Scroll Top

hortaliça

OS 7 BENEFICIO DO PEPINO PARA SAÚDE

Comer um pepino é como tomar um copo de água, lá que 96% de seu peso é água. Um pepino de 250 g contém 240 g de água. Mas atenção! Isso não significa que carece de valor nutritivo. Os 10 g de matéria sólida que se encontram no pepino têm um grande valor biológico e poder curativo.

Propriedades e indicações: O pepino é um dos alimentos mais rico em água e por isso aporta apenas 13 Kcal/100 g. Sua proporção de proteínas e de carboidratos, assim como de gorduras é muito baixa. Também contém pequenas quantidades de provitaminas A e de vitaminas B, C e E. O elevado valor dietético terapêutico do pepino está em seus minerais, de reação muito alcalina. Contém potássio, cálcio, fósforo, magnésio e ferro, assim como diversos oligoelemento entre os quais se destaca o enxofre. O pepino possui as seguintes propriedades medicinais:pepino

Alcalinizante: Neutraliza o excesso de substâncias residuais de reação ácida que se produzem em consequência de uma alimentação rica em produtos de origem animal.

Depurativo: Facilita a eliminação das substâncias tóxicas que circulam pelo sangue, tanto por via urinária como através da pele.

Diurético: Aumenta a produção de urina no rins.

Laxante: Devido á sua elevada proporção de água (96%) e seu conteúdo em fibra solúvel, facilita a progressão das fezes no intestino. Estas são as principais aplicações do pepino.

Afecções da pele: O pepino hidrata a pele; contém enxofre necessário para o bom estado das sua células, das unhas e do cabelo; uma vez que limpa o sangue de substância tóxicas. Por isso recomenda-se incluí-lo na dieta de todos os que têm eczema,dermatose e psoríase. Aplicado localmente sobre a pele também favorece a beleza. Os melhores resultados são obtidos ao combinar a ação interna do pepino com sua ação externa sobre a pele.  Para isso pode-se aplicá-la: Fracionado diretamente sobre a pele. Cortado em rodelas finas e colocado sobre a zona afetada da pele.

Prisão de ventre: Devido á atonia intestinal.

Excesso de ácido úrico: E alimentação rica em alimentos de origem animal, já que facilita a eliminação de ácido úrico e outras substância residuais.Cucumber 'Straight Eight'; 'Heirloom Vegetable Garden' (Component)

 Obesidade: Devido a fornecer muito poucas calorias e porque produz certo grau de saciedade.

Diabetes: Por sua escassez em carboidratos e porque proporciona certa quantidade de vitamina e minerais.

Modo de preparo: Cru: É a forma ideal de consumir o pepino, como ele é colhido antes de amadurecer, deve-se mastiga-lo para evitar que seja indigesto. Pode ser usado em salada co azeite e limão, ou triturado juntamente com o tomate e outras hortaliças. Convém descasca-lo para evitar os resíduos de pesticidas no caso de não ser de cultura orgânica.

 

Vinagrete: Para isso, utiliza-se uma variedade de pepinos pequenos. Eles são conservados em sal e vinagre, o que os torna pouco saudáveis.

Cozido: Pode apresentar-se gratinado ao forno, em sopas ou cozido com outras hortaliças e com diversas verduras.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: