Scroll Top

Doenças e Tratamentos

Obesidade – o que é, causa e Tratamento Natural

Não se trata apenas de inconveniente estético. A obesidade aumenta o risco de distúrbios cardiovasculares, diabete melito, problemas de coluna, articulações e vários tipos de câncer.

Causas:obes

A causa genética com tendencia a engordar, pois apresentam maior numero de células adiposas ( hiperplasia adipocitária). Se há casos na família, a hereditariedade pode facilitar o aparecimento de obesidade. A causa mais importante, porém, é o estilo de vida. Particularmente culpados são a dieta caloricamente abundante, a falta de exercícios físicos e os distúrbios emocionais.

A tendencia a engordar aumenta com a idade, pois á medida que envelhecemos, diminui a proporção de tecidos metabolicamente ativos, diminuindo assim a necessidade fisiológica de calorias. Apesar disso, as pessoas continuam comendo como antes. Deveriam, se quisessem evitar o acúmulo corporal de gorduras, diminuir a quantidade de calorias e de comida a cada decênio de vida. A causa glandular (hipotiroidismo) deve ser também levada em conta. Um programa normal de alimentação para obeso corta necessariamente guloseimas, doces, chocolates, bolos, pudins, sorvetes, salgadinhos, refrigerantes, lanches ligeiros, maioneses, frituras, alimentos gordurosas ( manteiga, abacate, coco, amendoim etc). As três grandes causas do aumento de peso via comida são, portanto: 1. Usar alimentos concentrados em calorias (mesmo que seja só um pouquinho), 2 comer fora de hora; 3. De vez em quando, fugir da dieta.

Drogas para emagrecer:

Quase todos os gordinhos já experimentaram inibidores de apetite. Mas poucos conhecem seus riscos em potencial. Primeiramente, é preciso explicar que há diferentes gerações de formulas para controlar a vontade de comer, com diferentes ações. A primeira geração de inibidores surgiu na década de 50,, as anfetaminas, ou bolinhas, que produzem, como efeitos colaterais, insônia, pressão alta, taquicardia, agitação. A segunda geração é a dos anfetamínicos, dos anos 80, derivados dos primeiros, que produzem efeitos colaterais como insônia, agitação, boca seca e taquicardia. Mas o caminho certo do emagrecimento, insistimos, não pode oferecer riscos á saúde. Os benefícios costumam revelar-se transitórios, não compensadores. gordura

Sugestões naturais:

Hortaliças: Alcachofra — Tomar usar xícara de chá de alcachofra uma hora antes do almoço.

Tomar “água de alho”. Amassar 2 dentes de alho e deixa-los de molho em um copo de água durante 6 horas. Coar, e tomar 3 vezes ao dia. Ou tomar uma cápsula de óleo de alho, 2 vezes ao dia.

Berinjela –– Tomar o suco diluído da berinjela, ou deixa-la de molho picada. Coar e tomar o liquido com o suco de 3 limões para um litro de água  3 copo ao dia.

Frutas:

limão — “Cura-de-limão”. Começa-se com um limão no primeiro dia, 2 no segundo dia,3 no terceiro dia,  e assim por diante, até 10. Depois, diminuir a dose pela mesma escala. Assim, em 20 dias, faz-se a chamada “cura-de-limão”. Diluir os limões e tomar fracionadamente ao londo do dia.

Plantas:

Chá de carqueja e cavalinha misturadas. Dose: três colheres: das de sopa, de plantas picadas para um litro de água, 4 xícaras ao dia.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: