Scroll Top

Dicas de Saúde

Mudanças de Hábitos para Vida Melhorar

Evite o discurso negativo e aposte em um estilo de vida saudável para barrar doenças reumáticas

O reumatismo é um nome Genérico para um conjunto de doenças e cada diagnóstico tem sua particularidade. Mesmo apresentado uma variedade de distúrbios, todos eles têm um ponto em comum: hábitos saudáveis podem amenizar os sintomas- e, em alguns casos, até evitar a doença! E se você acha difícil combinação de atitude e motivação e o cérebro dá conta do resto. O órgão é aplástico, ou seja, capaz de molar-se á realidade presente., o tempo necessário para transformar uma mudança em um novo hábito, automático e com menos esforço, é de aproximadamente 66 dias. Então, basta encarar as primeiras semanas e logo o corpo e a mente se acostumam com a ideia. Vamos começar a riscá-los já do seu dia a dia?

Cigarro. A organização mundial da saúde (OMS) considera o tabagismo a maior causa de morte evitável, sendo cerca de 5 milhões de vítimas por ano. As consequências do hábito são: câncer, bronquite e envelhecimento precoce. Quando o assunto é doença reumática, ele ainda está presente tanto para deflagrar quanto para piorar os sintomas de alguns tipos. É o que considera o estudo de nome “As consequências de fumar para a saúde- 50 anos de progresso” e desenvolvidos nos Estados Unidos. Nele, o tabagismo foi apontado como influenciador do processo inflamatório da artrite reumatoide. A razão disso é que o cigarro prejudica a função imunológica, além de inibir a ação dos medicamentos indicados para os pacientes.ciga

Sedentarismo. Acostumar-se ao sofá é prejudicial a saúde, ainda mais se você possui alguma doença reumática. Isso porque essa posição agrava as dores e outros sintomas, uma vez que pode gerar um acúmulo de líquido no interior de uma articulação inflamada, por exemplo, e não trazer alívio ao problema. O contrário, no entanto, é benéfico. Quem abandona o sedentarismo ganha, logo nos primeiros 21 minutos de exercício, a serotonina e dopamina, substâncias que protegem contra a dor e ainda proporcionam sensação de bem-estar.

Excessos alimentares. A obesidade é, de fato, uma doença capaz de favorecer o desenvolvimento de problemas como diabetes, colesterol alto e hipertensão, mas é somente quem está acima do peso que deve se preocupar. Acúmulo de gorduras na região abdominal, consumo regular de alimentos calóricos, excesso de industrializados e gorduras saturadas no dia a dia, mesmo que não estejam á mostra na balança, apontam nos exames um estado inflamatório crônico que também favorecem a evolução das doenças reumáticas. Assim, é importante não só evitar excessos, mas trocar pelo equilíbrio entre refeições e melhores escolhas alimenares.

Mais pessoas, mais apoio. Quando você possui uma rede de amigo e familiares que ajudam na mudança de hábitos, a atividade torna-se prazerosa. Por isso, a dica é buscar companhia ou, ainda, filiar-se a grupos que realizam atividades em conjunto.hábitos

Sentimentos negativos. A depressão é uma doença que pode acompanhar quem possui dores crônicas. “Essas dores esgotam os níveis de endorfina e fazem com que o indivíduo entre em processo de depressão”.Daí surgiu a importância de eliminar a negatividade e cultivar o hábito de despertar todos os dias com boas emoções. “Pesamentos negativos geram sentimento ruim por muito tempo pode baixar a imunidade, predispondo a pessoa a processos infecciosos”, a qualquer sinal de tristeza, ansiedade, e estresse, não hesite em procurar auxílio profissional. “Neste caso, o auxílio de um terapeuta é de grande valia e poderá ajuntar o indivíduo a caminhar para uma vida mais feliz e harmoniosa”

1, 2, 3 e já!

Algumas mudanças para colocar no papel:

. não fique parado. Atividade física desperta o corpo e aumenta a sensação e bem estar.

. Faça boas escolhas alimentares e aumente sua imunidade.

.Procure o autoconhecimento. Isso colabora para que a percepção sobre o mundo e os seus acontecimentos seja aprimorada, o que diminui os riscos de desenvolver distúrbios psicológicos.

. Ter uma boa noite de sono faz com  que o metabolismo funcione corretamente, além de prevenir o aparecimento de doenças reumáticas e até depressão.

. Persista e comemore a cada mudança de hábito, uma vez que eles correspondem a novas possibilidades, autoconhecimento e evolução pessoal.

.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: