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Os 10 Beneficios da Aveia para Saúde

Em alguns países do centro da Europa é prática tradicional recomenda ás pessoas que sofrem de nervosismo e insônia que durmam em colchões de palha de aveia.

Indicações: A aveia é o cereal mais rico em nutrientes. Contém mais do dobro de gorduras que o trigo, mais proteínas mais carboitratos. É rica em fosforo, em ferro supera a carne. Os carboidratos constituem o nutriente mais abundante da aveia. Seus carboidratos são facílmente assimilados e absolvidos com lentida, propocionando energia durante várias horas depois de ser ingeridas.aveia- aveia

Amido e os produtos de sua composição: Dextrose, maltose e glicose. Essas são substâncias muito assimiláveis que o organismo converte facilmente.

Frutose: encontra-se uma certa proporção juntamente com os carboidratos. Tem a peculiaridade de não precisar da insulina para penetrar nas células. Isso faz com que a aveia seja muito recomendável para os diabéticos.

Mucilagem: É um tipo de hidrato de carbono de consistência gelatinosa, que tem a propriedade de reter água. Constitui um tipo especial de fibra solúvel. Isso faz com que a aveia seja conveniente em casos de gastrite e colite.

Fibra vegetal: Encontra-se principalmente na película que cobre o grão e que persiste nos flocos integrais. Pode também consumir-se em forma de farelo de aveia. Seu principal componente é o beta-glucídio,um derivado solúvel da celilose. Tem efeito laxante suave, mas principalmente diminuir o nível de colesterol.

As proteínas da aveia: São abundantes e muito digestivos. Contém todos os aminoácidos, ainda que não na proporção ótima. A aveia é relativamente pobre em lisina e em treonina, enquanto tem excesso de metionina.

É muito proveitosa, pois as proteínas desses alimentos se compçetam para formar uma proteína completa.

As gorduras da aveia também são de grande valor nutritivo.

Ácidos: graxos insaturados, entre os quais se destaca o linoléico e saturado. O predominio dos insaturados tem efeito regulador sobre a sintese do colesterol.

Avenosterol: Um fitosterol, substância vegetal semelhante ao colesterol,que exerce a interessante ação de impedir a absorção do colesterol no intestino.

Lecitina: Também contém uma pequena quantidade desse fosfolipídios de grande importância para o funcionamento do sistema nervoso. A lecitina também contribui para  a baixa do colesterol no sangue.

Portanto, embora a aveia seja o cereal mais rico em gorduras, nem por isso deve ser evitado por aqueles que desejam reduzir o nivél de colesterol no sangue.

As grandes virtudes nutritivas, assm como sua boa digestão, a aveia constituem um alimento fundamental na dieta humana.

Afecções do sistema nervoso: A aveia fornece os nutrientes mais importantes para o bom funcionamento dos neurônios: Glicose, ácidos graxos, fosforo, lecitina e vitaminas B1.

Além disso, a aveia contém pequenas quantidades de um alcalóide não tóxico, averina, que tem efeito sedativo suave sobre o sistema nervoso.

Está indicando nos seguintes casos: nervosismo, fadiga, ou esgotamento mental, insônia e depressão.

Afecções digestivas: Devido á mucilagem que contém e á facil digestão, os flocos de aveia tém ação emoliente. Cozido com leite ou caldo de legumes são muito recomendavéis em casos de gastrite, úlcera gastroduodenal ou afcções intestinais. Em qualquer desses casos, a aveia pode constituir o prato principal e até único.

Doença celíaca: Essas doenças deve-se a uma intolerância á gliadina, a proteína do glúten que se encontra no trigo e em outros cereais.

Diabetes: Apesar de seu grande conteúdo de carboidratos, a aveia é muito bem tolerado por diabéticos, especialmente quando consumido em forma de flocos integrais e farelo. Faz com que os diabéticos tolerem muito melhor a glicose que se libera do amido da aveia durante a digestão.aveia

Aumento de colesterol: A composição de gorduras da aveia favorece a  baixa do colesterol. Esse efeito e potencializado pela ação do beta-glucano, substância que se encontra principalmente no farelo da aveia.

Arteriosclerose e hipertensão: Para o tratamento e prevenção recomenda-se o consumo habitual de aveia, ao menos uma vez por dia em qualquer forma de preparo.

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