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Dicas Para Emagrecer

O benefício da Tapioca para Emagrecer

Descubra as maravilhas que esse alimento pode fazer pela sua silhueta

Alimento tipicamente brasileiro, a tapioca era consumida pelos índios no Norte e Nordeste como alternativa á farinha de trigo, preparada sob a forma de bijus. Feita com a fécula extraída da mandioca, não é, portanto, uma novidades em terras nacionais, mas ganhou status entre os profissionais de nutrição e um espaço nos armários das mulheres que querem emagrecer com saúde.tapioca

Sob os holofotes

A tapioca caiu nas graças dos nutricionistas quando o glúten passou a ser apontado como um dos responsáveis por contribuir para o ganho de peso e para obesidade. “Tal fato deu á tapioca e a outros alimentos livres de glúten o status de ingrediente, emagrecedor”. Pesquisas apontam que a proteína encontrada na farinha de trigo, o glúten, dá a sensação de estufamento, causando inchaço abdominal, um dos piores problemas enfrentados por quem sonha com a cintura perfeita. Mas a tapioca não ganhou fama de emagrecedora á toa: trata-se de um alimento pouco calórico, que pode ser incluído facilmente na dieta por ser prática e versátil. “Uma porção tem cerca de 80Kcal, que equivale a 2 colheres de sopa e oferecem, em média, 14 gramas de carboidrato e 1,6 grama de proteína”, acrescenta a nutróloga.

Quanto comer no dia a dia

Recomenda-se consumir de 2 a 3 colheres de sopa por dia (tapioca pequena), de preferência, no café da manhã ou no lanche da tarde, já que ela é boa fonte de energia para as atividades diárias. “Seu consumo pode variar de acordo com cada pessoa, assim como os recheios”, a tapioca por si só não é garantia de emagrecimento fácil, mas sua grande vantagem é poder combiná-la com recheios e preparos que oferecem benefícios ao funcionamento  do organismo, inclusive, adaptando ás necessidades de cada individuo. Por ser fonte de carboidrato de alto índice glicêmico, ou soja, é rapidamente digerido e transformado em açúcar no sangue, acrescentar fibras e proteínas á receita ou aos recheios para controlar a sua rápida absorção pelo corpo. “Além disso, é preciso ressaltar que uma dieta não é apenas cortar calorias, mas também nutrir o organismo. Portanto, é indispensável adotar um cardápio rico em nutrientes”.

Escolha consciente

” Se a intenção é que ela seja uma aliada no emagrecimento, substitua o pão francês do café da manhã-que possui cerca de 140Kcal-por uma tapioca, mas fique atenta ao recheio!” os recheios doces como brigadeiros, chocolates e doce de leite, que são ricos em gorduras ruins e açúcar. Para turbinar a perda de peso, consuma a tapioca com queijo branco, ovos mexidos, gergelim, sementes, chia e linhaça, além de incluir fontes de gordura boa, como azeite e castanhas. Para não transformar a mocinha em , para o consumo exagerado da tapioca. ” Ela é puro carboidratos, nutriente importante para vários processos fisiológicos, mas como possui rápida absorção pelo corpo, fique de olho no consumo, pois do contrário resulta em um pico de glicose no sangue, que acarreta em um maior armazenamento de gordura”. Além disso, por ser um alimento pobre em fibras, em excesso, pode causar prisão de ventre, se não ingerir muita água.rece

Alto valor nutritivo

Por ser um carboidrato complexo de baixa caloria, pouco teor de gordura, rico em micronutrientes como cálcio, ferro e fósforo, livre de glúten, de conservantes, de gorduras trans e hidrogenada, além de possui pouquíssimo sódio, a tapioca também é fonte de nutrição. ” Seu principal nutriente é o carboidrato, mas também contém vitaminas do complexo B, ácido fólico e minerais”. Hidratar a tapioca com sucos ( couve, cenoura, beterraba, espinafre…) turbina o seu poder nutritivo e ainda torna a receita mais atrativa, especialmente para crianças, já que a massa fica colorida. já a crepioca, tapioca batida com ovo, ganha pontos nutricionais por conter as proteínas da clara, contribuindo com a sensação de saciedade, além de ajudar a recuperar os músculos após a malhação, favorecendo o ganho de massa magra.

 

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