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Os 12 Benefícios da Vitamina B3 para Saúde Sexual

Há uma série de benefícios da vitamina B3, também conhecida como niacina, para a saúde e para a boa forma. Suas funções trazem influências positivas sobre o metabolismo e sobre a digestão que se refletem na saúde de um modo geral, bem como na capacidade de emagrecer e de ganhar massa muscular. Em virtude destes benefícios da vitamina B3, esta é muitas vezes administrada como suplemento, o que nem sempre é necessário e seguro. Quando recomendada por um médico, porém, a suplementação pode ser muito benéfica, inclusive como tratamento para altos níveis de colesterol. A vitamina B3 possui um papel importante na produção do ácido clorídrico, uma substância central na digestão que ocorre no estômago. Dessa forma, uma digestão mais eficaz é um dos benefícios da vitamina B3 para a saúde. Além disso, a ativação de muitas enzimas depende da vitamina B3, de modo que a digestão é ainda mais beneficiada por essa vitamina: as enzimas são substâncias que facilitam reações químicas, sobretudo na digestão.

Os benefícios da vitamina B3 para a digestão afetam positivamente a nutrição, de modo que muitos aspectos do corpo humano são beneficiados em cadeia.

Redução do Colesterol: Há sólidas evidências da eficácia da vitamina B3 no tratamento do colesterol alto. Na verdade, a vitamina B3 é capaz de aumentar a concentração de colestrol HDL (o “bom” colesterol) e de diminuir levemente o colesterol LDL (o “mau” colesterol). Esses efeitos são, entretanto, obtidos somente através de altas dosagens de vitamina B3, de modo que há risco de efeitos colaterais relacionados à overdose de niacina.

Saúde Cardiovascular: Não apenas os níveis de colesterol são afetados pelos benefícios da vitamina B3, mas também a saúde cardiovascular de um modo geral. Além de reduzir os níveis de triglicerídeos, ela é capaz de diminuir o risco de desenvolvimento de arteriosclerose. Pelos mesmos motivos, é notável que a vitamina B3 reduz o risco de ataques cardíacos.

Controle do Diabetes: A relação da vitamina B3 com a diabetes se dá através da influência dessa vitamina sobre o controle dos níveis de açúcar no sangue. A vitamina B3, quando em bons níveis, pode ajudar a evitar altas concentrações de açúcar no sangue, de modo que traz alívio para quem sofre de diabetes. Pelo mesmo motivo, ela ajuda a evitar o desenvolvimento da doença em pessoas saudáveis.

Mais Energia: Em virtude de seu importante papel no metabolismo celular, a vitamina B3 é um importante nutriente na medida em que aumenta a disponibilidade de energia para o organismo. Nesse sentido, os benefícios da vitamina B3 surgem na medida em que a transformação de carboidratos e gorduras em energia. O bom funcionamento desse mecanismo pode ser de grande ajuda para pessoas que sofrem com cansaço ou com falta de energia para as atividades diárias.

Saúde Sexual: A saúde sexual é influenciada positivamente pela vitamina B3 na medida em que esta vitamina possui entre as suas funções o estímulo à produção dos hormônios sexuais. Níveis baixos desses hormônios são muitas vezes a fonte de muitos problemas como a impotência sexual ou a falta de libido, de modo que o problema pode eventualmente ser resolvido através da dose adequada de vitamina B3.vitamina-b3

Emagrecimento: Os efeitos da vitamina B3 sobre o emagrecimento não são tão intensos quanto muitos fazem parecer. Na verdade, a influência da vitamina B3 nesse contexto se dá de modo indireto. A digestão mais eficaz certamente é um ponto que favorece o emagrecimento a longo prazo, na medida em que a correta absorção dos nutrientes necessários é importante para evitar a tendência ao acúmulo de gordura e à fome excessiva. O controle dos níveis de açúcar no sangue é outro ponto importante, uma vez que picos de açúcar no sangue se relacionam ao acúmulo de gordura. Além disso, níveis controlados de açúcar no sangue evitam a produção excessiva de insulina, hormônio que estimula o acúmulo de gordura. Além disso, pode-se dizer que a maior disponibilidade de energia oferecida pela vitamina B3 influencia positivamente a realização cotidiana de atividades físicas, já que garante a disposição e o entusiasmo necessários. Deve-se lembrar, porém, que a vitamina B3 só é capaz de um efeito indireto sobre o emagrecimento. Nenhuma dose de vitamina B3 substitui um balanço calórico negativo em combinação à atividade física regular.

Ganho de Massa Muscular: sim como no âmbito da perda de peso, os benefícios da vitamina B3 para o ganho de massa muscular são eminentemente indiretos. Pode-se dizer, em primeiro lugar, que a maior disponibilidade de energia provocada pela vitamina B3 facilita a realização de treinos mais longos e intensos. Nesse sentido, os resultados obtidos a longo prazo certamente são beneficiados pelos bons níveis de vitamina B3. Também não se pode esquecer a importância de uma nutrição completa para o ganho de massa muscular, de modo que a digestão mais eficaz é mais um importante ponto favorável à niacina.

Benefícios E Importância Da Vitamina B3 Para Nossa Saúde: Vitamina B3 está disponível em três formas,ácido nicotínico, niacinamida e inositol hexacilina. A niacinamida, também conhecido como niacina é um enzima que é essencial para a conversão de proteína, dietéticos, carboidratos e gorduras em energia. É também utilizado para sintetizar o amido, de modo que ele pode ser armazenado nos músculos e no fígado para a utilização de energia. Também protege o corpo de danos nos tecidos. Vitamina B3 ou niacina é uma das mais importantes vitaminas B necessários ao organismo para várias funções que ele executa para a sua saúde

Impede risco de doenças cardíacas: Níveis significativos de niacina no organismo pode ajudar a diminuir o triglicérides e lipoproteína de baixa densidade no sangue. Além disso, melhora os níveis de lipoproteína de alta densidade significativamente. Este, por sua vez, pode inverter o risco de doenças cardíacas. Ele também evita o acúmulo de placas nas artérias

Impede o aparecimento de diabetes: A niacina é necessária para prevenir o aparecimento de diabetes do tipo 2. Diabetes, na maioria das vezes, causada por causa da resposta auto-imune.Niacina bloqueia os fatores imunes de destruir a insulina liberando células. Ele também melhora a sensibilidade à insulina e produção.

Melhora a mobilidade das articulações: A niacina pode ajudar pessoas que sofrem de artrite e artrose muito. Tomando 200 miligramas de niacina diariamente pode mostrar melhora acentuada na sua mobilidade articular.
Preveni Enxaqueca: níveis suficientes de niacina no corpo também pode prevenir a enxaqueca. Os efeitos de dilatação deste nutriente estabilizar o ciclo sobre-constrição dos vasos sanguíneos cerebrais, o tratamento da enxaqueca.

Reduz os riscos de câncer: níveis adequados de niacina também pode reduzir o risco de câncer. Ele garante a integridade e manutenção do DNA através do controlo do gene supressor tumoral p53. Desacelera Progressão AIDS: A niacina também retarda a progressão da AIDS e aumenta as chances de sobrevivência.

Alimentos Ricos Em Vitamina B3

Peixes: O peixe é considerado como um dos melhores fontes de vitamina B3. Entre os peixes, atum é excepcionalmente elevado em vitamina B3, proporcionando 22,1 mg ou 110% do valor diário (DV) desta vitamina em 100 gramas servindo. Também é rico em ômega-3 e proteínas.

 frango e Peru: Frango e peru são extremamente populares alimentos e a boa notícia é que eles são fontes incríveis de niacina também. Uma porção de 100 gramas preparados peito de frango fornece 14,8 mg ou 74% DV de vitamina B3.

Carne De Porco: Carne de porco é uma das carnes mais consumidas depois de frango e de bovino, mas tem um elevado teor de vitamina B3, quando comparado com ambos. Uma porção de 100 gramas contém 10,9 mg niacina contribuindo 54% DV.Mais lembre se coma com moderação uma vez ou outra.

Ervilhas Frescas: Os vegetarianos não precisam se preocupar sobre sua ingestão de vitamina B3, pois há abundância de alimentos vegetarianos ricos nesta vitamina, ervilhas verdes é um deles. Uma porção de 100 gramas de ervilhas fornece 2,1 mg ou 10% DV de niacina.

Sementes De Girassol: Sementes de girassol são conhecidos por sua variedade de nutrientes e vitamina B3 não é excepção. A 100 gramas servindo de sementes de girassol fornece-lhe com 8,3 mg ou 42% DV de vitamina B3. Eles também são uma rica fonte de vitamina E e outras vitaminas do complexo B, como o ácido fólico, tiamina (vitamina B1), piridoxina (vitamina B6), riboflavina e ácido pantotênico. Para além destes, que contêm ácido linoleico poli-insaturado de ácido gordo e de ácido oleico de ácido mono-insaturado, bem como aminoácido triptofano. Então, essas sementes merece ser incluído em sua dieta.

Abacate: Entre as frutas, abacate é uma boa fonte de vitamina B3. Um único abacate fornece 3,5 mg ou 17% DV de niacina. No entanto, deve ser consumidos com moderação, uma vez que também é rico em calorias. Apenas metade de um abacate contém 160 calorias.

Bacon: Todos os tipos de carnes vermelhas contêm níveis elevados ou niacina e proteínas que fornecem o equilíbrio certo para um corpo ativo. Bacon não é geralmente considerada saudável devido ao seu alto teor de gordura, colesterol e calorias. No entanto, uma porção de bacon uma ou duas vezes por semana pode ajudá-lo a alcançar o valor de diária de niacina com bastante facilidade. Certifique-se de comer o bacon com moderação, especialmente se você estiver em uma dieta de perda de peso. A 100 gramas de bacon servindo fornece-lhe com 11 miligramas de niacina e 476 calorias.

Brócolis: Brócolis é uma das melhores fontes naturais de niacina. Uma porção de brócolis cozidos ou no vapor pode fornecer 1 miligrama de niacina e apenas 34 calorias. Além de fornecer o corpo com uma quantidade suficiente de niacina, brócolis também fornece vários outros benefícios que podem contribuir para o bem-estar ótimo. Ele ajuda você a obter proteínas, fibras, antioxidantes e uma série de outros nutrientes.

Espargos: Espargos é um dos alimentos mais ricos em nutrientes que você pode adicionar ao seu prato. É uma boa fonte de niacina, também, com uma dose proporcionando um miligrama de niacina e apenas 20 calorias.

Café: O maior benefício da cafeína é que ela contém toda a niacina que você precisa para um dia. 1 xícara de café contém cerca de 40 miligramas e 1 caloria. O café também pode ajudar a reduzir os níveis de triglicerídeos, quando tomado com açúcar mínimo e com moderação. No entanto, com elevado teor de cafeína pode ter efeitos prejudiciais sobre o corpo. Assim, consumir café com moderação.

Efeitos da Deficiência de Vitamina B3: A deficiência de vitamina B3 é um fenômeno muito raro nas sociedades modernas, uma vez que alimentos com esta vitamina são amplamente consumidos pela maior parte das pessoas. Existe, no entanto, a chance de que uma alimentação muito inadequada provoque um quadro de deficiência. Em todo caso, é o consumo excessivo de álcool que figura como a principal causa dessa deficiência nutricional. Os efeitos da deficiência de vitamina B3 se fazem perceber sobretudo no que diz respeito ao metabolismo e à disponibilidade de energia. Uma pessoa que sofre com a falta de vitamina B3 apresentará fadiga e fraqueza muscular como os principais sintomas, acompanhados da falta de apetite. O quadro mais severo, porém, envolve o desenvolvimento da Pelagra, uma doença que quase não existe mais nas sociedades modernas. Os sintomas da Pelagra afetam. visivelmente a pele através de lesões e inflamações. A boca e o sistema digestivo também são afetados, apresentando irritação e ulceração, além de diarreia, náuseas e vômitos. Por fim, a doença pode até mesmo provocar problemas mentais como demência, instabilidade emocional e depressão.

Quanto de Vitamina B3 é Suficiente? A quantidade diariamente necessária de vitamina B3 varia sobretudo conforme a idade e o sexo. As crianças devem ingerir algo entre 2mg e 16mg, a depender da sua idade. Homens adultos precisam diariamente de 16mg de vitamina B3, enquanto as mulheres têm suas necessidades diárias satisfeitas com 14mg. A situação das mulheres se altera, porém, durante a gravidez (na qual é necessária uma dose diária de 18mg) e durante a lactação (quando a dose diária deve ser de 17mg). Uma vez que a vitamina B3 é hidrossolúvel, o corpo humano é incapaz de armazená-la. Dessa forma, é absolutamente necessário que as necessidades mínimas sejam diariamente supridas.

Onde Encontrar Vitamina B3: As fontes de vitamina B3 são amplamente presentes na alimentação de praticamente todas as pessoas na sociedade moderna. Alimentos com concentrações consideráveis de vitamina B3 são sobretudo as carnes vermelhas magras, os peixes e o fígado, bem como a carne de frango, as castanhas e os grãos integrais. Além disso, ovos, laticínios e legumes também são alimentos com a capacidade de fornecer boas quantidades de vitamina B3.

Suplementação de Vitamina B3: Uma vez que é plenamente possível obter a quantidade necessária de vitamina B3 através de fontes naturais, a suplementação é completamente desnecessária para a maior parte das pessoas. A suplementação pode ser benéfica, porém, para quem sofre de problemas digestivos que resultam na má absorção da vitamina B3. Além isso, a suplementação é muitas vezes realizada como tratamento contra o colesterol alto. Uma vez que nesse caso são necessárias doses bastante altas, não há alternativa à suplementação, já que as fontes onde encontrar vitamina B3 possivelmente não conseguiriam fornecer a concentração necessária. Como a niacina muitas vezes irrita o estômago, recomenda-se que o suplemento seja ingerido junto com as refeições. Evidentemente, a suplementação só deve ser feita sob recomendação médica.vitamina-b3

Overdose de Vitamina B3: Em geral, uma dose diária de 35mg de vitamina B3 é considerada o limite máximo para adultos de todas as idades, de modo que ultrapassar esse limite torna possíveis os efeitos nocivos de uma overdose de vitamina B3. Em todo caso, doses maiores podem ser eventualmente administradas sob recomendação médica, sobretudo para o tratamento contra altos níveis de colesterol. A seriedade dos efeitos colaterais não deixa dúvidas sobre a necessidade de consultar um médico antes de iniciar a suplementação. Uma overdose pode provocar problemas no fígado, úlceras no estômago, dano muscular e problemas cardíacos. Pessoas com problemas renais também devem ser extremamente cautelosas com a suplementação de vitamina B3. As interações com outros medicamentos são outro ponto perigoso, uma vez que a lista de medicamentos que interagem com a niacina é extensa. Nesse caso, qualquer remédio tomado regularmente deve ser levado em consideração antes de iniciar a suplementação.

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