Scroll Top

dicas

O benefício da Beterraba Diminuir a Pressão

A beterraba é uma raiz que possui sabor adocicado e é rica em fibras, carboidratos, fonte de ferro, cobre, magnésio, manganês, cálcio, potássio, nitratos, vitamina A, vitamina C, vitamina E, vitamina K, antioxidantes importantes como carotenoides e licopeno. O pigmento que dá a beterraba sua cor roxo-avermelhado é a betacianina, e é um poderoso agente de combate ao câncer, principalmente contra câncer de cólon, de acordo com diversos estudos. Os glóbulos sanguíneos absorvem a betacianina e podem aumentar a capacidade de transporte de oxigênio em até 400%. Possui também um fito nutriente chamado proantocianidinas que é anticancerígeno.

As beterrabas são excelentes fontes de vitaminas do complexo B, tais como B1, B2, B5, B6 e B9. Esta última, chamada também de ácido fólico, é importantíssima para a mulher grávida para o desenvolvimento normal da coluna vertebral da criança.

E o suco de beterraba é muito alcalino que o torna eficaz no tratamento da acidose. Beber regularmente o suco pode ajudar a aliviar a constipação.

Essa raiz também é rica em fito esteróis, que são substâncias vegetais não produzidas pelo organismo humano. A fibra de beterraba vermelha promove a redução do colesterol em 30 a 40%.beterrbas

Além disso, a beterraba possui nitratos, substâncias que produzem no sangue um tipo um gás conhecido como óxido nítrico, que dilata os vasos sanguíneos e as artérias e reduz a pressão arterial. Por isso, um estudo britânico da Universidade Rainha Mary, em Londres, publicado no jornal Hipertensina da American Heart Association, constatou que um copo de 250 militros de suco de beterraba por dia é suficiente para diminuir em 7% a pressão arterial. Ou seja, essa raiz é aliada de quem tem hipertensão.

E o açúcar?

O açúcar da beterraba depois de pronto é quimicamente idêntico do açúcar da cana, cada um com uma composição de 100% sucrose (sacarose). O açúcar de beterraba é utilizado principalmente no norte da Europa, e o açúcar da cana de açúcar é usado pela grande maioria do mundo. Para ter uma distinção entre eles na Europa, é adicionado cerca de 1 a 3% de melaço ao açúcar de cana branco para lhe dar uma cor acastanhada.

Uma pessoa com diabetes deve ter uma alimentação bem balanceada e se estiver com a glicemia controlada pode usar a beterraba crua ou cozida na salada (1 pires dos de chá no máximo por refeição).

O suco de beterraba é um excelente remédio caseiro para pressão alta, pois é rico em nitratos que relaxam as artérias, regularizando a pressão arterial até cerca de 24 horas após a ingestão do suco.

Além disso, como o suco é capaz de regular a pressão arterial, também previne contra doenças cardiovasculares graves, como AVC ou infarto, por exemplo.

Para melhorar o tratamento da pressão alta também é importante fazer uma dieta equilibrada e praticar de atividade física regularmente.

Benefícios da beterraba

Estudo apontou que suco de beterraba pode diminuir a pressão arterial em até 7%

Essa raiz ainda é rica em vitamina A, que auxilia o bom funcionamento da visão; vitaminas do complexo B, que são importantes para o sistema imunológico – incluindo o ácido fólico, relacionado à boa formação fetal; e vitamina C, que possui ação antioxidante e atuação benéfica sobre o sistema imunológico.

De acordo com a nutricionista, apesar de ser fonte de açúcar, a beterraba não deve ser retirada da dieta dos diabéticos. “Por seu teor de glicose, deve ser adaptada dentro de um contexto de uma alimentação saudável, porque é rica em fibras que auxiliam no controle glicêmico”

Beterraba é amiga dos atletas!

Aquela concentração de nitrato, que já comentamos antes, também exerce papel importante para quem pratica esportes. “No organismo ele se transforma em óxido nítrico e pode ser um importante auxiliar na dieta de atletas, principalmente quando ingeridos sob a forma de suco, pois sua interação com os antioxidantes presentes na beterraba potencializam o aproveitamento dos nutrientes pelo músculo, tornando-se uma ótima fonte de energia”.

Como consumir

A raiz pode ser consumida in natura, ou na forma de sopas e sucos, entre outras opções. Indica a forma de preparo da bebida. “Para preparar o suco e aproveitar seus benefícios, basta bater no liquidificador uma beterraba grande descascada e picada, com o suco de quatro laranjas. Depois, é só coar e beber em seguida. O suco garante o consumo dos nutrientes da beterraba.beterrba-beterrba

Para adquirir um vegetal de qualidade, verifique se a beterraba esta isenta de rachaduras e manchas, com a cor intensa e num tamanho pequeno ou médio, esses cuidados garantem melhor preservação dos nutrientes, mais sabor e maciez.

O suco da beterraba é poderoso. Assista ao vídeo e descubra outras bebidas que podem garantir saúde e corpo em forma!

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: