Scroll Top

alimentos saudáveis dicas Dicas de Saúde insonia

Os 23 Benefícios dos Alimentos que Combatem Insonia

Pesquisas apontam que cerca de 1/3 da população brasileira sofre com insônia, ou seja, mais de 60 milhões de pessoas passam as madrugadas sem dormir em decorrência da insônia. A Insônia é caracterizada principalmente pela ausência do sono, por uma grande e prolongada dificuldade para dormir (caracterizada insônia em seu estágio inicial), a dificuldade para manter-se dormindo, por um horário contínuo, já indica um estágio intermediário, pode ser caracterizada também pela dificuldade em voltar a dormir quando se desperta durante a noite, sendo caracterizada como a insônia terminal. Muitos fatores são os causadores da insônia, dentre eles estão os psicológicos (estresse, excesso de preocupação, depressão, ansiedades, etc) e os fatores físicos (cama desconfortável, dificuldade para respirar, iluminação). Dormir, além de ser uma atividade extremamente prazerosa, é essencial para o bom funcionamento do organismo, afinal, o corpo inteiro precisa descansar alguma hora. Entretanto, algumas pessoas realmente possuem verdadeiros problemas em conseguir exercê-la de forma satisfatória. Já mostramos algumas técnicas que podem ajudar na hora de dormir, e agora vamos ajudar ainda mais com esses alimentos que ajudam a combater a insônia. Então, não durma agora e confira a lista.

A alimentação é a melhor maneira de combater a insônia? Existe alguma dieta específica para isso? “Com certeza uma das melhores formas de combater a insônia é a alimentação, através de dietas que insiram alimentos que combatem a ansiedade e que ajudam no relaxamento natural, além de retirar aqueles que estimulam e atrapalham a qualidade do sono. A primeira coisa a se fazer é evitar produtos estimulantes como cafeína, açúcar, ou aqueles que contenham grande quantidade de conservantes.”insonia

 Quais são os nutrientes necessários para combater a insônia? “O magnésio é um nutriente superimportante, pois é um relaxante muscular. A vitamina B3, que é uma das responsáveis na produção de melatonina e serotonina, também. O triptofano ajuda na diminuição do cortisol e aumento da serotonina, assim diminuindo ansiedade e a compulsão alimentar. O potássio também é um nutriente ideal para impulsionar o sono.”

 

ALIMENTOS QUE COMBATEM A INSONIA 

CONFIRA

Brócolis: É rico em magnésio, nutriente responsável pelo relaxamento muscular.

 Água de coco: Fonte de diversos nutrientes que causam saciedade e ajudam a controlar a compulsão.

Carne de boi: Fonte rica em vitamina B3, responsável na produção da serotonina, o neurotransmissor do sono.

Abacate: Rico em Beta sitosterol que é importante modulador do hormônio do estresse (Cortisol), responsável pela insônia.

Ovos: Gente, ovos fazem bem a saúde, então esqueça essa polêmica de que ovo só engorda – é só comer moderadamente. Nos ovos encontramos um aminoácido chamado triptofano, que só existe em alguns poucos alimentos. Faça uma salada de vegetais cozidos, juntamente com ovo cozido e coma algumas horas antes de dormir. Importante: nunca coma logo antes de dormir. Tente ficar as duas horas antes de deitar sem ingerir alimentos sólidos.

 

 Uvas: As uvas são ricas em melatonina, hormônio que ajuda na regulação do ciclo do sono. Por isso, durante o dia ou após o jantar, seria interessante que se ingerisse um punhado médio de uvas para ajudar a suprir o organismo com essa substância.

Chá de ervas: Beba sempre chá de ervas. O chá de camomila, por exemplo, é muito utilizado por herbalistas para o tratamento da insônia e do nervosismo. Mas atenção: o chá preto e o verde contêm cafeína, devendo ser evitados; da mesma forma, deve ser evitado o chá mate, por ser um conhecido estimulante. Tente beber uma xícara de chá de camomila ou menta logo antes de dormir.

Cerejas: Cerejas são conhecidas por invocarem a sonolência. Da mesma forma que a uva, as cerejas possuem melatonina, ajudando a regular o ciclo do sono. Coma porções de cereja fresca durante o dia ou beba seu suco.

Iogurte: Assim como os demais produtos lácteos, o iogurte é rico em cálcio, mineral que ajuda o corpo a produzir naturalmente o triptofano e a melatonina, possuindo um efeito de indução do sono. Coma uma porção do alimento à noite para perceber seus resultados.

 Nozes: As nozes são responsáveis pelo aumento de serotonina, o chamado “hormônio da felicidade”, pois ele provoca um bem estar temporário nos nossos corpos. As nozes também possuem triptofano e magnésio. Então coma nozes e sementes durante o dia ou um punhado pequeno à noite. Ah, e quando falamos em nozes, estamos falando no sentido amplo, ou seja, das castanhas, pistache, amêndoas, pinhão, amendoim, dentre outras.

Banana: As bananas são ricas em potássio, mineral importante para determinar a profundidade do seu sono; além disso, possuem triptofano e magnésio, que também proporcionam um efeito sedativo. Por isso, coma mais bananas.

Mel: Duas colheres de mel com leite quente ou chá de ervas uma hora antes de dormir, além de delicioso, ajuda a relaxar e a preparar o corpo para o sono. O mel possui a capacidade de diminuir o estado de alerta do organismo e a acalmar.

Semente de gergelim: Rica em vitamina B6, é fundamental para conversão do triptofano em serotonina. Também é rica em cálcio, que ajuda na saúde dos ossos.

Arroz integral: É fonte de carboidrato de boa qualidade, que também é importante para regulação de serotonina e melatonina. Uma dieta pobre em carboidrato podem prejudicar essa produção.

Aveia:  Também é uma boa fonte de carboidrato. E não podemos esquecer que é rica em triptofano, além de ser fonte importante de fibras que ajudam na saúde intestinal.

 Amêndoa:  Rica em antioxidantes, é ótima para a saúde do coração e diminui o colesterol, já que é fonte de gorduras boas como o ômega 3. Esta substância também tem papel importante no sono.

Couve: É essencial no sono e no relaxamento muscular. Uma boa dica é fazer cubos de gelo de couve. Pegue as folhas de couve, bata com um pouco de água e coloque na forma de gelo. Passe a usar estes cubos ao invés de gelos normais. Ou seja, vai fazer um suco, bata com os cubos de couve!

Linhaça: Rica em ômega 3, que ajuda na regulação dos neurotransmissores, a linhaça melhora, não só o sono, mas o humor, a ansiedade, a irritabilidade e a depressão, além de ser um poderoso anti-inflamatório. Auxilia também no tratamento para perda de peso.

Salmão: Outra fonte rica em ômega 3. Vale destacar que o salmão também é fonte de B12, vitamina essencial na conversão do triptofano para serotonina.

Maracujá:  Tem efeito calmante e pode auxiliar no relaxamento antes de dormir, além de ser fonte de vitaminas do complexo B. Que tal um suco de maracujá com uma pedrinha de gelo de couve? É tiro e queda!insonia-insonia

Espinafre: possui taurina que reduz o estresse e o ácido fólico (vitamina B9) um antidepressivo natural.

 Laranja: possui vitamina C que ajuda a reduzir o cortisol, hormônio relacionado ao estresse.

Peixes: possui taurina que reduz o estresse.

OUTROS CUIDADOS: Tente se levantar e ir para a cama todos os dias no mesmo horário. Só vá para a cama quando estiver com sono. “Ficar se revirando na cama só deixa a pessoa mais ansiosa por não conseguir dormir”. Pratique atividades físicas sempre de manhã e duas vezes por semana, pelo menos. Não deixe nenhum eletrônico ligado no quarto. Nada de ver TV, usar o computador ou celular antes de pegar no sono! À noite, evite tomar café ou bebidas alcoólicas ou comer chocolate. Eles têm propriedades estimulantes, que atrapalham o sono. E esqueça as carnes vermelhas no jantar: como a digestão é mais demorada, você corre o risco de passar a noite sem pregar o olho.

 

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: