Scroll Top

hortaliça

OS 11 BENEFICIO DA ALCACHOFRA PARA SAÚDE


Propriedades e indicações
: A alcachofra praticamente não tem gorduras, enquanto seu conteúdo de carboidratos e proteínas é considerável. E o mais destacável de sua composição é uma série de substância que se encontram em quantidades muito pequenas, mas dotadas de significativos efeitos fisiológico, que são as seguintes:

Cinarina: Trata-se de ácido, que atua tanto nos hepatócitos (célula do figado) fazendo que essas aumentam sua produção bílis, como nas células do rins, provocando uma maior excreção de urina.

Cinarósido: Glicosídeo flavonoide derivado da luteolina, dotado de ação ante inflamatória.

Cinaropicrina: É uma substância aromática, responsável pelo sabor amargo.alcachofra-alcachofra

Ácido orgânico: Málico, láctico, cítrico, glicólico e glicérico, entre outros. Embora não se conheça bem sua ação, sabe-se que potencializam á ação da cinarina e do cinorósido.

Esteróis beta-sitosterol e estigmasterol: Na estrutura química são substância similares ao colesterol, mas de origem vegetal. Tem o interessante efeito de limitar a absorção do colesterol no intestino. A alcachofra é uma hortaliça muito digerível e bem tolerada, tanto por pessoas saudáveis quanto por enfermo. Seu componente a fazem um autêntico alimento-remédio, especialmente indicado nos seguintes casos:

Afecções do figado: A cinarina, potencializada pelos outros componentes da alcachofra, produz um intenso efeito colerético. Normalmente, o figado segrega diariamente, no entanto, após a ingestão de meio quilo de alcachofras por dia, essa quantidade pode chegar até 1.200 ml.

Afecções biliares: A cinarina também exerce, embora em menor intensidade, uma ação colagogo, e por isso seu uso é adequado em caso de dispepsia biliar provocada por colelitíase (pedra na vesícula) ou mau funcionamento da vesícula. A bílis segregada após a ingestão da alcachofra é menos densa e mais fluida, o que descongestiona o figado. Dessa forma, favorece a função desintoxicante do figado,graças á qual essa víscera neutraliza e elimina com a bílis muitas das substâncias estranhas e tóxicas que circulam pelo sangue. O gosto amargo da boca e a digestão pesada após a ingestão de alimentos gordurosos melhora sensivelmente depois de praticar uma dieta de alcachofra (meio quilo diário durante três ou quatro dias).  alcachofra

Afecções dos rins: A cinarina e as substâncias que acompanham na alcachofra produzem aumento de diurese(produção de urina), mais sobretudo da concentração de ureia na urina.

Aumento do colesterol: A alcachofra diminui a tendência do colesterol depositar-se nas paredes das artérias, endurecendo-as arteriosclerose.

Diabetes: A cinarina e as substâncias que a acompanham na alcachofra têm uma suave ação hipoglicemiante (reduz o nível de glicose no sangue).  : É um fato comprovado clinicamente que muitas dermatites (incluindo-se os eczemas e as manifestações de alergia cutânea), desaparecem ou melhoram sensivelmente aós estimular os processos desintoxicação hepático. O consumo abundante de alcachofra pode alcançar efeitos surpreendente nas afecções crônica da pele.

Para que as alcachofras escureçam devido á oxidação de seus componentes em contato com o ar, deve-se salpica-las com suco de limão.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: