Scroll Top

Frutas

O Benefício da Amora para Saúde

A amora são frutos formados pela agregação de vários frutos menores denominados quadruplete, sendo encontrada em regiões da Europa, Ásia, América do Norte e do Sul.

Desde à muito que têm sido estudados pelos especialistas os vários benefícios desta fruta, sendo conhecida como tendo uma ação refrescante, anti-inflamatória, emoliente e antibacteriana. Além de poder ser usada no tratamento do acne e erupções cutâneas, a amora tem uma ação antioxidante devido a presença do ácido elágico e também é rico em cálcio sendo muito usado para tratamento da osteoporose. Contudo, nos dias de hoje, o principal benefício da amora está na regulação dos hormônios. Desta forma, além de poder tratar a irritação, ansiedade, nervosismo, memória fraca, dores musculares e nas articulações, atua com grande eficácia nos sintomas da menopausa.

A sua Farmácia Eficácia tem agora um novo produto, consistindo este em 120 cápsulas de amora, onde pode encontrar todos os benefícios desta fruta.

Tem as seguintes indicações:

  • Melhora os sintomas da menopausa.
  • Melhora a qualidade do seu sono.
  • Trata o reumatismo, gota e artrite.
  • Trata a osteoporose.
  • É hipoglicemiante, antidiarrérica e cicatrizante.
  • Trata da ansiedade e irritação, incluindo suores frios.

Deverá tomar 1 cápsula, 2 vezes ao dia ou conforme a orientação de um profissional habilitado.

Esclareça todas as suas dúvidas com as nossas profissionais e adquira já este produto na sua Farmácia Especializada, bastando para isso se dirigir às nossas lojas, ou acessar, facilmente, o produto em Hidratante para áreas ressecadas Amora 25 mg – 120 cáps. – Combate os Sintomas da Menopausa.

Espécies e estrutura da Amora.

Existem muitas espécies e gêneros de amora espalhados em todo o mundo, mas a mais comum para o nosso país é a amora-vermelha, sendo uma planta nativa do Brasil.

Independente da espécie, a amora costuma apresentar uma coloração esbranquiçada ou avermelhada no período de desenvolvimento, até que atinge uma coloração muito roxa quando maduro. Possui sabor doce e suavemente ácido e textura enrugada e bem macia.

Composição da Amoeira.

O que chamamos de fruto da amoreira na verdade se trata de uma composição agregada de vários frutos, sendo nomeados como mini-drupas ou quadrupletes, já que no interior de cada bolinha que compõe o que reconhecemos como fruto em verdade há uma pequena semente.amora

Sobre a amoreira, pode variar bastante de tamanho, mas costuma ser uma árvore bastante grande e imponente e que apresenta menor quantidade de folhas, sendo estas grandes e em muitos casos com uma textura fosca e que parece coberta por pequenos pelos.

Curiosidade sobre as amoras.

Um fato curioso é que para que as amoreiras consigam reproduzir o fruto de amora, é preciso uma combinação entre um período de frio (abaixo dos 7ºC) nas estações frias, enquanto que nas estações quentes ela exige calor abundante, viabilizando o processo de brotação, floração e posterior produtividade. Tudo isso fez com que o fruto de amora só conseguisse se desenvolver em locais de estações bem definidas, como a região sul do Brasil.

Propriedades e benefícios da amora

A amora é rica em vitaminas A, B e C, além de possuir outros nutrientes como o ácido cítrico, cálcio, magnésio, potássio, manganês, fósforo, ferro e fibras.

As antocianinas são alguns dos fitoquímicos encontrados na amora e são antioxidantes, atuando no combate ao envelhecimento precoce e na prevenção de doenças, além de colaborar contra a oxidação do LDL e evitar a formação de placas nos vasos sanguíneos. Esta fruta também é excelente para quem deseja perder peso, pois possui baixo teor calórico: 100 gramas de amora contêm apenas 52 calorias. Devido às suas propriedades, a amora proporciona muitos benefícios à nossa saúde, dentre os quais podemos destacar os seguintes:

  • Auxilia no processo de digestão;
  • Previne infecção urinária e pulmonar;
  • A pectina encontrada nesta fruta age no sistema cardiovascular;
  • Reduz o risco de úlcera e câncer no estômago;
  • A amora é indicada para reumatismos, artrite e osteoporose.

Benefícios da Amora para nossa saúde!

Estudos científicos mostram que o consumo de amora tem apresentado potenciais efeitos na saúde contra envelhecimento, câncer, doenças neurológicas, inflamações, diabetes e infecções bacterianas.

Amora contêm poucas calorias, apenas 43 kcal por 100g do fruto. O fruto ainda contêm fito nutrientes compostos, como polifenóis antioxidantes, pigmentos minerais e vitaminas que são essenciais para uma ótima saúde. As amoras têm valores significativamente elevados de fitoquímicos fenólicos e flavonoides chamados antocianinas.

A polpa da amora contém resveratrol, outro antioxidante flavonoide polifenol. O resveratrol protege contra o risco de acidente vascular cerebral, alterando os mecanismos moleculares nos vasos sanguíneos e reduzindo sua suscetibilidade a danos por diminuição da atividade da angiotensina – um hormônio sistêmico que causa constrição dos vasos sanguíneos, elevando a pressão arterial e o aumento da produção do hormônio vasodilatador, o óxido nítrico.

Além disso, a polpa da amora é uma excelente fonte de vitamina C com 36,4 mg por 100g e cerca de 61% de RDI, um poderoso antioxidante natural. O consumo de alimentos ricos em vitamina C ajudam o corpo a desenvolver resistência contra agentes infecciosos e inflamações, além de varrer os radicais livres nocivos.

A amora também contém pequenas quantidades de vitamina A e vitamina E. O consumo fornece outro grupo de promotores de saúde dos flavonoides antioxidantes polifenólicos, como luteína, zeaxantina, betacaroteno e a caroteno em pequenas quantidades, mas notavelmente significativo. Em conjunto, estes compostos eliminam os radicais livres e espécies reativas de oxigênio que atuam em processos de envelhecimento e de várias doenças. A zeaxantina, é um carotenoide importante na dieta seletiva, concentrado na mácula lútea da retina, onde proporciona funções antioxidantes e protege a retina dos raios ultravioletas nocivos.

O fruto de amora é  uma excelente fonte de ferro, característica rara entre as bagas por conter 1,85 mg por 100g – cerca de 23% de RDI. O ferro, componente da hemoglobina no interior das células vermelhas, determina a capacidade de transporte de oxigênio do sangue. A amora também é boa fonte de minerais como potássio, manganês e magnésio. O potássio é um componente importante dos fluidos das células e do corpo, que ajuda a controlar a frequência cardíaca e da pressão sanguínea. O manganês é usado pelo corpo como um cofator para a enzima antioxidante superóxido sudismase.

A amora é rica em vitamina K e vitaminas do complexo B. Contém boas quantidades de vitamina B-6, niacina, riboflavina e ácido fólico. Essas vitaminas funcionam como cofatora e ajudam o corpo no metabolismo dos carboidratos.amora-amora

Além dos benefícios anteriormente listados, a amora traz benefícios para quem deseja emagrecer, pois o chá de suas folhas possui propriedade diurética, desinchando o corpo e ajudando a regular o intestino. O chá de amora com chá verde, aliado a uma dieta saudável de redução de peso, ajuda a diminuir o apetite e a acelerar o metabolismo, especialmente se for bebido morno.

Confira a receita do chá:

 Ingredientes:

– 1 colher de chá de folhas secas de amora;
– 1 colher de chá de folhas secas de chá verde;
– 1 xícara de água.

Modo de preparo:

Após ferver a água, junte as folhas de amora e as de chá de verde e deixe repousando por 10 minutos. Para emagrecer, a sugestão de consumo é tomar uma xícara deste chá antes das principais refeições, por duas ou três semanas

 

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: