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OS 9 BENEFICIO DO CENTEIO PARA SAÚDE

Propriedades e indicações: O centeio tem uma composição semelhante à do trigo,ainda que contenha mais proteínas e fibra. Seu fornecimento de energia é de 331 Kcal/ 100 g, também próximo ao do trigo(335 Kcal/100 g. Embora careça de provitamina A, de vitamina C e B 12 como todos os cereais, contêm uma boa proporção dos nutrientes restante. Com exceção de gorduras e cálcio, que não são abundantes como os outros.

Carboidratos: Formam a maior parte do grão(55,2%), como amido como seu principal constituinte. No centeio, mais que nos outros cereais, os grânulos de amido estão encerrados num fino tecido de celulose. Isso torna sua digestão intestinal lenta, com o que as moléculas de glicose que o formam se libertam pouco a pouco. Desse modo, o centeio não provoca aumentos bruscos no nível de glicose do sangue, sacia bastante e é muito bem tolerado por diabéticos.

Proteínas: É bastante rico em proteínas, mais que o trigo, embora contenha menos quantidade de gluteína e gliadina, proteínas que formam o glúten. Por isso, o pão de centeio é menos esponjoso que o de trigo.

Vitaminas: O centeio é uma boa fonte de vitamina B 1, B 2, B 6, niacina e folatos. Como carece de provitamina A e de vitamina C, é bom combina-lo com frutas e hortaliças frescas, ricas nessas vitaminas.centeio

Minerais: É bastante rico em fosforo, magnésio, ferro, assim como,zinco, selênio e outros oligoelemento. No entanto, é pobre em cálcio. Essa é outra boa razão para comê-lo com leite ou outros produtos lácteos Com 100 g de centeio,satisfaz-se mais da quarta parte das necessidades diárias de ferro e mais da terça parte das de magnésio. Tudo isso sem nenhum conteúdo de sódio. O centeio é um cereal tanto ou mais nutritivo que o trigo, ainda que não tão fácil de digerir. Seu consumo é recomendável especialmente nos seguintes casos:

Arteriosclerose e afecções coronárias: O centeio proporciona elasticidade às paredes arteriais, fluidifica o sangue e favorece a circulação. Na realidade, esse efeito preventivo sobre a degeneração das artérias é comum a todos os cereais integrais, embora tudo indique que o centeio o exerça com mais intensidade, Seu conteúdo em antioxidantes,como a vitamina E e o selênio, e sua riqueza em fibra celulósica explicam,em parte, essa propriedades. Os que sofrem de arteriosclerose em qualquer das suas localizações, especialmente a coronária, que se manifesta como angina do peito ou enfarte do miocárdio, serão beneficiados com o consumo regular de centeio.

Hipertensão arterial: Por sua ação favorável sobre as artérias e por seu baixo conteúdo em sódio, o centeio também convém aos que sofrem de hipertensão. Se consumido em forma de pão, é preferível que não contenham sal.

Prisão de ventre: A riqueza em fibra celulósica, na maioria insolúvel, faz o centeio extremamente útil na dieta dos que sofrem de constipação.centeio-centeio

Prevenção do câncer de cólon: Além de evitar a prisão de ventre, que já é um fator de risco para o câncer de cólon, está comprovado que o pão de centeio, mais que qualquer outro, reduz a concentração de ácidos biliares litocólico e desoxicólico no intestino. Esses ácidos, que se eliminam com a bílis, atuam como cancerígenos sobre a mucosa intestinal, e também potencializa a ação de outros indutores do câncer que possa haver no intestino,procedentes especialmente da carne. Dessa forma, o consumo habitual de centeio convém ás pessoas que estão na faixa de alto risco de sofrer câncer de cólon, assim como as que já foram operadas, para evitar recidivas.

Modo de preparo: Grãos inteiros: Ainda que sua casca farelo seja muito dura, pode-se comê-lo em forma de flocos, ou após deixa-los de molho crus, formando parte do muesli.

Cozido: Apos algumas horas de molho, cozinha-se como arroz. Recomenda-se faze-lo na panela de pressão para evitar que endureça.

Farinha: Não é tão rica em glúten como a do trigo, mas, ainda assim, é utilizada em panificadora . O pão de centeio é mais denso que o de trigo, pois como tem menos glúten , a massa sobe menos. Normalmente, mistura-se a farinha de centeio com a do trigo.

 

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