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hortaliça

OS 8 Beneficio do Pimentão Para saúde

Propriedades e  indicações: Os pimentões contém uma porcentagem escassa de proteínas e carboidratos e gorduras. Por isso aportam pequenas quantidades de vitaminas  do grupo B, vitamina E e de todos os minerais. Mas em sua composição destacam-se principalmente duas vitaminas.

Provitamina A (beta- caroteno), com metade das necessidades diários desta vitamina para um homem adulto.

Além de beta- caroteno, que se transforma em vitamina A no organismo, o pimentão também aporta  outros  carotenóide é muito abundante no tomate e, mesmo que não se transforme em vitamina A, é um potente antioxidantepimentao- pimentao.

Vitamina C: O pimentão vermelho aporta quase quatro vezes mais vitamina C que o limão ou laranja. O pimentão destaca-se também por outras substância não nutritivas.

Flavonoides: São potentes antioxidantes que atuam como antinflamatório e protetores do sistema circulatório.

Capsacina: É a substância responsável pelo ardor. Os pimentões doces a contém em proporção de dez vezes menos que os picantes. Em doses baixas, como as dos pimentões doces, a capsacina é aperitivo e estimulante digestiva, embora, em doses elevadas, seja rubefaciante.

Fibra vegetal: Contribui, juntamente com a capsacina, para ação laxante do pimentão.

Afecções do estômago: Por uma ação aperitivo, estimulante da produção de sucos gástricos e antinflamatório, o pimentão é conveniente a todos os que padecem de má digestão devido a insuficiência de sucos gástricos ou á autonomia digestiva.

Prisão de ventre: O pimentão é um laxante suave e tem ação contra flatulência. Diabetes e obesidade: Devido o seu caso aparte de carboidratos e de caloria, o pimentão é muito tolerado pelos os diabéticos e convém a dieta dos obesos.

Preventivo do câncer digestivo: Por sua extraordinária riqueza em vitaminas oxidantes A e C, que protegem as células da ação de mutação das substâncias cancerigem, o consumo habitual de pimentões contribui para evitar o câncer, especialmente dos órgãos digestivas.

Sugestão de preparo:

Cozido: A forma mais saudável de processa-lo é assado ao forno, Frito muito indigesto pela grande quantidade de óleo que obsove.

Uma vez assados, pode – se temperar com um pouco de azeite, sal, limão, alho e salsinha.

As membranas e as sementes que recobrem podem dar um sabor amargo, por isso convám eliminá-las.

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