Scroll Top

chá de jurubeba chás dicas Dicas de Saúde jurubeba

Os Benefícios do Chá da Jurubeba para Baço

O chá de jurubeba tem inúmeros benefícios, a jurubeba é uma planta muito popular, podendo ser encontrada em diversas regiões do Brasil, sendo conhecida como juribeba, jurupeba, jupeba, jubeba, entre outros nomes. É facilmente identificada, possui pequenos frutos amarelos, folhas em formato de coração com certa penugem em sua parte inferior e extrema maciez na parte superior, e flores que podem variar entre as cores branca ou lilás.jurubeba

Para que serve a Jurubeba: A jurubeba serve para auxiliar o tratamento de doenças como: hepatite, contusões, gastrite, úlcera, anemia, acne, anorexia, azia, ressaca, tosse, bronquite, problemas de bexiga, cistite, contusão, febres, diabete, engorgitamento do fígado e do baço, estômago, erisipela, auxiliar no emagrecimento, feridas, gripe, hepatite, icterícia, malária, náusea, tumores abdominais e uterinos.

Propriedades medicinais do chá de jurubeba: O chá de jurubeba é lendário por oferecer proteção para o fígado quando uma pessoa come ou bebe demais, por isso é um dos remédios mais populares contra a famosa ressaca. Cada parte da planta possui propriedades anti úlceras e também pode combater tumores e ajudar a manter um coração saudável. A jurubeba também é capaz de aliviar a retenção de líquidos no organismo, assim como agir como um antipirético, aliviando estados febris. Suas ações protegem o trato gástrico e funcionam como estimulante digestivo, forçando a eliminação de gases. Por essas e outras, o chá de jurubeba é ótimo para ser consumido antes ou após as refeições. Ele acelera a digestão e estimula a função digestiva, além de fornecer alívio de azia, flatulência, dispepsia e combater úlceras no estômago. Para quem sofre de doenças hepáticas, o chá dessa planta pode ser eficiente, já que as propriedades que dão a ele um sabor amargo conseguem equilibrar, fortalecer e proteger o fígado. Além disso, acredita-se que o a bebida ainda atua para tonificar e fortalecer o coração. Outras condições de saúde relacionadas a inflamações também são tratáveis com chá de jurubeba, já que a planta possui propriedades anti-inflamatórias, que contribuem para a prevenção e a eliminação de pedras nos rins, por exemplo. Resumindo, tomar o chá de jurubeba regularmente pode prevenir inúmeras condições de saúde. Ele ainda pode atuar como um eficiente analgésico natural, e também hipotensor – que reduz a pressão arterial. Porém, em alguns casos é preciso ter cuidado na utilização desse chá, já que, como muitas plantas, é possível que não tenha o efeito desejado. Por exemplo, a planta não é recomendada para mulheres grávidas ou em fase de amamentação, assim como para aquelas que sofrem com pressão baixa. Há até mesmo quem diga que o chá diminui a fertilidade dos homens – embora não haja comprovação científica. Suas propriedades incluem ações anti-inflamatórias, descongestionantes, contra a febre, laxantes e contra o diabetes, além de purificar o sangue e desobstruir o fígado e o baço. Veja mais sobre essa planta e seus benefícios para a nossa saúde aqui:

Chá de jurubeba – benefícios: O chá de jurubeba é indicado para aliviar cólicas hepáticas, tonificar, fortalecer e equilibrar o fígado contra a comida ou álcool em excesso, sendo um remédio conhecido em todo o Brasil para tratar ressacas. Ajuda na digestão, no alívio das dores de estômago, tomando antes ou depois das refeições. O chá ainda pode ser usado como tônico cardiovascular, estimulante do apetite, diurético, para tratamento de anorexia, azia, bronquite, cistite, úlcera péptica, tosses, hepatite, hepatopatia crônica, ingurgitamento do fígado e do baço. Seus princípios ativos são os esteroides, saponinas, glicosídeos e alcaloides. Cada parte da planta contém propriedades anti úlceras e também pode combater tumores e auxiliar a manter um coração saudável. A jurubeba também é capaz de reduzir a retenção de líquidos no organismo, assim como atuar como um antipirético, reduzindo estados febris. A jurubeba possui propriedades medicinais anti-inflamatória, descongestionante, digestiva, diurética, contra febre, protetora do fígado, tônico vascular. Suas raízes e frutos são ricos em propriedades diurética, estimulante, laxante e tônica que é eficaz contra diabetes além de purificar o sangue e desobstruir o fígado e o baço. A árvore de jurubeba é uma das poucas que podem ser encontradas tanto no gênero macho quanto fêmea. A única diferença entre elas é de que a fêmea possui folhas maiores, dá frutos e sua árvore é razoavelmente mais alta do que a árvore de jurubeba macho. Suas propriedades diuréticas são fundamentais para quem sofre de infecções de urina recorrentes, sendo importantes também para quem deseja emagrecer, já que eliminando líquidos evita-se a retenção, e consequentemente se reduz também o inchaço e uma parte do excesso de peso.

Ingredientes Você vai precisar de:

  • 2 colheres (sopa) de folhas secas de jurubeba
  • 1 litro de água

Modo de preparo do chá de jurubeba: Para preparar adequadamente o chá de jurubeba, leve ao fogo duas colheres de sopa da planta triturada, juntamente com um litro de água. Deixe ferver por dez minutos, então abafe e aguarde amornar. Quando a temperatura estiver adequada para consumo, coe, adoce caso deseje e beba duas xícaras por dia.jurubeba-cha

Posologia: Tomar até 3 xícara do chá morno e não adoçado durante o dia. Evite fazer uso contínuo da erva e procure um especialistas caso não obtenha os efeitos desejados.

 

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: