Scroll Top

hortalicia

OS 6 BENEFICIO DA ACELGA PARA A SAÚDE

Apesar da acelga ser uma das verduras  conhecidas mais antigas, apreciada lá pelos escritores gregos há mais 2.500 anos, há quem considere simples, comum ou de pouco valor. Mas a acelga continua aí, atraente, com seus grossos talos brancos e suas folhas brilhantes, esperando que os humanos  saibam reconhecer suas propriedades dietéticos.

Propriedades e indicações: Destaca-se por seu conteúdo em provitamina A e em ferro. Estas são suas indicações mais importantes.

Obesidade: A acelga tem a propriedade de satisfazer o apetite com pouco aporte energético ( aproximadamente 20 Kcal/ 100 g). Em qualquer de suas formas de preparo as acelgas constituem um prato ideal, especialmente no jantar, para aqueles que desejam emagrecer.

Depurativo e alcalinizante do sangue: Por sua riqueza em sais minerais.alcega-alcega

Digestiva e laxante: Recomendada em caso de gastrite, prisão de ventre e hemorroidas.

Anemia: Devido a seu elevado conteúdo em ferro. As acelgas contém bastante ácido oxálico, embora menos que o espinafre . Por isso deve ser usada com moderação em casos de cálculos ou litíase renal. O caldo de acelga e de outras verduras tem um notável efeito alcalinizante sobre o sangue e os tecidos corporais, devido á sua riqueza em sais minerais de reação alcalina. Por isso, favorece a eliminação dos resíduos tóxicos do metabolismo, que são de caráter ácido, como ácido úrico. alcega1

Modo de preparo: Folhas, fervidas ao vapor ou refogadas e temperadas com azeite e limão constitui um prato leve e muito saudável.

Folhas tenras: Podem ser consumidas cruas em saladas.

Talos: Segundo alguns, a melhor parte da acelga. Podem ser cozidas, empanados ou usados em sopas de verduras.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: