Scroll Top

cereal

Os 14 Beneficio da Nozes para Saúde

Embora se pense que a nogueira procede do Centro da Ásia, se adaptou muito bem noz países mediterrâneos. Pode se dizer que, há vários milênios, a noz faz parte da típica dieta mediterrânea, hoje famosa por seus efeitos benéficos.

Indicações: A semelhança de outros frutos secos, a noz é um dos alimentos mais concentrados em substâncias nutritivas entre os que a natureza oferece. Juntamente com a castanha-do-Pará, é o fruto seco que fornece mais calorias devido a seu grande conteúdo de gorduras.

Gorduras: Constituem mais de três quintos do peso da noz, superando as amêndoas, e amendoins. Em sua maioria, as gorduras da noz são formadas por ácidos graxos insaturados.

Lenoléico: 18 átomos de carbono e duas duplas ligações. É um ácido graxo essencial de que nosso organismo não pode prescindir, especialmente durante a infância reduz o numero de colesterol.

Linolênico: 18 átomos de carbono e três duplas ligações. Esse ácido graxo pertence a serie omega-3 como os encontrados no peixe. Reduz o nível de colesterol e de triglicerídeos no sangue, evita a formação de trombos dos vasos sanguíneos e diminui os processos inflamatórios.

Carboidratos: A noz é o fruto seco oleaginosa mais pobre neste nutriente,do ponto de vista químico trata-se de oligosacarideos e uma pequena quantidade de açúcares.

Proteínas: As nozes tem proteínas de boa qualidade biológica, superior ás do amendoim e muito semelhantes ás das amêndoas.

A mistura de nozes e cereais é duplamente benéfica, pois esses últimos são deficitários em lisina e em treonina,outros dois aminoácidos essenciais dos quais a noz contém em abundância. Por isso, a mistura dos nozes e cereais proporciona proteínas completas.

Vitaminas: A noz é boa fonte de vitamina B1, B2, B6 especialmente dessa última. É relativamente pobre em vitaminas A e C. A vitamina B1 ou tiamina, é necessária para o trabalho do coração e também para estabilidade do sistema nervoso.

Minerais: A noz é rica em fosforo e potássio, e pobre em sódio, o que favorece o bom estado do sistema cardiovascular. Além disso, contém uma boa quantidade de ferro, de magnésio e de cálcio, ainda que a anemia e a avelã sejam mais rica em cálcio.

Zinco; Possuem quantidade superior a de todas as carnes e peixe, com exceção do fígado. A deficiência de zinco origina queda nas defesas imunológicas e dificulta a cicatrização de feridas.

Manganês: A noz possui quantidade somente superada pelas avelãs, soja, feijões e cereais integrais. A carne, o peixe, os ovos e o leite são pobre em manganês. O manganês é necessário para as funções reprodutoras e sua deficiência produz esterilidade em ambos os sexos.

Afecções cardíacas: As nozes constituem um elemento muito recomendável para os que sofrem de cardiopatias, por três motivos fundamentais:

1- Por sua riqueza em ácidos graxos: Esses constituem a fonte primária de energia para as células do coração, diferentemente de outras células, entre elas os neurônios, que utilizam a glicose como combustível principal.

2-Por seu conteúdo em vitamina B1, que apesar de ser moderado é  suficiente para contribuir para que todos os músculos, inclusive o cardíaco,funcionem adequadamente.

3- Por reduzir o nível de colesterol sanguíneo contribuindo assim para que não se depositem nas paredes das artérias, obstruindo-as. Quanto menos o colesterol no sangue, menor é o risco de arteriosclerose e o sangue circula melhor.

Excesso de colesterol: Até há pouco tempo, as frutas secas oleaginosas e, especialmente, as nozes eram desaconselhadas aos que sofriam de excesso de colesterol no sangue. Entretanto, as pesquisas desenvolvidas tem comprovado que o consumo de 80g de nozes por dia, durante dois meses reduz o nível de colesterol.nut

Afecções do sistema nervoso: Devido á riqueza em ácidos graxos essenciais, que intervém diretamente no metabolismo dos neurônios, assim como em lecitina, fosforo e em vitamina B6, as nozes são muito recomendadas na dieta de todas as afecções neurológicas. As nozes não deveria faltar na mesa dos que sofrem de irritabilidade nervosa depressão, estresse ou esgotamento nervoso.

Transtornos sexuais e esterelidade: O consumo de nozes tem ação favorável a atividade sexual; aumenta a potência do homem e melhora a resposta sexual da mulher. Não se pode dizer que as nozes sejam afrodisíacas no sentido estrito da palavra, pois realmente não aumenta o desejo sexual; mas facilitam as complexas reações fisiológicas que se produz durante a atividade sexual.

Diabetes: Por seu escasso conteúdo de carboidratos e seu elevado poder nutritivo, a noz está entre os alimentos melhor tolerados por diabéticos.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: