Scroll Top

hortaliça

Os 9 Beneficio do Tomate Para Saúde

Depois da batata, o tomate é a planta da família das Solanáceas mais difundida e cultivada em todo o mundo. Sua semelhança com os frutos vermelhos da beladona, planta tóxica que também pertence à mesma família botânica, fez com que fosse considerado venoso. Somente foi plenamente aceito na cozinha alemã.  Em nossos dias, o tomate foi redescoberto pelos especialistas em nutrição, que já que já haviam vistos nele muito mais que um ingrediente para as saladas,ou molho saboroso para certos pratos. O poder curativo que o tomate mostra em muitos transtornos, assim como sua ação preventiva sobre certos de câncer, especialmente de próstata fazem desta hortaliça um autêntico alimento- remédio aceito por todo mundo.

Propriedades e Indicações: O tomate fresco é rico em água ; contém uma pequena proporção de carboidratos, proteínas e gorduras. O carboidratos são formados principalmente de glicose e frutose. Em conjunto, esses nutrientes aportam uma das cifras mais baixas de todos os alimentos vegetais inferior até ao dos aspargos . Quanto ás vitaminas, a mais abundante é a C, quantidade inferior à da laranja mas suficiênte para fazer do tomate um bom antiescorbuto.tomate- tomate

As vitaminas B1, B2 e B6,  niacina e folatos estão todos representados em quantidades significativa. A provitamina A está presente embora em quantidade inferior à cenoura ou à manga. O tomate é uma boa fonte de ferro, pois em igual peso contém quase nove vezes mais desse mineral que o leite , ainda que quase três vezes menos que o ovo. Um tomate  médio contém o mesmo ferro que um ovo de tamanho normal.

Fibra vegetal:  Contém uma pequena quantidade  de fibra de tipo solúvel que se encontra na polpa e, especialmente, na substância mucilaginosa que as sementes. A fibra contribui para a ação redutora sobre o colesterol sanguíneo e seu suave efeito laxante.

Ácidos orgânico: Especialmente o málico e oxálico, que contribuem para seu sabor peculiar. À medida que o tomate amadurece, diminui sua concentração de ácidos e aumenta a de açucares. Apesar do tomate ter um gosto ácido devido a essas substâncias, acontece o mesmo que ocorre ao limão: produz um efeito contrário, ou seja, uma alcalinização no sangue, nos tecidos orgânicos e na urina.

Licopeno: É o pigmento vegetal pertencente ao grupo de carotenóides, que dá a típica  cor vermelha ao tomate. Diferentemente do beta-caroteno, o licopeno não se transforma em vitamina A. Devido a isso, durante um tempo se pensou que licopeno não importância fisiológica. O licopeno normalmente está presente no sangue humano. Juntamente com o beta- caroteno, é o carotenóide mais abundante no organismo humano. Também se encontra nos testículos, na próstata e nas glândulas supra- renais. Intervém nos mecanismo de controle do crescimento celular.

Afecções da próstata: Foi comprovado que os homens que habitualmente consomem tomate fresco, assim como o molho ou suco de tomate, apresentam um risco menor de sofrer de câncer de próstata. O consumo habitual de tomate em qualquer forma mostra-se como um importante fator preventivo do câncer de próstata, um dos mais freqüentes nos homens. Além de evitar a degeneração cancerosa de suas células, o tomate pode reduzir também o crescimento excessivo desta glândula, tão frequente entre os homens de mais de cinquenta anos.

Depurativo: O tomate é um grande alcalinizador do sangue, que neutraliza e facilita  a eliminação dos resíduos metabólicos, que em sua maioria são de natureza ácida. Também é diurético e facilita o trabalho dos rins. Seu uso habitual é muito recomendável para limpar o sangue.tomato

Depressão imunológica: Por sua riqueza em vitaminas e minerais e sobretudo em carotenóides antioxidante, o tomate é um estimulante natural das funções imunológicas. Aumenta as defesas antiinfecciosas do organismo, que são as que finalmente elimina  os agentes infecciosos.

Arteriosclerose: Por sua ação antioxidante, o tomate evita a oxidação do colesterol transportado pelas lipoproteínas de baixa densidade, ocasiona o estreitamento e endurecimento das artérias. O tomate é muito útil como preventivo para todos os que têm transtornos da circulação arterial.

Afecções cancerosas: Já se comentou que o consumo de tomate protege contra o câncer de próstata. O consumo habitual tomate previne igualmente o câncer da boca, esôfago, do cólon e do reto. Altamente protetor em todo o tipo de câncer do aparelho digestivo.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: