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Dicas de Saúde

Os Benefícios do Chá de Cereja para Saúde

A cereja é uma pequenina e avermelhada fruta que cresce em muitas regiões temperadas, como a Europa, as Américas do Norte e do Sul (principalmente nos Estados Unidos, Canadá e Chile) e na Ásia. Esta frutinha é muito nutritiva, pois contém proteínas, vitaminas A, do complexo B e C; minerais como cálcio e ferro, além de ser rica em substâncias antioxidantes como os taninos.

A cereja possui propriedades medicinais e, desde o tempo de nossas avós, as suas folhas e os seus talos são utilizados no preparo de um chá terapêutico, conhecido por ser útil no tratamento de infecções urinárias e na eliminação de toxinas, além de ajudar a regular os níveis de ácido úrico no sangue e controlar a pressão alta. A cereja pode ser consumida em sua forma natural, xarope, suco e chá.

Aqui esta as razões para incluí-los em sua dieta:

Anti-inflamatórias: as cerejas ganharam fama como um dos mais poderosos anti-inflamatórios da natureza, o que significa que elas são benéficas por várias razões. Devido às antocianinas das cerejas, os investigadores mostraram a sua eficácia contra os danos dos radicais livres e a inibição das enzimas ciclooxigenase, sendo melhor do que muitos químicos anti-inflamatórios.

Benefícios para a artrite: de acordo com a Arthritis Foundation, beber sumo de cereja misturado com água três vezes por dia pode ser benéfico para pessoas com artrite. Isto devido às suas propriedades anti-inflamatórias.

Saúde do coração: um estudo da Universidade de Michigan descobriu que uma dieta que inclui cerejas reduz todos os fatores de risco para a doença cardíaca, incluindo a inflamação, gordura corporal e colesterol.

Proteção contra o cancro: investigadores descobriram que as cerejas doces ajudam na luta contra o cancro, graças ao seu alto nível de um antioxidante chamado cianidina. A cianidina é um importante eliminador dos radicais livres e também pode promover a diferenciação celular, um processo importante na luta do organismo contra as células cancerosas.cereja

Fonte de Energia: Antocianina também é bom para o cérebro e tem sido comprovado que ajuda a melhorar a memória.

Rico em Betacaroteno: as cerejas são ricas em betacaroteno, que contém 19 vezes mais do que mirtilos ou morangos.

Ajuda no Sono: as cerejas contêm melatonina, uma hormona que regula os ciclos de sono do corpo.

Os benefícios da cereja

  • Devido à presença de flavonoides, substâncias conhecidas pelo seu efeito anti-inflamatório, a cereja ajuda a aliviar dores musculares;
  • Esta pequena fruta possui propriedades antioxidantes, além da presença de antocianina que auxilia na boa saúde do coração;
  • O cabo e/ou as folhas usadas na forma de chá atuam como um potente diurético e ajuda no processo de emagrecimento;
  • As fibras vegetais da cereja contém pectina, com um leve efeito laxante;
  • Os minerais presentes nesta fruta, tais como o enxofre, evita problemas vasculares e combate a ação maléfica dos radicais livres; o ferro evita a anemia; o fósforo combate a fadiga e as dificuldades de concentração; já o potássio é conhecido por evitar a hipertensão e o derrame cerebral;
  • Segundo um estudo publicado no início do ano de 2012, a ingestão de 30 ml de suco de cereja concentrado antes de dormir aumenta a duração e a qualidade do sono;
  • A cereja em sua forma de fruto é utilizada há muito tempo como um tratamento complementar para gota, por ser rica em antocianosideos.

Deixamos ainda algumas dicas:

Quando comer cerejas, não desperdice os pedúnculos ou pés. Estes têm imensas potencialidades, sendo muito utilizados em naturopatia. Assim, deixe secar os pés em ambiente seco, à sombra durante cerca de uma semana. Guarde-os depois num pote e utilize-os para fazer chá.

Utilize cerca de 50 gramas de pés de cereja por cada litro de água, deixando ferver por dez minutos. Este chá ajuda a combater infeções urinárias, pedras nos rins e vesícula biliar, ácido úrico e doenças reumáticas. Serve ainda de diurético.

Uma forma de rentabilizar o consumo de frutas é fazer compotas caseiras, mais saudáveis do que as industriais. Além disso poderá saborear as cerejas fora da época, no inverno por exemplo. Procure cerejas mais escuras e doces, de forma a poder reduzir a quantidade de açúcar na receita.

Pode ainda conservar as cerejas em calda, para utilizar em crepes, waffles, ou outras sobremesas, durante o ano inteiro. Pode ainda adicionar a calda de cerejas em pratos de caça, porco e aves. A imaginação é o limite.

As cerejas têm um tempo curto para consumo. Guarde-as no frigorífico sem lavar nem tapar. Deve lavá-las apenas imediatamente antes de as consumir. Nessa altura, retire primeiro os pés e depois coloque-as debaixo da água corrente, para remover todos os vestígios de produtos químicos.

São o snack perfeito para ingerir entre refeições e um aliado para perder peso, pois ajudam a eliminar toxinas e líquidos, têm poucas calorias e contêm fibra que sacia e combate a prisão de ventre.

Chá de Cereja

Você vai precisar de:

  • 3 colheres (sopa) de hastes de cereja secas
  • 1 litro de água

Modo de Preparo:

Para secar os cabinhos, o ideal é levá-los ao sol diariamente durante 1 semana. Depois disso, coloque as hastes em água fervente, abafe e deixe em infusão por 10 minutos.cereja-cereja

Posologia

O chá deve ser tomado em pequenas porções ao longo do dia.

Dica Natural

Sempre que possível, inclua as cerejas frescas em sua alimentação. Ela é pouco calórica e muito benéfica para a saúde. Já a cereja marrasquino, ou em calda, tem seus nutrientes reduzidos e ainda possui muito açúcar.

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