Scroll Top

alimentos saudáveis diabetes dicas Dicas de Saúde gergelim semente de gergelim

Os 10 Benefícios da Semente de Gergelim para Saude

O gergelim tem o seguinte nome científico: Sesamum Indicum. O seu nome cientifico é uma das razões pela qual o gergelim seja conhecido pelo nome de sésamo. Essa é uma das diversas espécies vegetais mais antigas cultivadas pelo homem. A semente de gergelim é uma arma em combate do diabetes, tudo isso graças a sua alta quantidade de fibras, elas iram ajudar o organismo a controlar o açúcar que consumimos. Saiba mais em : Benefícios do Gergelim.

Por Que Comer Gergelim?
A ingestão regular de gergelim traz vários benefícios à saúde. Essa semente ajuda no tratamento da prisão de ventre e do colesterol, devido à grande quantidade de fibras alimentares que possui (as fibras são as partes dos vegetais que o intestino é incapaz de digerir e absorver). O gergelim também auxilia no tratamento das hemorroidas e do excesso de açúcar no sangue (diabetes) e é benéfico para melhorar a elasticidade da pele, o fortalecimento de tendões e ossos e ainda retardar o aparecimento dos cabelos brancos.

Qual é o melhor tipo de Gergelim? Entre as sementes de gergelim vamos encontrar algumas variedades, tem o gergelim preto, o branco, o descascado, o torrado e outros mais. Como essa era uma questão que sempre me instigou, eu não deixei passar e fiz a pergunta para minha nutricionista sobre qual é o melhor gergelim.gergelim

Benefícios do Gergelim
É uma planta nativa das regiões tropicais da África, Oriente Médio e Índia. O gergelim é cultivado por mais de 6.000 anos. Pessoas afirmam que o gergelim contém benefícios terapêuticos. O gergelim é conhecido popularmente pelos seguintes nomes : jerxelim, gingilim, em Portugal: matuta, ocota, gergelim, gingelim, gerzelim, jorgelim, na Espanha: sésamo, ajonjolí, aljonjolí, ajonjolé, alegria, jijirí, haholí, na França: sésame, na Inglaterra: sesame. No óleo de gergelim foram encontrados em antigos pergaminhos egípcios, no tempo dos faraós, impérios entre os rios Tigre e Eufrates, onde cultivavam comercialmente o gergelim e os orientais consideravam estas sementes quase sagradas. Gergelim umedece e age como um lubrificante do intestino, sendo assim age contra a prisão de ventre. O gergelim ajuda a tratar as hemorroidas, pois a casca da sua semente é composta por componentes que deixam a circulação sanguínea mais ativa na parede do intestino. Ele também auxilia no combate ao esgotamento dos nervos e da mente, Ajuda também a prevenir e agi contra o estresse e a perda de memória. O colesterol que consumimos pode ser facilmente controlado se o consumo do gergelim for feito de forma constante. O gergelim age combatendo a depressão nervosa, a irritação e falta de equilíbrio causado pelos nervos. A semente de gergelim irá proporcionar satisfação quando for consumir algum alimento, isso é quando ligado a alimentos que contenham carboidrato. O gergelim irá normalizar a precisão no momento da absorção dos alimentos, fazendo com que venhamos sentir saciedade em um intervalo maior de tempo.

Bom para a saúde da pele: O gergelim conta com antioxidantes capazes de retardar o envelhecimento precoce cutâneo, prevenir o aparecimento de rugas e manchas, e proteger contra o efeito nocivo dos raios solares. O zinco presente nas sementes também atua na produção de colágeno, proteína responsável pela reparação dos tecidos e na garantia de elasticidade da pele. Conclusão: você habituada a consumir as sementes de gergelim terá a pele mais jovem, brilhante e bonita.

Reduz do colesterol ruim (LDL): Se você tem o colesterol alto, o gergelim está no grupo de alimentos que deverá comer, afinal ele contém nutrientes que reduzem o LDL. Os fito esteróis da semente impedem a passagem do colesterol para o sangue. Ingerir o alimento habitualmente é uma eficiente maneira de prevenir inúmeras doenças que poderão ser fatais.

Eficiente para a perda de peso: As sementes de gergelim são indicadas para quem deseja emagrecer. Rico em fibras, o alimento demora mais tempo ser digerido pelo organismo e dessa forma, quem o consome sentirá menos fome durante o dia. Portanto, sua ingestão irá diminuir a fome compulsiva, tão nociva a quem deseja entrar em forma. O cálcio presente nas sementes também favorece a quebra de gordura, evitando o acúmulo no organismo.

Proporciona calma: O alimento tem eficácia comprovada para quem é agitado e sofre de ansiedade, pois o cálcio e magnésio atenuam os sintomas. O triptofano e a tiamina do gergelim estimulam a produção de serotonina o hormônio associado ao bem estar e humor. O gergelim é um excelente alimento para ajudar a diminuir aquela irritabilidade em dias atribulados e melhorar a qualidade do sono.

Eficientes contra a anemia: Geralmente quem sofre anemia fica indisposto, fraco e em algumas situações com tontura e enjoos. Muitas crianças têm o rendimento escolar comprometido, pois estão anêmicas e nesses casos é indicado consumir alimentos com ferro. O gergelim contém ferro e poderá ser utilizado no tratamento da anemia.

Mantém os dentes saudáveis: O óleo extraído das sementes de gergelim é excelente para os dentes, pois evita a formação de placas bacterianas.

Controla a Hipertensão: Com uma substância chamada sesamina o gergelim consegue controlar e reduzir a pressão arterial, sendo ótimo alimento para os hipertensos.

Melhora o humor: As sementes de gergelim são capazes de aliviar o estresse, melhorando o humor e agindo como um anti depressivo natural.

Regula o intestino: A grande quantidade de fibras é um dos grandes benefícios do gergelim, assim ele é capaz de deixar o intestino funcionando perfeitamente, combatendo a prisão de ventre e outros problemas como a hemorroidas.

Rico em cálcio: Quem acha que para ingerir cálcio precisa tomar leite está muito enganado, é possível encontrar o cálcio em vários outros alimentos, entre eles o gergelim. Com a presença do nutriente, um dos benefícios do gergelim é melhorar a saúde dos ossos, dentes e muito mais, influenciando até mesmo no emagrecimento.

Mais benefícios: Rico em propriedades anti-inflamatórias capazes de tratar dores nos ossos, articulações, o gergelim também reduz a pressão arterial, fator que previne o infarto e o AVC. O alimento também é indicado na prevenção da esclerose múltipla, da asma e é excelente para o desenvolvimento dos músculos. As sementes de gergelim estão no grupo dos produtos considerados “remédios naturais”. Úteis para o corpo e para a mente, elas ainda poderão ser utilizada em receitas deliciosas com outros alimentos. Que tal colocar a criatividade em prática e preparar algo saboroso?

Umedece os cinco órgãos;

  • O gergelim age como fortalecedor dos tendões e também dos ossos;
  • Age como tonificante do estômago e também do intestino;
  • Tem ação tonificante sob fígado e os rins;
  • A semente de gergelim ajuda a ter controle da obesidade, pessoas que tem o hábito de comer o gergelim
  • habitualmente terá o controle do aceleramento na armazenação das gorduras no corpo, com isso é feito o controle do peso em excesso;
  • Seus benefícios incluem benefícios clareador da visão;
  • Tem ação tônica para o corpo em geral, especialmente depois das hemorragias;
  • Previne dores lombares, de joelhos e reumatismos;
  • Evita a impotência sexual;
  • Tem ação preventiva conta o enfarto do miocárdio e a trombose arterial;
  • Previne também a queda e o branqueamento dos cabelos;

Essa semente também contribui para que os ossos se mantenham saudáveis, graças aos minerais, principalmente o cálcio, que age como fortalecedor dos nossos ossos. O gergelim tem uma função primordial para que seja feito o funcionamento do intestino de forma certa. A semente do gergelim também ajuda na hora da digestão.branco-gergelim

Dicas Importantes:

  • Uma colher de sopa de gergelim tem aproximadamente 84 kcal. Mas lembre-se que ele não provoca aumento de peso;
  • A quantidade diária sugerida é de 10 a 30 g da semente;
  • Uma boa forma para se habituar a consumir essa semente é começar comendo-a em pães e biscoitos;
  • O ideal é consumir o gergelim na sua forma natural, ou seja, cru e com casca;
  • O gergelim possui minerais essenciais, como o cálcio, o fósforo, o ferro, o magnésio, o cobre e o cromo. Possui também vitaminas do complexo B, alto teor de fibras e gorduras boas, sendo uma fonte rica de nutrientes para o organismo.

Valor nutricional do gergelim

  • Por 100 gramas
  • Valor Energético 570 kcal
  • Carboidratos 23 g
  • Proteínas 18 g
  • Gorduras totais 50 g
  • Gorduras saturadas 7 g
  • Fibra alimentar 9 g
  • Cálcio 975 mg
  • Fósforo 616 mg
  • Ferro 14 mg
  • Potássio 725 mg
  • Sódio 60 mg

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: