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Os 12 Benefício da Batata para Saúde

Foram necessários passar mais de duzentos anos para que as humildes batatas demonstrasse que são capazes de acalmar a fome dos povos. Foi precisamente nos anos que procederam a Revolução Francesa que disseminou  o consumo desse tubérculo.

A parti de então, a batata conquistou seu lugar  na mesa dos Europeus, e, por extensão, na de todos os habitantes do mundo. A batata é atualmente a hortaliça mais cultivada em todo o planeta.

Humildes, depreciadas e baratas mais sempre saborosas e saudáveis; as batatas hoje são insubstituíveis na alimentação humana.

Propriedades e indicações: A batata é alimento bastante completo, que aporta principalmente carboidratos e proteínas de muita qualidade. É deficitária apenas nos seguintes nutrientes: gorduras, provitamina A, vitamina E, cálcio  e vitamina B12.

Carboidratos: Dos quais  a maior parte são de amido. Os restante são formados por glicose, frutose e sacarose. O amido ou fécula de batata é de fácil digestão e não produz flatulências.

Proteínas: A batata é uma boa fonte de proteínas, ainda que do ponto de vista estritamente quantitativo possa parecer modesta. São de alto valor biológico, ou seja, aporta todos os aminoácidos que nosso organismo necessita e, em uma proporção adequada, para favorecer o crescimento.

Vitaminas: As batatas são boa fonte de vitamina C, ainda que durante o processo  de cocção se perca uma ponte dessa vitamina.

Cozidas ao vapor e como menos perde vitamina C, e fritas é como perde mais.

Minerais: As batatas destacam-se por sua riqueza em potássio e baixo conteúdo de sódio, o que as faz muito recomendáveis em caso de hipertensão arterial e de afecções cardiovasculares.

Fibra vegetal: As batatas contém 1,6% de fibra vegetal de tipo solúvel. Duas batatas de tamanho médio contém quase a quinta parte das necessidades diárias de fibra vegetal.

Afecções do estômago: Diz-se que a batata é a melhor amiga do estômago, pelo bem-estar gástrico que se costuma sentir após consumi-la.

Efeito antiácido: É um alimento relativamente alcalino, capaz neutralizar o excesso de ácido.

Consistência física: A textura suave da batata reduz a necessidade de trabalho digestivo por parte do estômago e lhe proporciona um relativo descanso.

Conteúdo em substância sedativas: Foi comprovado que se encontra na batata pequenas quantidades de várias, substâncias sedativas muito usadas em farmácia. Uma das substância encontradas na batata é precisamente  o mesmo principio ativo que se encontra no conhecido medicamento Valium. Esses sedativos naturais da batata poderiam atuar também localmente sobre o estômago, contribuindo para o relaxamento desse órgão.batata 1

Afecções cardiovasculares: Como são muito baixas em gorduras e sódio, as batatas constituem um alimento ideal em caso de arteriosclerose, insuficiência cardíaca , angina do peito, infarto e hipertensão arterial o fato de serem tão ricas em potássio.

Afecções renais: As batatas alcalinizam o sangue e a urina, favorecendo a eliminação das substância ácidas tóxicas. Dessa forma, aliviam o trabalho dos rins e depuram o sangue. Uma alimentação rica em batatas, ou a chamada “dieta de batata“, é muito útil em caso de ácidos metabólica.

Diabetes: As batatas contém carboidratos complexo que se transformam em glicose, durante as três ou quatro horas que dura sua digestão no intestino. Isso determina que não provoquem aumentos bruscos do nível de glicose no sangue e é bem toleradas pelos diabéticos.

 

 

 

 

 

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