Scroll Top

Frutas

Os 6 Beneficio do Abacaxi para a saùde

abacaxiConta a història que em 1. 493 os habitantes da ilha antilhana de Guardalupe ofereceram o  abacaxi a Cristovão-Colombo,  que  pensou que se tratasse de uma variedade de alcachofra.  Ao  provar a delìcia de sua polpa, levou-o para a Espanha, de onde foi se estendendo pelas regiões tropicais da Àsia e Àfrica. No sèculo 19 começou a ser cultivado  nas ilhas do Havai, convertidas hoje em um dos principais produtos mundias.

Propriedades e indicações: Bem madueo, o abacaxi contèm em torno de 11 % de carboidratos, a maior parte dos quais são açùcares. Quanto às gorduras e proteìnas, seu conteùdo è desprezivel. As vitaminas mais abundantes no abacaxi são a C, a B1 e a B6. È tambèm uma boa fonte de falatos. Entre os minerais, destaca-se o manganès, como seguido do cobre,  potàssio, magnèsio e ferro.

Àcido citico e màlico: São os responssàveis pelo seu sabor àcido, e como ocorre com os citricos, potencializando a ação da vitamina c.

Bromelina: A bromelina atua no trato digestivo desfazendo as proteìna e facilitando sua digestão, igual ao que faz a pepsiana, enzima produzida no estômago que faz parte do suco gàstrico. O abacaxi constitui uma fruta muito suculenta, saborosa e rica em certas vitaminas e minerais. Muitos a consideram uma sobremesa ideal, por facilitar a digestão de outros alimentos. Hipocloridria ( diminuição de sucos), que se manifesta por digestão lenta e peso de estômago. Ptose gàstrica ( estômago caido) causada pela incapacidade do estômago para esvaziar seu conteùdo (atonia gàstrica)

Obesidade: O abacaxi ou suco fresco, tomado antes da refeição, reduz o apetite (efeito saciador) e constitui um bom complemento nas dietas de emagrecimento. Alèm disso è ligeiramente diurètico ( favorece a eliminação da urina)

Esterelidade: Essa fruta è um dos alimentos mais ricos em mangnès, oligoelemento, que intervèm ativamente na formação da cèlulas reprodutoras, tanto masculino como femininos. Por isso se aconselha na dieta dos que sofrem de esterelidade.abacaxi-abacaxi

Câncer no estômago: Tem-se comprovado que o abacaxi è um potente inibidor na formação de nitrosaminas. Essas substâncias de marcada ação cancerigena forma-se no estômago como consequência de uma reação quimica os nitritos e certas proteìnas contidas nos alimentos.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: