Scroll Top

legumes

OS 7 BENEFICIO DA ABÓBORA PARA SAÚDE


Propriedades e indicações
: Poderia dizer-se que o grande valor nutritivo da polpa da abóbora deve-se, em parte, à sua composição, mas também ao que não contém: trata-se de um dos alimentos de menor taxa de gordura e sódio, dois inimigos declarados das artérias e do coração. O conteúdo em nutrientes da polpa da abóbora é muito reduzido: 6% de carboidratos, 1% de proteínas e praticamente nada de gorduras. Por outro lado, é rica em beta-caroteno (provitamina A) e em minerais como o potássio e o cálcio. Seu conteúdo em fibra solúvel também é destacável, o que se deve ao seu efeito de saciar o apetite. Todas as variedades de abóbora apresentam as mesmas propriedades hipo tensoras, diuréticas, laxantes e preventiva do câncer; de modo que estas são suas principais indicações.

Hipertensão arterial: A abóbora destaca-se por conter pouco sódio e muito potássio. As dietas ricas em sódio favorecem a hipertensão arterial, enquanto uma alimentação abundante em potássio atua como preventiva da hipertensão e de suas consequência negativas (trombose arterial ou apoplexia.). Os hipertensos podem comer abóbora diariamente, preparada de qualquer forma, mas sem acrescentar sal para não perder aspropriedades desse alimento. As dietas de um dia à base de purê de abóbora também são muito recomendáveis.abobra

Afecções coronárias e arteriosclerose: Os que sofrem de angina do peito ou os que já tiveram enfarte não deveriam deixar de comer abóbora pelo menos três vezes por semana.

Afecções renais: A abóbora atua sobre o rim como um diurético suave, aumentando a produção de urina e favorecendo a eliminação de líquidos do organismo

Afecções do estômago: A polpa da abóbora é capaz de neutralizar o excesso de acidez no estômago, devido à sua riqueza em sais minerais alcalinos. Também exerce uma função emoliente  (suavizante) e protetora sobre a mucosa (camada interna) do estômago. Seu consumo,especialmente em forma de purê de abóbora com leite de soja é indicado em caso de acidez do estômago, dispepsia (má digestão), pirose (acidez do estômago), gastrite e úlcera gastroduodenal.

Prisão de ventre: A fibra da abóbora é do tipo solúvel e atua como laxante  suave e não irritante sobre o intestino.

Prevenção do câncer: A abóbora contém três das substância de maior ação anticancerígena comprovada: beta-caroteno, vitamina C e fibra vegetal. Por isso, a família das abóboras, junto com a das couves, constituem os alimentos de maior ação anticancerígena.abobra- abobra

Dica de preparo: Assada ao forno parte-se ao meio ou em várias rodelas e leva-se para assar até adquirir cor dourada. Consome-se com mel ou combinado com fruta.

Cozida: Usada em sopa ou guisados.

Purê: Depois de cozida,amassa-se e mistura-se com leite de vaca ou leite de soja. Tempera-se a gosto ou adoça-se co mel.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: