Scroll Top

Frutas

O Benefício da Pitanga para Saúde

A pitanga é um fruto agridoce nativo da terra brasileira muito encontrada na região da amazonas. A árvore se chama pitangueira pode chegar até cerca de 12 m de altura, seu nome cientifico é Eugenia uniflora e é conhecida também pelo nome popular cerejeira brasileira. O significado do nome pitanga vem do tupi e significa “vermelha”.

Sua cor comum é vermelha, mas também pode ser vista na cor amarela e preta, dependendo do grau de maturação pode ser também encontrada nas cores alaranjadas ou verde.

Mesmo sendo pouco comercializada por ter pouca durabilidade, a pitanga possui muitos benefícios a saúde e é muito utilizada em fins medicinais.

A pitangueira é uma planta muito rica. Suas folhas são usadas no tratamento de pressão alta, bronquite, febre alta, problemas do estomago, reumatismo e obesidade.

As propriedades Medicinais

Possui propriedades febrífugo e adstringente, vermífuga e antirreumática.

As folhas da pitangueira possuem ação laxativa, calmante. O flavonoide presente ajuda na ação anti-inflamatória fortalecendo a imunidade.

Tem também ação antifúngica, antiviral, analgésica, antitumoral, antimicrobiana, hipotensora e diurética. Acompanha também propriedades antioxidantes por ter presentes nutrientes como fenóis, carotenoides e vitamina C.

Os Benefícios. Os benefícios envolvem o tratamento de prevenir doenças do coração e câncer, auxilia no emagrecimento por possuir poucas calorias, combate doenças inflamatórias a exemplo da artrite.

A pitanga pode trazer benefícios para diabéticos, pois causa a inibição das enzimas colaboram com a diabetes. Por conter ácido ascórbico ajuda prevenir o envelhecimento precoce.

Com uma grande quantidade de fósforo ferro, cálcio e vitaminas ajudam a prevenir doenças como osteoporose. A pitanga também é muito eficiente no controle de rugas e proliferação de acne.

Serve também para bronquites e asma, verminose, dor de garganta, combate a febre, pressão alta, ansiedade, diarreia e reumatismo. É cicatrizante e tira manchas da pele.

Benefícios das folhas de pitanga. As folhas de pitanga, por sua vez, são usadas no tratamento de febre, hipertensão e doenças estomacais; por agirem como antioxidantes, anti-inflamatórios, diuréticos e calmantes naturais. Elas também ajudam no tratamento de bronquite e reumatismo.

Como consumir pitanga?

Suco de pitangapitang

Para preparar um suco de pitanga, bata ¼ da polpa da fruta para cada 200ml de água, ou quantas unidades preferir, adicionando folhas de hortelã. Adoce com mel e beba em seguida para que as propriedades não se percam.

Chá de pitangueira. Coloque dez folhas de pitangueira bem lavadas em meio litro de água e leve ao fogo. Quando ferver, desligue. Tome ao longo do dia, quente ou frio.

Entretanto, é sempre importante consultar um médico para receber orientações sobre o tratamento adequado, especialmente pacientes com doenças crônicas, grávidas, lactantes e crianças.

Formas de utilizar. As partes medicinais utilizadas são os frutos e as folhas, pode se fazer chás, sucos, comer o fruto in natura, Têm cachaças, licor, batidas, geleias, sobremesas caseiras e em geral. É utilizado também em cosméticos em cremes, hidratantes. Bom existe uma variedade de possibilidades.

Contra indicação. O Uso em excesso, quem tem alergia as substancias. Por ser diurético pode eliminar sais minerais importantes para o organismo, isso prejudica frequência cardíaca.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: