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Os 16 Benefícios do Quiabo para Obesidade

O quiabo é o fruto da Abelmoschus esculentus, uma planta da família da malva (Malvaceira). O quiabo é uma hortaliça de clima quente e originária da África, tendo sido trazida para o Brasil pelos escravos. Desde então, a hortaliça passou a fazer parte da culinária brasileira; um exemplo disso é o frango com quiabo, um símbolo da culinária de Minas Gerais. Na verdade, o quiabo é uma cápsula fibrosa cheia de sementes que é colhida antes de chegar à fase de maturação. Geralmente, a hortaliça é verde, possui uma forma de cápsula, é seca e apresenta um líquido viscoso em seu interior. O fruto possui uma quantidade significativa de vitamina C, entretanto, a mesma se perde durante o cozimento. Mesmo assim, o quiabo é altamente nutritivo: é rico em vitamina A, importante para o bom estado da visão; vitaminas do complexo B, fundamentais para o processo de crescimento; além de cálcio, ferro, fósforo e cobre, importantes para a formação dos ossos, dentes e sangue. Em razão de ser um fruto de fácil digestão, o quiabo também é indicado no caso de infecções do intestino, bexiga e rins. O quiabo é consumido frito, refogado ou cozido, no preparo de pratos e saladas frias. Na hora da compra, é aconselhável optar por frutos firmes, sem manchas e com comprimento menor que 12 cm. Além disso, deve-se consumir o fruto rapidamente, pois o mesmo pode ficar murcho e escurecer em seguida. Uma solução para evitar a goma viscosa do quiabo, pouco apreciada, é pingar algumas gotas de limão enquanto o estiver cozinhando. Os maiores produtores mundiais do fruto são a Índia, Nigéria, Paquistão, Gana e Egito.

Para que serve o quiabo? O quiabo serve para preparar várias receitas, como o tradicional frango com quiabo da culinária mineira e o baiano caruru (camarão e quiabo). Ele ainda pode acompanhar outros tipos de carne ou ser consumido na forma de saladas e de refogados. Os frutos podem até ser fritos ou assados. A hortaliça também é comum nas cozinhas de países africanos, orientais e dos Estados Unidos. Ademais, das suas sementes podem ser extraídos um óleo para consumo.quiabo

Propriedades do Quiabo: Somente para começar, o quiabo além de ser ótimo para o diabetes, é riquíssimo em vitaminas como, por exemplo, a vitamina A, a vitamina B1, vitamina B2, os minerais, as proteínas e as fibras. De acordo com estudos realizados por universidades brasileiras, em parceria com os institutos agronômicos, o quiabo tem o poder de reduzir consideravelmente o colesterol, e ainda controlar os níveis de açúcar do sangue. A baba de quiabo para diabetes é indicada pois é rica em fibras e ajuda no controle de glicose do organismo aumentando assim a sua sensação de saciedade. O quiabo é rico em Ferro, folatos e Vitamina K que ajudam na prevenção da anemia. O quiabo é rico em mucilagem ( A mucilagem, no sentido botânico é uma secreção rica em polissacarídeos) ele atuar como um grande condicionador para o cabelo. Ela pode ser aplicada para combater prurido no couro cabeludo e cabelos secos. Os alimentos ricos em flavonoides antioxidantes como xantina, beta-caroteno e luteína pode inibir as células cancerosas a crescer. Eles mostraram ser útil no tratamento do câncer de pulmão e cavidade oral. A Vitamina K presente no quiabo ajuda no fortalecimento dos ossos e também atua como um co-fator para as enzimas de coagulação do sangue.

Tabela Nutricional do Quiabo

PRINCÍPIO VALOR DE NUTRIENTES PERCENTUAL DE RDA

  • Energia 1,5% 31 Kcal
  • Os hidratos de carbono 7,03 g 5,4%
  • Proteína 2,0 g 4%
  • Gordura total 0,1 g 0,5%
  • Colesterol 0 mg 0%
  • Fibra dietética 9% 3,2 g
  • VITAMINAS
  • Ácido Fólico 88 ug 22%
  • Niacina 1.000 mg 6%
  • Ácido pantotênico 0,245 mg 5%
  • piridoxina 0,215 mg 16,5%
  • riboflavina 0,060 mg 4,5%
  • tiamina 0,200 mg 17%
  • Vitamina C 21,1 mg 36%
  • A vitamina A 375 IU 12,5%
  • A vitamina E 0,36 mg 2,5%
  • A vitamina K 53 ug 44%
  • ELETRÓLITOS
  • Sódio 8 mg 0,5%
  • Potássio 303 mg 6%
  • MINERAIS
  • Cálcio 81 mg 8%
  • Cobre 0.094 mg 10%
  • Ferro 0,80 mg 10%
  • Magnésio 57 mg 14%
  • Manganês 0.990 mg 43%
  • Fósforo 63 mg 9%
  • Selênio 0,7 ug 1%
  • Zinco 0.60 mg 5,5%

FITO-NUTRIENTES

PRINCÍPIO VALOR DE NUTRIENTES PERCENTUAL DE RDA

  • Energia 1,5% 31 Kcal
  • Os hidratos de carbono 7,03 g 5,4%
  • Proteína 2,0 g 4%
  • Gordura total 0,1 g 0,5%
  • Colesterol 0 mg 0%
  • Fibra dietética 9% 3,2 g
  • VITAMINAS
  • Ácido Fólico 88 ug 22%
  • Niacina 1.000 mg 6%
  • Ácido pantotênico 0,245 mg 5%
  • piridoxina 0,215 mg 16,5%
  • riboflavina 0,060 mg 4,5%
  • tiamina 0,200 mg 17%
  • Vitamina C 21,1 mg 36%
  • A vitamina A 375 IU 12,5%
  • A vitamina E 0,36 mg 2,5%
  • A vitamina K 53 ug 44%
  • ELETRÓLITOS

Benefícios do Quiabo: O quiabo tem baixa caloria, ou seja, é uma ótima opção de vegetal para quem está de dieta; O quiabo não contém gorduras saturadas e nem colesterol; O quiabo é rico de fontes de fibra dietética, minerais e vitaminas, frequentemente recomendado por nutricionistas para controle do colesterol e programas de redução de peso; Ele é rico em fontes de substâncias que ajudam na digestão, reduzem os gases e auxiliam no combate a prisão de ventre; O quiabo possui quantidades saudáveis de vitamina A, anti-oxidantes flavonoides tais como beta-caroteno, a luteína e xantina. É um dos vegetais com níveis mais elevados destes anti-oxidantes, que são essenciais para a visão. A vitamina A também ajuda a manter as membranas mucosas e da pele super saudáveis;
O consumo de vegetais naturais e frutas ricos em flavonoides ajuda a prevenir o câncer do pulmão e da cavidade oral.
Quando o quiabo está fresco ele é uma a boa fonte de ácido fólico. Super recomendado para gestantes de 4 a 12 semanas, pois o ácido fólico ajuda na formação do cérebro do bebê e também diminui a chance de abortos espontâneos. Rico em vitamina-C, ajuda o corpo humano a desenvolver imunidade contra agentes infecciosos, reduzindo os episódios de gripe e resfriados, protegendo o corpo contra os radicais livres nocivos. A mesma vitamina C limpa a pele, e previne psoríase, acne e outras condições da pele. O quiabo também é rico em grupos do complexo B com vitaminas como a niacina, vitamina B6 (piridoxina), tiamina e ácido pantotênico. As vitaminas do complexo B ajudam no crescimento do cabelo e no fortalecimento das unhas. Eles também tem Vitamina K, que é um co-fator para enzimas de coagulação do sangue e ainda é um ótimo fortalecedor para os ossos. O quiabo oferece boa fonte de minerais importantes, tais como o ferro, o cálcio, manganês e magnésio. Ele age na redução do colesterol, prevenindo a aterosclerose; Graças à sua elevada quantidade de vitamina C, o quiabo é um ótimo alimento para quem tem asma, ele auxilia na diminuição da mesma pois tem propriedades anti-inflamatórias. Diminui o risco de câncer no cólon-retal. Rico em proteína, é uma excelente fonte de proteína vegetal de primeira linha e de aminoácidos como triptofano. Ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue. Facilita a circulação melhorando a estrutura dos vasos sanguíneos.

Benefícios Nutricionais Quiabo: O quiabo tem um baixo ter calórico. Ele fornece cerca de 30 calorias por 100 gramas de seu consumo. Ele fornece principalmente carboidratos e fibras dietéticas. Além das Vitamina A, Vitamina B, Vitamina C, Vitamina E e Vitamina K. e os Minerais como o Cálcio, Ferro, Zinco, Magnésio e Potássio.

Benefícios do Quiabo Durante a Gravidez: O Quiabo é uma excelente fonte em vitamina do complexos B. Estas vitaminas ajudar na produção e manutenção de novas células. O folato no quiabo podem ajudar a prevenir defeitos do tubo neural em recém-nascido e pode auxiliar no seu desenvolvimento global. A Vitamina C também pode contribuir para o desenvolvimento fetal.

Quiabo auxilia a Perda de Peso: O quiabo é um vegetal de baixo teor calórico e é uma grande fonte de fibra dietética. A fibra dietética é conhecida por ajuda na saciedade e também contribuir para um sistema digestivo saudável. Além disso, o quiabo pode ser cozido no vapor e consumidos para colher seus benefícios nutricionais.

Benefícios do Quiabo Para Coração: O quiabo contêm Pectina solúvel, que, por sua vez melhora a saúde do coração. Além disso, o quiabo ajuda a reduzir o mau colesterol devido ao seus nutrientes. A aterosclerose também podem ser prevenida, pois, o quiabo auxilia na redução do colesterol e na coagulação.

Quiabo Combate a Diabetes: O quiabo tem um alto teor de fibras. elas ajudam na estabilização do nível de açúcar no sangue. além disso, o quiabo Auxilia no controle da absorvição do açúcar.

Quiabo é rico em Vitamina C: A Vitamina C é um antioxidante natural, que ajuda a combater os radicais livres, ajuda na reparação dos tecidos e ainda são benéfica. Além disso, ela também ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, que, por sua vez prevenir contra germes nocivos e pode afastar tosse e gripe.

Benefícios do Quiabo para Olhos: O quiabo é rico em alguns composto como a Xantina, luteína e beta-carotenos, Estes compostos são úteis contra catarata e cegueira noturna.

Comer quiabo ajuda você a emagrecer: Os quiabos são hortaliças pouco calóricas que devem ser incluídas no seu plano alimentar para perder peso e ter uma vida mais saudável. A famosa “baba” do quiabo apresenta uma boa quantidade de mucilagens, fibras que retardam o processo de esvaziamento gástrico e com isso promovem uma sensação de saciedade. Desse modo, você comerá uma menor quantidade de comida ao longo do dia. Graças a essas fibras, os frutos também são considerados alimentos de baixo índice glicêmico, o que significa dizer que seu consumo não promove picos de glicemia. Quando em quantidades elevadas no sangue, apenas uma parte da glicose é armazenada na forma de glicogênio (para ser usado na síntese de energia); o excedente é convertido em gorduras.

Os quiabos são bons alimentos para os diabéticos: Uma pesquisa feita com ratos diabéticos, publicada no Journal of Pharmacy & Bioallied Sciences, revelou que o quiabo apresenta efeitos antidiabéticos e antihiperlipidêmicos. No estudo, um dos grupos de animais consumiu o pó de sementes de quiabo; um outro o pó obtido a partir de suas cascas. Os pós foram administrados por via oral na seguinte dosagem: 100 e 200 mg/Kg. Comparado aos ratos com diabetes do grupo controle, os animais tratados com o pó de quiabo tiveram uma redução em seus níveis de glicemia (ainda mais evidente com o pó de sementes, e, para ambos os casos, na dose de 200 mg/Kg), aumento do nível de HDL (colesterol bom) e redução dos níveis de colesterol total, LDL, VLDL e triglicérides. A hiperlipidemia é uma condição frequente em pacientes diabéticos.

O quiabo ajuda a manter a saúde do sistema cardiovascular: Como já vimos, além de diminuir a absorção de glicose, as fibras do quiabo também promovem o mesmo com relação ao colesterol. O excesso de colesterol pode levar ao surgimento de placas ateroscleróticas nas artérias, que podem obstruir o fluxo sanguíneo por completo, gerando infartos e acidentes vasculares cerebrais (derrames). Os benefícios do quiabo para o sistema cardiovascular também decorrem da presença do potássio. O mineral neutraliza os efeitos hipertensivos do sódio no nosso organismo e ainda relaxa os vasos sanguíneos. A hipertensão arterial é outro importante fator de risco para as enfermidades que afetam o coração.

O quiabo é um aliado do sistema digestivo: O consumo de quiabo também é vantajoso para órgãos como intestino e o fígado. A mucilagem melhora a movimentação do bolo alimentar ao longo do trato gastrintestinal, se liga a toxinas e gorduras e estimula a excreção destas e das fezes como um todo. Uma pesquisa publicada no Saudi Pharmaceutical Journal mostrou que o extrato alcoólico de quiabo protegeu o fígado de roedores contra a toxicidade do tetracloreto de carbono. Os animais que ingeriram previamente esse extrato etenólico, nas doses de 250 e 500 mg/Kg corporal, apresentaram uma redução do nível de enzimas hepáticas, triglicérides, colesterol, malondialdeído (produto da peroxidação lipídica dos hepatócitos) e um aumento das proteínas totais e sulfidrilas não proteicos. Vale destacar que esse efeito hepatoprotetor foi dependente da dosagem. Os pesquisadores ainda concluíram que esses benefícios do quiabo devem-se à sua importante atividade antioxidante.

 O quiabo fortalece o sistema Imune: O quiabo possui um grande aporte de agentes antioxidantes, que previnem doenças provocadas pela ação de radicais livres. Um desses agentes, a vitamina C, também protege o organismo por estimular a produção de leucócitos, uma das principais células de defesa do sistema Imune.

O quiabo tem ação anticâncer: Testes in vitro revelaram que uma proteína do quiabo conseguiu inibir a proliferação de células cancerígenas da mama em 63%, sobretudo por estimular a morte celular programada (apoptose). Foi constatado que as células tratadas com esta lectina tiveram uma maior expressão de proteínas pró-apoptóticas como a p21, caspase-9 e caspase-3. Outros estudos indicam que a redução das chances de ocorrência de câncer no cólon é mais um dos benefícios do quiabo.

 O quiabo é bom para os ossos: O quiabo é uma ótima fonte de vitamina K que, além das duas propriedades anti-hemorrágicas, é importante para a saúde dos ossos. Os osteoblastos, células responsáveis pela formação da matriz óssea, produzem uma proteína não colagenosa denominada de osteocalcina. A carboxilação dessa proteína, que regula a maturação dos ossos, depende da vitamina K. Estudos indicam que a deficiência de vitamina K parece estar associada com uma diminuição da densidade mineral dos ossos, bem como com os casos de osteoporose.
Acredita-se ainda que a vitamina K possa aumentar a absorção de cálcio pelo intestino e reduzir a excreção do mesmo na urina.

O quiabo é fonte de ácido fólico: Há importantes benefícios do quiabo também para as futuras mamães. O ácido fólico, vitamina do complexo B, é essencial para o processo de formação do tubo neural nos fetos. Não é à toa que os médicos recomendam que as mulheres façam uma suplementação desta vitamina não só durante a gestação, mas também meses antes de engravidar.quiabo-quiabo

 O quiabo é bom para a pele e os cabelos: Os benefícios do quiabo também são válidos para a pele e os cabelos. O poder antioxidante da vitamina A protege o maior órgão do corpo humano, amenizando o surgimento de rugas, cicatrizes e acne. Como relação aos cabelos, a aplicação da “baba” de quiabo nos fios proporciona brilho e funciona como um condicionador para os mesmos.

Quiabo ajuda a prevenir a obesidade: Quiabo contém fibras, que ajuda você a se sentir satisfeito e comendo menos. O quiabo tem poucas calorias.

quiabo ajuda na cura de úlceras: Quiabo contém ajuda a neutralizar os ácidos e proporciona uma cobertura defensiva temporária no trato digestivo, acelerar a recuperação das úlceras pépticas.

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