Scroll Top

Frutas

OS 6 BENEFICIO DA NÊSPERA PARA SAÚDE

Propriedades e indicações: Alguns têm uma pequena decepção ao abrir uma nêspera  e comprovar que quase a metade de seu volume é ocupada por sementes. No entanto, mudam rapidamente de ideia ao saborearem a suculenta polpa do fruto, embora essa ocupe só uma parte do volume total. Os açúcares frutose e levulose representam 10,4% da parte comestível. O conteúdo de gorduras e proteínas é mínimo .  A vitamina A é a mais abundante, as vitaminas do complexo B, a C e a E estão presentes, ainda que em pequenas quantidades. Quanto aos minerais, a nêspera aporta quantidades significativas de ferro, cálcio e magnésio, embora o mineral mais abundante seja o potássio. Em conjunto, a nêspera aporta poucas calorias, mas água abundante e sais minerais,que reforçam sua ação diurética. É rica em taninos de ação adstringente, assim como em numerosas substâncias aromáticas de tipo tri terpênico, das quais dependem suas propriedades antidiabéticas.

Diabetes: Pesquisas realizadas na universidade Frederico II, de Nápoles, Itália, comprovaram que os extratos de nêspera conseguem reduzir os níveis de glicosúria (açúcar na urina) em ratos diabéticos. O efeito antidiabético da nêspera também foi comprovado em humanos, segundo pesquisas realizadas na universidade Autônomo do México. Cabe, pois, recomendar o consumo abundante de nêspera em caso de diabetes. Como ocorre com outras frutas, o fato de conter açúcar não a faz inapropriada para os diabéticos, como se poderia pensar.nespare

Afecções hepáticas: A dieta de nêspera na primavera tem sido usada com bons resultados em caso de afecções hepáticas crônicas: hepatite, degeneração gordurosa do figado e cirrose. Pode ser repetida a cada duas ou três semanas. Com a dieta de nêspera consegue-se descongestionar o figado e reduzir seu volume quando está aumentado. Igualmente, diminui a ascite , que costuma acompanhar as degenerações hepáticas.

Diarreia de tipo infeccioso: (gastroenterite,enterocolite e colite). Tem uma suave ação adstringente e normalizadora do transito intestinal, uma vez que hidrata e restitui os minerais perdidos. É muito recomendável como primeiro alimento sólido depois de jejum ou de dieta líquida que deve ser feita em toda a diarreia infecciosa. Pode-se consumir até um quilo diário de nêspera bem maduras, desde de que na estação em que ela é disponível.

Afecções renais: A nêspera é um bom diurético que aumenta a produção de urina e facilita a eliminação de pedrinhas e sedimentos úricos dos rins. Recomenda-se em caso de gota, excesso de ácido úrico, cálculos ou pedrinhas, assim como na insuficiência renal por sua escassez em proteínas e seu teor de minerais.Medlars

Resfriado comum: Está comprovado que um dos tipos de substâncias que a nêspera contém, os esteres tri terpênicos possuem uma notável ação antiviral, especificamente contra os rinovírus causadores do resfriado comum. Convém, pois, consumir nêspera abundantemente na primavera, por sua ação preventiva e curativa dos resfriados. Infelizmente, essas substância antivirais da nêspera não atuam contra o vírus da Aids.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: