Scroll Top

chá mão de deus chás dicas Dicas de Saúde planta mão de deus

Os Benefícios do Chá da Mão de Deus para Álcool

Também conhecida no Brasil como mini girassol ou margaridão, a mão de deus – uma planta herbácea com resultados surpreendentes no tratamento de várias doenças -, tem sido bastante usada na medicina popular. No Brasil pode ser encontrada em terrenos baldios e ao longo de rodovias. É considerada planta invasora, e por seu porte arbustivo, tem um uso um pouco diferente de outras floríferas de jardim. Em diversos países também é utilizada para a alimentação do gado, ovelhas e cabras, como complemento nutricional.mao-de-deus

Características da planta

  • Arbusto perene, vigoroso, ereto e ramificado.
  • Pode atingir até 3 metros de altura.
  • Suas folhas podem ser inteiras ou com vários recortes.
  • Possui grandes flores amarelas e vistosas.
  • Ela se propaga através da brotação de ramos, sementes e estacas.

Benefícios da Mão de Deus: Quanto aos seus benefícios, podemos citar vários, começando pela ajuda no tratamento de distúrbios gástricos e hepáticos. Ela também é anti-inflamatória, ameniza os dois tipos de diabetes (e atua na prevenção da mesma), trata dores de cabeça, atenua diarreias, acaba com a febre, atua no tratamento da malária e da ascaridíase. Talvez, seu maior benefício seja o poder de amenizar a síndrome da abstinência que atinge ex-usuários de drogas psicotrópicas (Álcool e fumo, por exemplo). Ela é muito utilizada através de seu chá, nesses casos. Os pacientes deste tratamento dizem que, enquanto utilizaram a planta, seus organismos sentiam-se enjoados só de pensar em utilizar álcool ou fumo. Muitos conseguiram superar o vício após o uso da Mão de Deus.

Mão de Deus – Propriedades: A mão de Deus é uma planta nativa da América Central, podendo ser encontrada em países da Ásia, África e América do Sul. Nos diferentes países está planta recebe inúmeros nomes diferentes, ela passou a ser conhecida popularmente pelos seguintes nomes : margaridão, mini girassol. Pode também receber os seguintes nomes : titônia, boldo-japonês, margaridão-amarelo, girassol-mexicano , flor do Amazonas e mão de Deus (o nome mão de Deus é o mais popular justamente por suas folhas serem recortadas o que lembra o formato de dedos). Essa planta tem várias outras utilidades em outros países. Na Cuba a planta é utilizada tratamento de contusões a partir de folhas maceradas com álcool, substituindo arnica. É também uma erva bastante usada na Colômbia para tratar dores localizadas e problemas no fígado por meio da decocção das folhas. Essa erva é bastante conhecida na China por auxiliar no tratamento da diabetes. No Congo é usada para tratar as diarreias usando apenas as folhas.

Benefícios do Chá da Mão de Deus: O chá da mão de Deus é aplicado nos seguintes tratamentos :
ascaridíase;

  • febre;
  • ascaridíase;
  • diarreias;
  • hepatite;

As propriedades da planta:  incluem o combate à diabetes (sendo incluso o tipo 2 da doença);
os extratos desta planta tem como benefícios no tratamento e na prevenção HIV; dores de cabeça; malária; os  extratos também podem ser utilizados nos tratamentos de hematomas e ferimentos;
as contusões são tratadas com um extrato feito a partir da maceração das folhas com álcool.
Existem pesquisas que afirmam que o chá da mão de Deus incluem em seus benefícios propriedades terapêuticas que agem no combate à malária. Inclui-se também propriedades antidiabéticas, ou seja, essa planta ainda ajuda no tratamento da diabete do tipo 2. Os extratos do chá da mão de Deus são possíveis combatentes do HIV. É usada de forma popular por pessoas que sofrem com síndrome de abstinência a drogas psicotrópicas, sendo elas álcool e cigarro, essa planta era usada para ajudar no tratamento destes dependentes químicos.

Mão de deus no tratamento do alcoolismo: A mão de deus é um arbusto perene, vigoroso, ereto e ramificado, que pode atingir até 3 metros de altura. Arbustiva e forrageira é muito usada em cercas vivas. As folhas podem ser inteiras ou com recortes. As flores são amarelas e lembram margaridas, mas também girassóis. Se propaga por meio da brotação de ramos, sementes e estacas. Seus principais benefícios estão no alívio que proporciona na síndrome de abstinência em doentes de alcoolismo, dependentes químicos e fumantes. Pesquisas apontam que os pacientes que usam a planta se sentem enjoados ao pensar em seus vícios e muitos dos pacientes que usaram esta planta em seus tratamentos conseguiram abandonar o vício. A forma mais utilizada da planta é o chá das suas folhas poderosas.

O chá de mão de deus pode ser feito a partir da mistura de 2 colheres (sopa) das folhas trituradas para um litro de água. Mantenha em fervura por 4 a 5 minutos e depois mantenha em infusão, tapado, por 10 minutos. A posologia é de até três xícaras ao dia, gelado ou em temperatura ambiente. Outras aplicações do chá de mão de deus é no combate a diarreias, dores de cabeça, malária, ascaridíase, febre e hepatite. Estudos recentes também apontam propriedades terapêuticas da planta no combate à diabetes (incluindo o tipo 2 da doença), e extratos da erva com benefícios contra o HIV. Os extratos das folhas ainda podem ser usados para tratar hematomas e ferimentos. Contusões são tratadas com um extrato feito a partir da maceração das folhas com álcool. Para o uso no tratamento da diabetes colhe-se umas 15 folhas da planta e tritura-se no liquidificador com um pouco de água, esprema o sumo coando em um pano bem limpo e coloque mais água. Esprema novamente até alcançar um líquido bem claro. Guarde a bebida em local fresco e protegido do sol. O líquido deve ser tomado três vezes ao dia, meio copo. Para o uso da mão de deus em tratamento para dependentes químicos, do álcool ou fumo, deve-se secar as folhas e triturá-las até que se transformem em pó. Depois de peneirado, deve ser guardado em vidros protegido da luz solar. Este pó deve ser colocado na ponta da língua, em pequenas pitadas, no momento em que sentir maior vontade de usar as drogas. O uso não deve ultrapassar seis vezes ao dia. Entretanto, o tratamento deve ser feito com cautela e não em períodos prolongados. Estudos toxicológicos recentes em ratos apontam que o uso oral e prolongado das folhas provoca lesões nos rins e no fígado. Por isso, estão se ampliando os estudos sobre a toxidade desta planta.cha-mao-de-deus

Receita do seu chá: A forma mais utilizada da planta é o chá, feito a partir das suas poderosas folhas. Veja a receita.

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa das folhas da planta trituradas
  • 1 litro de água

Modo de preparo: Coloque as folhas trituradas e a água para cozinhar por 4 a 5 minutos, a partir do momento em que a mistura levantar fervura. Depois que retirar do fogo, tampe e deixe repousando por 10 minutos. Coe e beba de 2 a 3 xícaras ao dia, na temperatura que preferir.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: