Scroll Top

Dicas de Saúde

Os Benefícios das Ervas em Cada Fase da Vida

Para sua idade . Saiba quais ervas são indicada em cada fase da vida.

Durante as etapas da vida, o organismo passa por variados processos, necessitando de quantidades e tipos de nutrientes diferentes. Porém, manter uma alimentação saudável e balanceada é uma atitude a ser seguida por todas as idades. As ervas detox potencializam o processo de desintoxicação do organismo, que já ocorre naturalmente através do fígado, contribuindo para a perda de peso, celulite, desaparecimento de infecções, diminuição da ansiedade  e outros problemas que podem ser relacionado á alimentação. Confira o que cada idade precisa consumir para eliminar de vez todos esses problemas.

20 Anos: Nessa fase, o organismo responde corretamente a todos os estímulos, inclusive os alimentares. É comum na idade sofrer com o sono desregulado, o que colabora para o aumento do consumo de calorias, em especial com a ingestão de Fast food, o que pode contribuir para o ganho de peso. O ideal é tentar substituir essas refeições por lanches naturais feitos com pão integral, proteínas magras e muita salada. Todos os chás conhecidos por seu poder detox podem ser consumidos por esta faixa etária, como o hibisco, chá verde, erva-cidreira, hortelã, cavalinhas, dente-de-leão e fucus.erva

30 Anos: Aqui, a maior preocupação alimentar deve ser com o estresse. Além do esgotamento físico e psicológico, ele pode promover um aumento de peso, pois libera cortisol, hormônio que gera o acúmulo de tecido adiposo. Nessa idade, o metabolismo diminui, o que acarreta em menor queima de gordura. Procure alimentos saudáveis, de baixo teor calórico, que tenham poder desintoxicante e ajudem no aumento da queima de calorias. Ervas detox também são bem-vindas nos 30 anos e todos estão liberados.

40 Anos: Há uma queda brusca no metabolismo nessa etapa, interferindo na queima de carboidratos e gorduras. O recomendado é não ultrapassar o prazo de três horas sem comer, pois isso diminui ainda o gasto de calorias, e não fazer dietas que excluem nutrientes como proteínas, carboidratos e gorduras boas, essenciais para o funcionamento adequado do organismo. Para as mulheres, é interessante tentar reduzir os efeitos da pré-menopausa, buscando alimentos como linhaça, que tem lignina, composto químico semelhante ao estrógeno, o consumo de ervas desintoxicantes também é liberado para essa idade.

50 Anos: Este é um período mais delicado e deve valorizar uma alimentação rica em nutrientes e substâncias benéficas para a saúde. Devem ser levados em conta alguns fatores, como: estado de saúde físico, mental e emocional, hábitos alimentares anteriores, além de alterações na capacidade de mastigar, deglutir, digerir e absorver os alimentos. Ao envelhecer, aumenta a necessidade de ingerir alimentos com baixa calorias, pois o metabolismo é cada vez mais lento, assim como o consumo de alimentos ricos em cálcio, devido á osteoporose, proteínas e anti-inflamatórios. Beber chá detox também é uma boa saída para não engordar e reduzir o peso, porém, seu consumo deve ser moderado.

Ervas que desintoxicam.

Dente-de-leão: É digestivo, hipoglicemiante, diurética, anti-inflamatória, analgésica, antitrombótica e reduz o colesterol.ervas

Indicação: 1 xícara (200 ml) de chá 3 vezes ao dia

Fucus: tem ação laxativa, é diurética e rica em iodo.

Indicação: 1 a 2 g de fucus seco 3 vezes ao dia.

Cavalinha: é diurética, desintoxica e é hepática.

Indicação: 1 colher (sopa) da folha em 150 ml de água 3 vezes ao dia

Hortelã: é anti-inflamatória e ajuda na digestão

Indicação: 2 colheres (café) da folha em 150 ml de água 3 vezes ao dia

Erva-doce: ajuda na digestão e é expectorante

Indicação: 1 xícara (200 ml) 3 vezes ao dia

Hibisco: é antioxidante

Indicação: 1 colher(sobremesa) da cálice da flor em 150 ml de água 3 vezes ao dia

Chá-verde: é antioxidante e termogênico.

Indicação: 1 xícara(200 ml) 3 vezes ao dia.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: