Scroll Top

coentro dicas Dicas de Saúde

Os 11 Benefícios do Coentro para Glicose

O coentro (Coriandro sativum) é bastante utilizado na culinária da região Nordeste do nosso país, como um tempero essencial no preparo de pratos cozidos, apresentando um aroma e sabor mais fortes e acentuados que a salsinha. Originária do Oriente, esta planta é uma excelente fonte de ferro, magnésio, manganês e fibras dietéticas, sendo utilizado há muitos anos, na forma de chá, como um remédio natural para tratar o estômago e o intestino, auxiliando no controle da flatulência. O coentro pode ser utilizado por completo: suas folhas são um excelente tempero no preparo dos alimentos; as suas sementes, além de tempero, também podem ser utilizadas como ingrediente de chás medicinais; e raiz também pode ser usada como tempero, no entanto, só é utilizada no sudeste asiático.

As propriedades medicinais do coentro. Devido às suas propriedades diurética, adstringente, estimulante e anti-inflamatória, o chá de coentro proporciona diversos benefícios à nossa saúde, dentre os quais podemos destacar os seguintes:

  • O chá preparado com as folhas secas do coentro proporciona benefícios no tratamento da fadiga e de enxaquecas;
  • Combate a flatulência, a má digestão, a anorexia nervosa e problemas estomacais;
  • No uso externo, este chá é utilizado no combate ao reumatismo e nas dores das articulações;
  • Regula o período menstrual;
  • Também pode ser utilizado para combater enjoos, vômitos, inapetência digestiva, cólicas e gases intestinais;
  • Age no controle da diabetes;
  • As sementes do coentro também são conhecidas por reduzirem o nível de colesterol;
  • Auxilia nos casos de ansiedade, nervosismo e excesso de apetite;
  • O óleo feito a partir da semente do coentro atua no combate a dores de cabeça, inchaço, conjuntivite, reumatismo, úlceras na boca e hemorroidas.
  • O coentro destaca-se pelas suas propriedades antiespasmódicas, ou seja, ajuda a acalmar os espasmos involuntários dos órgãos internos tais como o estômago ou os intestinos. Deste modo, poderá recorrer ao coentro no caso de cólicas ou problemas de indigestão para aliviar estes movimentos e cólicas.
  • Para além disso, esta erva também é útil para combater digestões dolorosas, a prisão de ventre e transtornos digestivos no geral. E também conta com propriedades carminativas que ajudam a reduzir a acumulação de gases no trato gastrointestinal e o conseguinte inchaço que estes geram. Ao mesmo tempo é estimulante pelo que poderá tomá-lo no caso de perda de apetite para recuperar assim a vontade de comer.
  • As sementes de coentro utilizam-se em alguns locais como remédio natural para tratar a insônia e a ansiedade, uma vez que o coentro é capaz de atuar como um sedante e ansiolítico e é por isso que inclusive se utiliza na fabricação de alguns medicamentos. No entanto, no caso de estar em tratamento com pílulas para dormir, é recomendável que consulte primeiro o seu médico.
  • Outra das propriedades benéficas do coentro é o seu poder expectorante que pode se aproveitar no caso de doenças respiratórias que provocam a acumulação de mucosidade. É por isso que no caso de resfriados se pode recorrer às infusões de coentro para aliviar os incômodos.
  • O coentro conta também com vantagens antibióticas e antibacterianas, de forma que pode ser útil no tratamento de feridas. Por outro lado, também é benéfico mastigar umas folhas de coentro como remédio caseiro para combater a halitose ou o mau hálito.
  • As mulheres grávidas ou em período de amamentação deverão consultar o seu médico antes de tomar coentro, uma vez que em alguns casos poderá chegar a gerar contraindicações e, em especial, o uso do óleo de coentro.
  • Além de todas as propriedades benéficas do coentro, trata-se de uma erva muito utilizada na cozinha devido ao seu sabor e aroma. Para poder usá-la na sua forma ótima, pode ver aqui como conservar o coentro por mais tempo.

Benefícios em estudo do coentro

Ação antioxidante: Os nutrientes presentes em maior quantidade no coentro citados acima são todos considerados potentes antioxidantes. Por isso, o tempero oferece benefícios como a diminuição do risco de doenças degenerativas, doenças cardiovasculares e câncer.coento

Contribui para o controle da pressão arterial: O coentro ajuda no controle da pressão arterial porque conta com potássio. O excesso de sódio favorece o aumento da pressão arterial. Com a ingestão de boas quantidades de potássio há o equilíbrio entre os elementos. O potássio exerce um efeito positivo no tônus vascular contribuindo para a redução da pressão arterial.

Aliado da visão: A luteína e a zeaxantina, presentes no coentro, têm efeito protetor da mácula ocular, região dos olhos responsável parcialmente pela qualidade da visão. Assim, elas previnem a degeneração macular senil, doença que acomete os idosos levando à uma perda progressiva da visão.

Coentro Melhora a Digestão: As Folhas de Coentros ajuda na digestão e evita a flatulência quando tomado com Água Quente. Elas também ajuda a secreção adequada de enzimas e sucos digestivos no estômago e prevenir a anorexia. O Coentro é uma boa fonte de fibra, por isso causa um alivio com problemas gastrointestinais.

Coentro é uma Excelente Fonte de Vitaminas e Minerais: O Coentro é uma grande fonte de vitaminas e minerais essenciais. O coentro é uma boa fonte de Ferro, O Ferro ajuda com os nível de hemoglobina baixo, portanto combate a anemia. Já o Magnésio do Coentro ajuda no bom funcionamento do sistema nervoso e fortalece os ossos. Além disso, O Suco de Coentro é conhecido por ser uma boa fonte de Vitamina A, Vitamina B e Vitamina C.

Benefícios do Coentro Para Obesos e Diabéticos: Estudos Realizados com o Coentro mostrou-se que ele traz maravilhas para pessoas obesas e diabéticas. Isso ajuda na redução de gorduras e, assim, auxilia a Perda de Peso. Quando consumido fresco e cru, Coentro reduz enormemente o nível de açúcar. As Folhas de Coentro também ajudar as pessoas que sofrem de bronquite e asma.

Benefícios do coentro Para Pele: O Coentro é eficaz no alívio de condições dermatológicas. Quando misturado com Açafrão em pó ou em pasta, coentro reduz acne e proporciona proteção contra infecções eczema, secura e fúngicas. Pesquisas têm demonstrado que as Folhas de Coentro têm propriedades anti-bacterianas e anti-inflamatórias, que melhora a saúde da pele e ajuda a combater doenças como conjuntivite. Tradicionalmente, as Folhas de Coentro tomadas com água têm sido eficazes na redução de calor excessivo do corpo. Eles são também utilizados para o tratamento de quelação, isto é, a remoção de metais pesados como o mercúrio, alumínio e chumbo a partir do corpo.

Benefícios da Sementes de coentro Para Saúde: As sementes de Coentro torrado agir como uma especiaria. Elas são uma excelente fonte de colesterol bom (HDL) e diminuir o mau colesterol do corpo, devido à presença de ácido linoleico, ácido ascórbico, ácido esteárico e ácido palmítico. As Sementes de Coentro também suportam boa secreção de hormônios e impedir a desordem menstrual. Para melhores resultados, sementes de Coentros deve ser embebido durante a noite em água e, em seguida, consumida. O óleo extraído de Coentro atua como um excelente anti-séptico e deste modo, é muito útil na cura de úlceras da boca.

Desodorante Interno Natural: A grande quantidade de clorofila no coentro é uma ótima maneira de desintoxicar o corpo de dentro para fora. Liberação de toxinas do fígado, rins e aparelho digestivo ajudar a remover o excesso de bactérias do corpo que, normalmente, suar e se acumulam em suas axilas e pés. Bactérias não gostam de clorofila (devido ao alto teor de oxigênio) e, portanto, esta erva ajuda o corpo a desinfetar e cheiro grande.

Acalma a mente: Essa propriedade relaxante do coentro também o torna um ótimo tranquilizante natural, que pode ser utilizado para tratar a ansiedade e diminuir a tensão causada pelo estresse. O suco de coentro, salsão e pepino tomado no final da tarde pode ser uma boa dica para repor as vitaminas B e acalmar a mente após um longo dia.

Controla as taxas de glicose: De acordo com um estudo publicado no “Indian Journal of Experimental Biology”, o coentro ajuda a controlar as taxas de açúcar do sangue e também tem um potencial antioxidante, combatendo radicais livres. Em uma pesquisa feita com animais de laboratório diabéticos, o extrato de semente de coentro contribuiu para diminuir significativamente os níveis de açúcar e insulina na corrente sanguínea. O extrato também se mostrou capaz de restabelecer os níveis normais de antioxidantes que havia diminuindo em razão da diabetes. Lembrando que os antioxidantes contribuem para a prevenção do envelhecimento precoce e de doenças graves, entre elas o câncer.

OUTROS BENEFÍCIOS DO COENTRO:

  • O Coentro é eficaz para combate ao frio.
  • O Coentro é uma excelente fonte de vitamina K e uma boa fonte de potássio e cálcio.
  • O Coentro impede a contração involuntária dos músculos.
  • O Coentro ajuda no bom funcionamento do fígado e ajuda a prevenir o câncer e ataques epiléticos.

O coentro na cozinha: como usar e conservar? Agora que você conhece todas as propriedades que essa planta aromática tem, sem dúvidas vai querer sair correndo e comprá-la para tê-la sempre à sua disposição na cozinha. Na maioria dos casos as sementes de coentro são usadas quando estão maduras e secas. É um condimento que serve para muitos pratos, já que lhes confere sabor e aroma suave e doce.

Existem 2 tipos de coentro que podem ser usados na gastronomia:

Coentro marroquino. É o mais fácil de conseguir. As sementes são de cor castanha, têm um diâmetro de 5 mm e podem ser moídas facilmente (delas se obtém um fino pó).

Coentro indiano: O tamanho é similar ao anterior, mas o que muda é a cor. Neste caso é mais claro ou amarelado. O sabor é mais suave, costuma-se torrar antes de moer para intensificar seu aroma. As sementes, sejam moídas ou inteiras, devem ser conservadas em um frasco de vidro, longe da luz, dos insetos e da umidade. Desta forma pode-se mantê-la em bom estado durante mais tempo.

As sementes de coentro são utilizadas em uma grande quantidade de receitas para oferecer um sabor doce e leve. Algumas das opções são:

  • Produtos de padaria e confeitaria como, por exemplo, biscoitos e pães.
  • Sobremesas lácteas e compotas, porque combina com perfeição com as frutas ácidas.
  • Bala, se comida com açúcar.
  • Pratos com carne de porco ou cordeiro, para proporcionar um aroma mais intenso.
  • Ensopados de arroz ou macarrão.
  • Saladas de beterraba, couve e espinafre.
  • Embutidos como salsichas e salame, combinados com cominho.
  • Conservas.
  • Almondegas de carne (típica comida marroquina).
  • Molhos.
  • Combinação de várias especiarias (Índia).
  • Licores como, por exemplo, o Cointreau e o Benedictine.
  • Para aromatizar chocolates.
  • As folhas são usadas em sopas e saladas na Índia e no México.

Como preparar o chá de coentro?
Ingredientes:

– 1 colher de sopa de coentro;
– ½ litro de água.

Modo de preparo: Coloque a água em uma panela e leve ao fogo até que levante fervura. Em um recipiente à parte, coloque o fruto do coentro bem levado e derrame a água fervente por cima, tampe o recipiente e aguarde por cerca de 15 minutos. Coe e, se preferir, adoce com mel. Beba o chá sempre após as refeições.coentro-coentro

Contraindicações e cuidados: É necessário ter atenção com a quantidade ingerida, pois, quando tomado em excesso, o chá de coentro pode causar lesões renais.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: