Scroll Top

Doenças e Tratamentos

Menopausa – O que é, Causas e Tratamentos Naturais

Menopausa. Aos 41 anos, Judite já não se sentia a mesma. A menstruação começava a escassear e a vir de modo irregular. Estranhos sintomas, como ondas de calor, que produzia abundante suor, mesmo nos dias frios, vinha não raro em hora e locais impróprio, produzindo constrangimento. Habitualmente compreensiva e tolerante, agora experimentava mudanças súbitas de humor, irritando-se por motivos fúteis. E para rematar, um crescente desinteresse sexual tornou-se fonte de conflitos no relacionamento com o esposo. Não suportando mais a situação, Judite foi ao ginecologista, que confirmou sua suspeita: menopausa.

Que é menopausa? Como se manifesta?menopausa

Menopausa é a cessação fisiológica das menstruações, que acontece normalmente entre os 40 e os 50 anos. Há casos em que acontece antes ou depois. O estilo de vida da mulher moderna desequilibra profundamente sua função reprodutiva. Pesam aí a má alimentação, o uso de hormônios ante-concepcionais, o estresse emocional, o uso e abuso de drogas legais e ilegais.

Os naturopatas entendem que, em condições absolutamente naturais(o que é raro), os distúrbios do climatério, como ondas de calor, ressecamento da vagina, pele desidratada, irritabilidade etc., não deveriam ser tão intenso.

Sugestões naturais:

A medicina convencional prescreve hormônios sintéticos estrogênicos (a famosa reposição hormonal).

A medicina natural prescreve mudanças do estilo de vida: alimentação natural e saudável, desintoxicação periódica, exercícios físicos moderados, fitoterapia, hidroterapia e geoterapia. Há risco de câncer relacionado ao tratamento com hormônios.

Como deve ser a alimentação?

Cortar o fumo e as bebidas alcoólicas. Evitem-se especialmente as carnes, que contêm hormônios sintéticos inescrupulosamente usados na engorda do gado. Moderação com os laticínios. Cortar açúcar, guloseimas, massas refinadas, lanches rápidos, frituras, refrigerantes, molho etc. Comer com regularidades, ás refeições, mastigando completamente cada bocado. Preferir vegetais frescos, amêndoas e cereais integrais.

Hortaliças: Cenoura e salsão– Tomar diariamente um copo de suco de cenoura com salsão, uma hora antes do almoço.

Frutas:

Woman with headache

Melão, mamão e laranja– Substituir uma refeição diária por melão, exclusivamente, de preferência o desjejum, durante 15 dias; depois, durante uma semana, mamão; na outra semana, laranja. Repete-se o tratamento da primeira quinzena. Assim, alternar sucessivamente.

Plantas:

Recomendam-se plantas como camomila, agoniada, alfazema, folhas de nabo comprido, sálvia, manjericão. A dose usual é derramar meio litro de água fervente sobre uma colher,das de sopa, da planta ou da mistura das plantas, e tomar duas ou três xícaras diárias. A exceção é a alfazema: só meia colher, das de café, de alfazema para meio litro de água. Escolher duas dessas plantas e tomar, juntas, por uma semana.

Descansar uns 3 dias, escolher outra dupla, e assim por diante. Na escolha de uma dupla, convém incluir sempre um chá calmante. Por exemplo: camomila com agoniada.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: