultar da deglutição de ar ou de processos fermentativos associados á má digestão. Ás vezes, o acúmulo de gazes é tão grande que provoca distensão e dor abdominal, simulando mesmo problemas respiratórios e cardíacos. O excesso de gazes produz mal-estar, dores, cólicas, indisposição, irritabilidade e tonteira.gases

Causas:

Uso de alimentos impróprios, excesso de comida, ansiedade, má combinação entre alimentos, certos distúrbios digestivos, parasitoses e má mastigação são as principais causas de flatulência.

Para certas pessoas, o leite e os derivados são particularmente contra-indicados. Fermentam e produzem gases. Para outras, as leguminosas são verdadeiro terror digestivo: feijão, ervilha, amendoim etc. O estresse, que afeta a tranquilidade  até na hora de comer, é fator de flatulência. O uso de líquidos com as refeições é a causa ativa de formação de gazes. Outros  vilões são o açúcar e as gorduras.

Sugestões naturais:

Hortaliças: “Água de alho”. Amassar 2 dentes de alho e deixa-los de molho em um copo de água durante 6 horas. Coar, e tomar 3 vezes ao dia. Ou tomar uma cápsula de óleo de alho, 2 vezes ao dia.

Cenoura, pimentão, espinafre: Tomar um copo de suco de cenoura, pimentão e espinafre (quantidade iguais de cada hortaliça), 3 vezes ao dia.

Salsa:  Fazer o chá da raiz da salsa. Dose: três colheres, das de sopa, das folhas picada para um litro de água, 3 xícaras por dia.gases-gasese

Frutas:

Abacate: O chá das folhas do abacateiro combate gases intestinais e eructações (arrotos). Dose: três colheres, das de sopa, das folhas picadas para um litro de água, 3 xícaras ao dia.

Mamão: Recomenda-se usar mamão maduro em abundância, e fazer, esporadicamente, refeições exclusivas dessas fruta.  Mastigar umas 10 ou 15 sementes de mamão por dia, depois de cada refeição. Ou, depois de secas, moer as sementes, preparar um chá com o pó, filtrar, e tomar meia xícara após as refeições, morno.

Plantas:

Fazer o chá de mil-em-roma (mil folhas). Dose: três colheres, das de sopa, da planta picada para um litro de água, de duas a três xícaras ao dia.

Chá de alfavaca. Dose: três colheres, das de sopa, da planta picada para um litro de água, de duas a três xícaras ao dia.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: