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OS 8 BENEFICIO DE GIRASSOL PARA SAÚDE

Propriedades e indicações: A semente de girassol contêm até 46% de gorduras, das quais se obtém excelente óleo culinário; 22% de proteínas, quantidade muito similar à carne até 8,3% de carboidratos. Quanto às vitaminas, carece praticamente de A e C, mas é um dos alimentos mais rico em vitamina E (superada só pela amêndoa) e vitamina B 1 (superada só pela levedura de cerveja e o gérmen de trigo. São muita ricas em minerais tais como o magnésio, ferro, igual à lentilha fosforo, e cálcio. Como pode deduzir-se de sua composição, trata-se de um dos alimentos mais concentrados em nutrientes oferecidos pela natureza, especialmente em gorduras, minerais e vitaminas B 1 e E. No entanto,apesar dessa grande riqueza nutritiva, as sementes de girassol são facilmente digeríveis, se bem mastigadas. O consumo habitual das sementes( naturalmente, sem sal) é indicado especialmente nos seguintes casos:

Arteriosclerose e afecções cardíacas: Os ácidos graxos essenciais das sementes de girassol (especialmente o linoleico) impede o progresso da arteriosclerose, ao diminuir o nível de colesterol no sangue. A vitamina E que as sementes de girassol contêm em abundância é um poderoso antioxidante, que evita a deterioração das artérias. Também diminui a agregabilidade plaquetária e exerce uma ação preventiva contra trombose e o enfarte do miocárdio.girassol-girassol

Excesso de colesterol: O consumo de sementes de girassol, especialmente quando substitui o de outros alimentos gordurosos ou ricos em calorias, exerce um notável efeito redutor do nível de colesterol. Esse mesmo efeito se produz consumindo óleo de girassol.

Afecções da pele: O ácido linoleico e a vitamina E aumenta a elasticidade da pele, protegendo as células contra os efeitos do envelhecimento (ação antioxidante). O consumo de sementes de girassol é recomendado em caso de eczemas, pela rachada ou ressecada e dermatites em geral; fortalece as unhas e o cabelo, conseguindo reduzir o número de cabelos brancos.

Afecções nervosas: As sementes de girassol contêm tanta vitamina B 1 como o gérmen de trigo. Os que sofrem de estresse, depressão, insônia ou nervosismo encontrarão uma boa ajuda com essas sementes.

Diabetes: As sementes de girassol são muito bem toleradas pelos diabéticos e constituem um alimento nutritivo que não deveria faltar em sua dieta.

Aumento das necessidades nutritivas: As sementes de girassol constituem um alimento muito rico em calorias e nutrientes essenciais, apropriado, para mulheres grávidas ou que estão amamentando, esportistas, anêmicos, desnutridos, convalescente de doenças debilitantes e, em geral, a todos aquele que necessitam de maior aporte nutritivo.

Afecções cancerosas: São numerosas as pesquisas tanto de caráter epidemiológico como experimental que demonstram que a vitamina E exerce uma ação preventiva do câncer, e possivelmente curativa em certos casos.

Modo de preparo: Cruas; A melhor forma de comer as sementes de girassol é depois de terem ficado a secar durante uns dias espelhadas sobre a superfície lisa.girassol

Tostadas: São mais saborosas, mas se o tempo para tosta-la for muito longo perdem partes de suas propriedades.

Amassadas em purê: Depois de retirar a casca, trituram-se as sementes até formar uma pasta homogênea. É a forma ideal para crianças, velhos e pessoas com problemas de dentição.

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