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OS 6 BENEFICIO DO ESPINAFRE PARA SAÚDE

O espinafre é rico em luteína e zeaxantina, dois carotenoide que previne a perda da acuidade visual devida à degeneração da mácula, o ponto mais sensível da retina. Este transtorno é a causa mais importante de cegueira na terceira idade. O espinafre é até mais efetivo que a cenoura na prevenção da degeneração senil da mácula da retina.

Descobrimos também novas aplicações dietoterapêuticas dessa excelente verdura, como sua ação protetora sobre a retina e visão.

Propriedades e indicações: O espinafre possivelmente é a verdura mais nutritiva que se conhece, apesar de só fornecer 22 calorias em cada 100 g.Seu teor de proteínas é bastante elevado para uma verdura, mais contém apenas hidratos de carbono e, gorduras. O poder nutritivo do espinafre concentra-se em sua grande riqueza de vitaminas e minerais, já que 100 g de espinafre proporcionam: Praticamente a totalidade de ácido fólico ou folato necessário diariamente.espinafre

Afecções da retina: Uma pesquisa muito minuciosa feita, comprovou que pessoas de 55 a 80 anos de idade que consomem espinafre habitualmente,apresentam um risco muito menor de sofrer perda de acuidade visual devido à degeneração macular. Recomendamos, pois, o consumo habitual de espinafre a todos os que desejam conservar sua acuidade visual, especialmente acima dos 50 anos.

Anemia:O espinafre contêm 2,71 mg de ferro/ 100 g, proporção que supera a da carne. Ainda que o ferro de origem vegetal seja absorvido com maior dificuldade que o de procedência animal, a presença de vitamina C, procedente tanto do próprio espinafre quanto de outros alimentos, favorece notavelmente a assimilação desse mineral. O suco fresco do espinafre é uma forma eficaz e tomá-lo em caso de anemia.

Aumento de colesterol: Foi comprovado em pesquisas com animal que as proteínas do espinafre impedem a absorção do colesterol e dos ácidos biliares. Seu consumo ajuda reduzir o nível de colesterol no sangue.

Gravidez: Pela riqueza em ácido fólico ou folato que previne certas malformações nervosas no feto, assim como por seu poder antianêmico, o espinafre é uma verdura ideal para as gravidas.espinafre-espinfre

Esporte e crescimento: Por sua riqueza vitamínica e mineral, espinafre constitui uma verdura muito recomendável para esportista e adolescente em fase de crescimento. As pesquisas confirmaram que o famoso marinheiro dos desenhos animados  tinha razão ao comer tanto espinafre para obter força física.

Preparo e utilização: Cozido a forma ideal é ao vapor, pois assim conserva a maior parte de suas vitaminas e minerais.

Congelado: Perde uma pequena parte da vitamina C, mas tem a vantagem da disponibilidade o ano todo.

Suco fresco: Meio copo ao dia antes do almoço ou jantar, tomado aos goles, é a dose recomendável.

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