Scroll Top

Dicas de Saúde

Os Benefícios da Planta Assar Peixe a Saúde

planta assa peixe, tem nome científico :Vernonia grandiflora less. Essa é planta de origem brasileira. É uma erva bastante usada em circunstância medicinais. A assa peixe é uma planta silvestre, encontrada com facilidade nos cerrados de cidades como : São Paulo, Mato Grosso, Minas Gerais e Goiás. Amplia-se com simplicidade em terrenos de pastagem, em solos que são pouco férteis, nas beiras de estradas, nos lugares abertos entre outras localidades. Por essas razão  a assa peixe é conhecida como daninha (esse termo indica que o seu nascer pode afetar de forma negativa a plantação). Ela pode ser comprada em lojas de produtos naturais e também em farmácias de manipulação. Conhecida como: assa peixe branco, cambará branco, cambará guassú, estanca sangue, mata pasto, erva preá e outros.

Também conhecida como cambará branco, chamarrita, mata pasto e enxuga, a planta assa peixe é um arbusto que chega a alcançar os três metros de altura. Comum em cerrados, a planta multiplica-se facilmente em solos poucos férteis, e é considerada como erva daninha em algumas culturas. Dizem que o mel produzido por abelhas em regiões próximas à esse arbusto é suave e delicioso, com sabor semelhante ao mel de laranjeira.assar-peixe

Origem

A assa peixe, cientificamente chamada de Vernonia grandiflora less, é uma planta originária do Brasil é muito utilizada medicinalmente. Esta planta silvestre é facilmente encontrada nos cerrados de São Paulo, Mato Grosso, Minas Gerais e Goiás. Multiplica-se facilmente nos terrenos de pastagem, em solos que são pouco férteis, nas beiras de estradas, nos lugares abertos entre outros. E é por isso que em certos lugares essa planta é considerada como daninha. Ela pode ser comprada em lojas de produtos naturais e também em farmácias de manipulação. Conhecida como: assa peixe branco, cambará branco, cambará guassú, estanca sangue, mata pasto, erva preá e outros.

Características

É um arbusto anual ou bianual, que é muito comum nascer nas beiras de estradas. A assa peixe pode chegar a atingir 3 metros de altura, suas folhas são alternas, pecioladas e ásperas. Possuem um tom de verde-escuro e cima e um verde-pardacento em baixo. O fruto-semente desta planta é pequeno e escuro, seu plantio é feito através das sementes em solos pouco férteis.

Propriedades e benefícios

Entre seus princípios ativos estão alcaloides, glicosídeos, flavonoides, óleo essencial e sais minerais. Seus benefícios envolvem ação antiasmática, antigripal, anti-hemorroidária, antilítica, balsâmica, béquica, diurética, expectorante, hemostática e tônico pulmonar.

Benefícios da infusão

  • A infusão do assa peixe serve como diurético e para os cálculos renais. A dosagem recomenda é que seja fervido 6 folhas picadas em um litro de água, por um tempo de mais ou menos dez minutos e beba durante o dia, até 4 xícaras.
  • Tratamento da tosse: fazer gargarejos com o chá morno 3 vezes ao dia;
  • Tratamento da bronquite: tomar o chá adoçado com mel 3 vezes ao dia;
  • Acaba com dores musculares: fazer compressas com o chá morno sobre a parte do corpo dolorida.
  • A infusão do assa peixe serve como expectorante e é eficaz no tratamento da bronquite. A dosagem recomendada é que seja despejada sobre duas folhas de assa peixe, uma xícara de água fervente, após amornar, adoçar com mel e tomar de uma a três xícaras ao dia, por tempo de até 3 dias.

Chá de assa peixe

Ingredientes

  • 3 g (1 colher de sopa) das folhas do assa-peixe picadas
  • 150 ml (1 xícara de chá) de água

Modo de Preparo:peixe-planta

Primeiramente ferva a água. Depois adicione as folhas bem picadas, mantenha abafado por 10 minutos, coe e reserve.

Contra indicações : O chá de assa peixe não pode ser servido a mulheres gestantes ou que estão no período da amamentação. Lembre-se que qualquer erva pode se tornam prejudicial à saúde.

 

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: