Scroll Top

cereal

OS 7 BENEFICIO DA LENTILHA PARA SAÚDE

Propriedades e indicações: As lentilhas constituem um alimento concentrado; e é formado por água. Isso faz que sejam energéticas. Elas fornecem a maior parte da energia procede das proteínas e dos carboidratos, já que contem poucas gorduras. Com 100 g de lentilhas cruas (o suficiente para preparar um prato grande desse legume ou dois pequenos) satisfaz-se boa parte, ou até a totalidade, das necessidades diárias de vários nutrientes ( para um homem adulto).

Cobre: Tudo isso em um só prato de lentilhas. Assim não é estranho que Esaú tenha vendido sua progenitura para seu irmão Jacó, o patriarca bíblico, em troca de tão nutritivo prato. Embora as lentilhas ofereçam uma concentração tão alta desse nutrientes, são deficitária ou simplesmente carecem de outros. Ácidos graxos poli insaturados, devido a não conter gorduras de nenhum tipo; provitamina A, vitamina C e E; cálcio vitamina B 12 (como todos os vegetais). O consumo de lentilha é recomendável nos seguintes casos:

Anemia: As lentilhas são boa fonte de ferro, pois aportam 9 mg /100 g. Essa é uma quantidade muito superior à da carne e dos ovos. Além do ferro, as lentilhas fornecem grandes quantidades de outros nutrientes que contribuem para aumentar a produção de hemácias (globos vermelhos): os folatos (um fator vitamínico do grupo B ) e o cobre.

Prisão de ventre: A grande quantidade de fibra da lentilha,até excessiva para alguns intestinos sensíveis, atua como estimulante dos movimentos peristálticos do intestino.lentilha

Diabetes: Embora as lentilhas sejam muito ricas em carboidratos, esses liberam lentamente suas moléculas de glicose no intestino e não provocam subida brusca no nível de açúcar no sangue. Por isso é recomendada para dieta de diabéticos assim como todas as leguminosas, apesar de haver sido proibida antigamente.

Aumento do colesterol: A fibra das lentilhas elimina com as fezes o colesterol contido noutros alimentos, assim como os ácidos biliares que servem de matéria-prima para sua síntese no organismo. O consumo de lentilhas é conveniente para quem deseja reduzir o nível de colesterol.

Gravidez: As mulheres gestantes têm nas lentilhas ferro abundante para evitar a anemia da gravidez, fibra para facilitar a evacuação e folatos em grande quantidades para prevenir as malformações do sistema nervoso do feto.

Modo de preparo: Cozida: É a forma habitual de consumir as lentilhas. Pela ação de calor, as fibras de celulose tornam-se mais brandas, o que facilita a digestão; além disso, são destruídas as lectinas(proteínas tóxicas) comuns a todos os legumes crus. Podem ser consumido ensopadas, temperadas como feijão, ou cozidas e eliminado o caldo.

Purê: É mais fácil digerir que as lentilhas inteiras, especialmente se, ao elaborar o purê,eliminarem-se as cascas que as recobrem. Essas cascas contêm polissacarídios indigestos que provocam flatulências intestinais.beans

Farinha: Elaborada nos países do norte da África e no oriente médio. Utiliza-se misturada com a farinha de cereais, para aumentar o conteúdo de proteínas da dieta.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: