Scroll Top

cogumelo dicas Dicas de Saúde planta medicinal

Os 11 Benefícios do Cogumelo para Diabetes

Quem pensava que cogumelo era prejudicial à saúde vai se surpreender com os grandes benefícios desse fungo. É claro que existem cogumelos venenosos com altos níveis de metais pesados que levam a morte, porém hoje não é nenhum segredo que cogumelos comestíveis fazem parte da culinária mundial. Diferente do que muita gente pensa os cogumelos não são plantas e sim fungos com grande valor nutricional. Suas principais propriedades são a presença mínima de gordura, sódio e colesterol. O que ajuda no tratamento e prevenção de doenças como o câncer, diabetes, anemia, entre outras.

Alto valor nutritivo: E todos os tipos têm algo em comum: possuem alto valor nutritivo, o que inclui grandes quantidades de proteínas, baixo teor de gordura, além de vitaminas e minerais que contribuem para a saúde como um todo. Devido ao fato de serem ricos em vitaminas A e C, D, betacaroteno, compostos fenólicos, terpenos, entre outras substâncias que apresentam efeitos antioxidantes, consumir alguns tipos de cogumelos pode ser uma ótima opção no combate aos radicais livres, “implica positivamente em várias doenças como o câncer, a artrite reumatoide, a cirrose, a arteriosclerose, bem como processos degenerativos associados ao envelhecimento”. Um estudo que revisou várias pesquisas sobre este alimento, publicado pelo Journal of Functional Foods, mostrou que cogumelos são geralmente bem tolerados, com pouca ou nenhuma manifestação de efeitos colaterais. Segundo a pesquisa, a ação sobre os tumores decorrem da presença de polissacarídeos que estimulam a morte de células relacionadas à doença.  “Isso acontece porque o alimento é rico em betaglucanas, substância que estimula o sistema imunológico, especialmente células chamadas de natural Killers, que destroem as células cancerígenas”. O cogumelo-do-sol é a espécie que mais apresenta esse poder. Entretanto, o champignon e o shiitake têm sido consideradas ótimas opções contra a doença.cogumelo

Os tipos em destaque: Outras espécies também têm seu destaque e são mais populares. Estamos falando do champignon de Paris, encontrado em todas as feiras livres e supermercados, o portelo, o cogumelo-do-sol, o shiitake, o hiratake, cogumelo-rei e cogumelo salmão. “Algumas espécies contam com ação antimicrobiana (ajuda a combater micro-organismos prejudicais à saúde)”. Cogumelos como o shiitake, por exemplo, também são ricos em ácido fólico, substância que, quando em falta no organismo, pode favorecer o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e até mesmo desordens mentais, como a doença de Alzheimer. Outro ponto positivo é o fato de o fungo apresentar alto valor de proteínas, “de 19% a 35%, incluindo todos os aminoácidos essenciais”. Porém, apesar disso, o alimento não deve ser visto como um substituto da carne vermelha, como grande parte dos vegetarianos e veganos pensam. “Os cogumelos devem compor a dieta incrementando o aporte proteico, mas não substituí-la por si só. Isto porque a carne vermelha conta com quantidades consideravelmente maiores deste nutriente”

Vamos conhecer agora 10 benefícios de cogumelo para saúde:

 Grande fonte de vitamina D: Cogumelo é única fonte de vitamina D! Isso é um grande benefício já que nós produzimos vitamina D somente quando tomamos sol, algo que também ocorre nos cogumelos. Mas vamos ver alguns dos benefícios dessa vitamina, são eles:

  • Controle dos hormônios
  • Perda de peso
  • Aumento do ganho muscular
  • Aumento da imunidade
  • É bom para os ossos

Protege do câncer: Superalimento – é como muitos descreveriam o cogumelo e não é para menos. Observe como ele atua nos tumores cancerígenos: Seu alto poder antioxidante é capaz de prevenir e auxiliar o tratamento do câncer, por expulsar as células tumorais do corpo; O mineral selênio atua com a enzima hepática fazendo a desintoxicação de agentes causadores de câncer e previne contra inflamações; Vitamina D diminui o crescimento das células cancerosas; O folato repara o DNA impedindo a formação de tumores provocados por genética; O ácido linoléico e fibra de beta-glucanas previne contra câncer de próstata e mama.

 Previne a diabetes: O cogumelo é um alimento liberado para quem sofre de diabetes. Vamos ver o por que? O cogumelo possui um tipo de enzima que quebra as moléculas de açúcar, também naturalmente ele possui insulina e contém fibras. Estudos comprovam que as fibras diminuem os níveis de glicose, ideal para diabéticos tipo 1. Já para a diabetes tipo 2 esse fungo melhora não só os níveis de glicose mas também a gordura no sangue e os níveis de insulina

Cogumelos não contém glúten: Diante dessa revolução na alimentação, onde todo mundo quer ser fitness, a procura por alimentos sem glúten se tornou grande. A boa notícia é que os cogumelos são totalmente desprovidos de glúten. É claro que essa característica também faz a alegria dos intolerantes ao glúten que geralmente não tem muitas opções de alimentos.

Melhora a saúde do coração: Foi mostrado acima que o cogumelo contém fibras e vitaminas, mas outra propriedade marcante é a presença de potássio, todos esses fatores combinados melhoram a saúde do coração. Falando do potássio, ele age como um vasodilatador natural, ou seja, aumenta a espessura dos vasos sanguíneos e diminui a pressão arterial. Um segundo ponto é o fato do potássio equilibrar o sódio no sangue, que como você sabe é um dos maiores causadores de pressão alta. Vale lembrar também que o potássio estimula as atividades neurais, pois aumenta o fluxo sanguíneo e oxigênio que são levados ao cérebro.

Aumenta a imunidade: O sistema imune é a proteção do corpo contra doenças, então se a imunidade estiver baixa você fica vulnerável. O cogumelo entra nessa história toda como estimulante na produção de células brancas ou protetoras. Como isso é possível? Esse fungo é o único alimento que contém ergotioneína um antioxidante, capaz de eliminar radicais livres. Esse antioxidante possui enxofre, algo que muitas pessoas não produzem. Isso por sua vez melhora a saúde imunológica. Cogumelos são antibióticos naturais isso faz com que bactérias, micróbios e fungos não cresçam no nosso organismo. Aliás, sabia que é do cogumelo que é extraído a penicilina- substância usada para combater infecções.

Combate a anemia: O cogumelo contém ferro o que irá combater a anemia. Note que anemia é uma condição que afeta grande parte da população, basicamente isso se deve a falta de ferro no sangue. Por isso, surgem manchas no rosto fadiga e dores de cabeça. É interessante que o cogumelo pode provocar a absorção de 90% do valor nutritivo do ferro no organismo, o que aumenta a produção das células vermelhas no sangue.

Fortalece os ossos: Para ajudar na saúde dos ossos, o cálcio é essencial e adivinhem o cogumelo é uma grande fonte desse mineral. Basicamente, comer pequenas porções de cogumelo por dia supre a quantidade necessária de cálcio que o corpo precisa. Futuramente as chances de adquirir osteoporose ou degeneração óssea serão mínimas.

 Regula os níveis de colesterol: O cogumelo regula os níveis de colesterol, isso se deve a falta de gordura ou lipídeos. Podemos dizer assim que esse fungo é a chamada proteína magra o que provoca a queima de gordura. A fibra também diminui o nível de colesterol ruim, ajudando a aumentar o HDL ou colesterol bom.

 Provoca a perda de peso: Para quem pensava que só frutas possuem fibras está enganado, pois o cogumelo também tem e é essa propriedade que provoca a perda de peso. Há 2 tipos de frutas presentes nesse fungo são elas a beta-glucanas citada acima e a quitina. Elas são responsáveis por aumentar a sensação de saciedade, isso diminui a vontade de comer e consequentemente provoca a perda de peso se associada com atividades físicas.cogumelo-cogumelo

Não engordam: Podemos mesmo afirmar que os cogumelos (das espécies comestíveis) são imprescindíveis em qualquer dieta saudável que se preze. Se quer perder peso e livrar-se de alguns quilinhos a mais, então os cogumelos são uma excelente opção já que são compostos em 90% por água. Por essa razão têm muito poucas calorias, ou seja o seu valor calórico é extremamente baixo. No entanto e apesar do seu pequeno tamanho, os cogumelos têm imensos benefícios, nomeadamente vitaminas B, C e D, cálcio, potássio, magnésio e fósforo. São vitaminas e minerais que o nosso corpo precisa para garantir a boa saúde dos ossos, a manutenção das células e até mesmo o desenvolvimento do cérebro.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: