Scroll Top

chá de camomila chás dicas Dicas de Saúde

Os 14 Benefícios do Chá de Camomila para Feridas

A camomila é uma planta popular na casa de famílias brasileiras, embora tenha um cultivo maior na América do Norte, sendo usada para curar, alimentar e perfumar, entre outras utilidades. O derivado mais comum dessa erva é o chá, uma infusão antiga com propriedades calmantes e digestivas. Com pequenas flores brancas, semelhantes à margarida, a camomila tem o cultivo anual e a sua colheita deve ser feita antes do total amadurecimento, para que as suas propriedades sejam mantidas. Composta de substâncias benéficas, é uma boa sugestão para tratamentos caseiros, entre seus compostos estão os fenólicos, que combatem o envelhecimento celular e aumentam a atividade do sistema imunológico; glicina, que auxilia na produção de colágeno; tanino, que funciona como um cicatrizante natural e ácido anêmico, uma substância oleosa de tonalidade escura que vêm sendo utilizado no tratamento de má circulação, inflamações gengivais e dores de dente.

O que torna a camomila tão especial? O que torna a camomila rica em benefícios medicinais é que a erva contém substâncias como flavonoides (apigenina), maticina e bisabolol. A apigenina é um tipo de flavonoide com propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e anti-cancerígenas. Já a matricina é uma substância comprovada por possuir propriedades anti-inflamatórias. Por último, assim como a apigenina e a matricina, o bisabolol contém substâncias curativas e anti-inflamatórias mais além disso é uma fonte de pantenol, um tipo de vitamina B conhecida como hidratante natural e eficaz. Uma pesquisa muito interessante feita por pesquisadores brasileiros  mostrou que a apigenina é capaz de aumentar a formação de neurônios humanos e fortalecer a comunicação entre eles. Em laboratório, os pesquisadores aplicaram a apigenina em células-tronco pluripotentes humanas, aquelas que têm potencial de se transformar em qualquer tipo de tecido do corpo. Após 25 dias de experimento, as células que receberam apigenina se tornaram neurônios com conexões mais fortes e de melhor qualidade entre si. O neurocientista Renhe acredita que a substância poderá ser uma alternativa ao estrogênio para as terapias contra doenças neurodegenerativas.camomila

Chá de Camomila Melhora o Sono: O Chá de camomila é mais conhecido como um auxílio para dormir. Ele é conhecido por suas propriedades relaxantes e calmantes e muitas vezes é tomado antes de dormir para promover um sono reparador.

Benefício ao Estômago : A Camomila é útil para uma variedade de problemas gástricos. Ela alivia dores de estômago, facilita os sintomas da síndrome do intestino irritável, promove a eliminação, e auxilia na digestão em geral. Encontra-se frequentemente em chás para a digestão em combinação com hortelã.

Cólicas menstruais: Os antigos egípcios usaram para aliviar cólicas menstruais. Um estudo descobriu que beber Chá de Camomila elevou os níveis de urina de glicina, um composto que acalma espasmos musculares. Os investigadores acreditam que é por isso que o chá de camomila ajuda a cólicas menstruais.

Hemorroidas: Um estudo descobriu que a pomada de camomila foi útil para o tratamento de hemorroidas.

Beneficio para Imunidade: O Chá de Camomila tem propriedades que fortalece o Sistema Imunológico e ajuda na luta contra resfriados, devido às suas propriedades antibacterianas .

Cicatrização de Feridas: Os egípcios, romanos e gregos usavam flores de camomila em um cataplasma e aplicou-as nas feridas para acelerar a cicatrização. Em um estudo em ratos que receberam extrato de camomila na água, que acelerou os tempos de cura das feridas.

Controle da Diabetes: O Chá de Camomila está sendo estudado por seus efeitos e benefícios no controle da diabetes. Em um estudo, o consumo diário de Chá de Camomila foi encontrada para impedir a progressão das complicações diabéticas e hiperglicemia.

Câncer: estudos mostram possível proteção contra vários tipos diferentes de células cancerígenas.

Camomila e longevidade: De acordo com um novo estudo, a camomila nos ajuda a viver mais e melhor. Cientistas da Universidade do Texas consideraram os efeitos de camomila em uma amostra constituída por 1667 indivíduos, entre homens e mulheres. Beber uma infusão de camomila pode ajudar a reduzir o risco de morte prematura em 29%. Logo, a camomila prolonga a vida.

Camomila para relaxar os músculos: A camomila tem substâncias de efeito que acalmam os nervos e os músculos. Em particular, a infusão de camomila é capaz de aumentar os níveis de glicina presente na urina. A glicina é um aminoácido que pode aliviar dores e espasmos musculares.

Camomila para combater resfriados e gripes: A camomila é considerada um remédio natural útil para apaziguar os sintomas de gripes e resfriados. Especificamente, respirar a infusão de camomila ajudaria a liberar as vias aéreas.

Camomila como um anti-inflamatório natural: A ciência está investigando os benefícios de camomila para reduzir a inflamação. Durante séculos, a camomila é utilizada como um anti-inflamatório natural. Um estudo realizado em 2010 apontou o uso de camomila como um eficaz anti-inflamatório.

Camomila para aliviar dores de cabeça: Um estudo realizado em 2014 levou em conta o efeito potencial e a ação dos mecanismos de uso tópico do óleo de camomila no que se refere a dores de cabeça e enxaquecas. Os pesquisadores especulam que o óleo de camomila pode representar um “novo” remédio para aliviar a dor relacionada à enxaqueca.

Chá de camomila para feridas na boca: Apesar de ser usado para tratar as úlceras aftosas (aftas) com chá de camomila, este uso cai sob a categoria “remédio popular/precisa de mais investigação”. Uma mistura de camomila e chá de sálvia “pode ser útil quando usada de quatro a seis vezes por dia” como um anti-séptico bucal.

tratamento: Se você busca tratar certos males do dia a dia de forma natural e barata, saiba que o chá da camomila pode ajudar em casos de:

  • má digestão,
  • sedativo,
  • protetor térmico da pele,
  • conjuntivite (não deve ser aplicado diretamente aos olhos, e sim, uma compressa do mesmo),
  • dores musculares,
  • stress,
  • insônia (é comum à venda de travesseiros e máscaras para dormir com essência de camomila),
  • diarreia,
  • inflamações urinárias e gripes.

Mulheres, mães e bebês: Sendo um forte relaxante muscular, a infusão dessa erva pode ser utilizada para sanar sintomas de cólicas menstruais que afetam mulheres em seus períodos férteis, causando enjoos, vômitos e dores de cabeça. O chá de camomila é um agente relaxante desses sintomas, aliviando a tensão menstrual e uterina. As mamães também podem utilizar a infusão para as cólicas dos bebês, também utilizado no período do nascimento dos dentes, fase em que a criança fica vulnerável e abatida. Sendo um calmante natural, o chá pode ser usado para controlar as emoções das crianças, em especial as hiperativas. Uma curiosidade sobre o chá, é que este pode ser banalmente usado em cabelos, com intuito de deixá-los mais claros, atuando nos pigmentos do cabelo e deixando-o em tonalidade loura. É comum encontrar no mercado de cosméticos produtos para os cabelos, tendo a camomila como ingrediente principal.cha-de-camomila

Contra-indicação

  • Pessoas com rinite alérgica;
  • Pacientes que utilizam medicamentos para tratamento de trombose, pois o chá pode aumentar a risco de hemorragia;
  • Mulheres gestantes.

ATENÇÃO: Algumas pessoas têm reações alérgicas graves (incluindo anafilaxia) a camomila. Se você é alérgico a outras plantas da mesma família, como a margarida, ambrósia, áster, crisântemo, ou calêndula você deve tomar cuidado ao usar camomila. Chá de Camomila deve ser evitado durante a gravidez, pois pode agir como um estimulante uterino e, portanto, aumentar a chance de aborto. Pessoas com distúrbios hemorrágicos ou em diluentes de sangue devem evitar camomila, pois ele contém a cumarina e pode aumentar a chance de sangramento.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: