Scroll Top

Doenças e Tratamentos

Glaucoma – o que é, Causas e Tratamentos Naturais

Glaucoma é um grupo de doenças oculares caracterizado por elevação da pressão do globo ocular, alterações do fundo do olho de defeitos visuais. Trata-se de doenças consideradas pela medicina oficial, na melhor das hipóteses, apenas controlável. Em muitos casos, porém, é razoavelmente controlável. Como há múltiplas maneiras de se manifestar e se desenvolver, pode, nalguns casos, evoluir benignamente. Há, porém, desdobramentos graves, a ponto de produzir cegueira ruptura do olho.

Causas:

Ainda não se sabe por que isso acontece. Alguns tipos de glaucoma se instalam depois de uma infecção do olho (glaucoma secundário). Muitos deles, porém, não tem causa aparente (glaucoma primário). Há possíveis causas hereditárias. Alguns especialista atribuem o glaucoma a causas psicossomáticas. A tensão emocional não só favorece seu aparecimento como agrava as crises. Os que sofrem de miopia parecem menos sujeitos ao glaucoma que os portadores de hipermetropia.

Estudos relacionam o glaucoma com pertubações hormonais, diabetes melito, hipoglicemia, disfunções da hipófise, arteriosclerose, certas neuropatias, sinusite, vertigens, alergia. Certas drogas aumentariam o risco de aparecimento do glaucoma. Entre elas, os antiespasmódicos e os esteroides (cortisona).

Sugestões naturais: Hortaliças

Cenoura –– recomenda-se o largo uso de cenouras, uma vez que elas são muito ricas em caroteno, substância que no organismo se transforma em vitamina A, a “vitamina protetora da vista”. Tomar um copo de suco de cenoura ao dia.

Nabo Tomar um copo de suco de nabo comprido ao dia.

Salsão — Tomar um copo de suco de salsão ao dia.

Frutas

Acerola– Tomar um copo de acerola ao dia.

Limão — “Cura de limão”. Começar com um limão; um no primeiro dia, dois no segundo dia, três no terceiro dia, e assim por diante, até 10; depois diminuir a dose pela mesma escala. Assim, em 20 dias, faz-se a chamada “cura de limão”. Diluir os limões em água e tomar ao longo do dia. Indica-se tradicionalmente aplicar uma compressa de maçã ralada sobre os olhos.

Plantas: Chá de chapéu-de-couro e tanchagem misturados. Dose: meia colher, das de sopa, das planas picadas para um copo de água. Tomar durante o dia.couma

Terapia do relaxamento:

Exercícios físicos moderados, respiração profunda, massagem e relaxamento psicofísico são muito úteis no tratamento do glaucoma, já que essa doença exibe relação com o estresse e com a hipertensão, mais ou menos intensa. Separe tempo para lazer. Evite as tenções. Contemple demoradamente o verde. Afirmam estudiosos que a luz verde é particularmente benéfica para os olhos.

Banhos e compressas:

Para aliviar as dores, aplicar uma bolsa de gelo ao lado da cabeça, nas têmporas. Ao mesmo tempo, mergulhar os pés num balde com água quente.  Depois de 15 minutos, fazer fricção com água fria nas pernas. Evitar assistir TV ou ficar diante de monitor de vídeo ou computador por muito tempo, principalmente no escuro. Corrigir o estilo de vida e adotar dieta saudável com certeza melhorarão o prognóstico.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: