Scroll Top

dicas Dicas de Saúde exóticas planta

Os Benefícios do Chá de Ruibarbo para Saúde

Muito além das suas diversas utilidades e seus benefícios na alimentação, o ruibarbo também dispõe de diversas propriedades medicinais. O ruibarbo já era usado a há milhares de anos pelos chineses no tratamento de doenças. De acordo com a medicina mais popular, o ruibarbo tem efeitos digestivos e tem benefícios estimulantes para o fígado. Desta maneira, é recomendado no tratamento de distúrbios gástricos e da prisão de ventre. O chá do ruibarbo é feito com a planta e desta maneira funciona diretamente no alívio dos sintomas da menopausa, agindo antes de tudo nos calores anormais da menopausa. Saiba mais em : Benefícios do Chá de Ruibarbo.

Benefícios do chá de Ruibarbo
O ruibarbo tem o nome científico Rheum rhabarbarum ou Rheum x cultorum. O ruibarbo é uma planta perene que tem folhas grandes, no qual seus pecíolos (ou seja, os talos das folhas) são utilizados como alimentação. Se bem que eles tenham um sabor meio azedo, os talos do ruibarbo conseguem ser mastigados da mesma forma que os talos do aipo. Apesar disso, são em especial utilizados na confecção de alimentos com sabor doce, como, por exemplo : o recheio de tortas, geleias, compotas e outras sobremesas.O ruibarbo é uma planta arbustiva originária do Tibete e da China, onde é conhecida há mais de 3000 anos. Também conhecido como ruibarbo da china.

Como consumir?
Para tratamento de febre, queimaduras e feridas na pele, faça um chá de ruibarbo e aguarde até amornar. Em seguida, umedeça um pano limpo com ele. Aplique nas regiões afetadas. Não precisa enxaguar.

Para limpeza bucal e feridas na boca, o mesmo chá deve ser usado para bochecho uma vez ao dia.ruibarbo

Contraindicações
O consumo é contraindicado para pacientes com cálculo renal ou gota, uma vez que tem alto teor de oxalato. Além disso, mulheres gestantes ou em período de amamentação não devem consumir o ruibarbo sem orientação médica.

O consumo deve ser observado para quem o usa na alimentação, pois pode dificultar a absorção de ferro.

Atenção: antes de consumir qualquer medicamento natural ou industrializado, procure indicação médica.

Para uso medicinal, as indicadas são as espécies Rheum palmatum e Rheum officinale. A planta possui propriedades medicinais que podem trazer diversos benefícios para o organismo que a consome. No Brasil são conhecidos outros vegetais com o nome de ruibarbo, mas que não pertencem ao mesmo gênero de plantas e são nocivos. Entre eles estão o ruibarbo-do-brejo, o ruibarbo-da-guatemala e o ruibarbo-branco. Há cultivares que possuem pecíolos avermelhados e outros que possuem pecíolos verdes. O ruibarbo tem outras especies, na qual são utilizadas apenas para fins medicinais e não devem ser utilizadas como alimentação.

Outros benefícios do Chá de Ruibarbo
Na antiga medicina chinesa, a raiz do ruibarbo é usado na cura de doenças do estômago e utilizadas também no alívio das febres e edemas. O ruibarbo também é utilizado como laxante, antiflogístico (combate inflamações) e hemostático para o tratamento de obstipação, diarreia, icterícia, hemorragia gastro-intestinal, desordens menstruais, conjuntivite, lesões traumáticas, feridas e úlceras superficiais supurativas. O ruibarbo além disso pode ser aplicado externamente por queimaduras térmicas. É feito o uso em cataplasma ou compressas para febres, queimaduras, carbúnculos e feridas. O ruibarbo é usado em formal de líquido para auxiliar na limpeza bucal das feridas na boca. Variadas pesquisas apontam que essa planta também pode impedir a evolução das células cancerígenas.

O chá de ruibarbo quando não é fervido, em pequenas doses pode ter ação de laxante natural e adstringente. É utilizado de diversas maneiras para tratar complicações como, diarreia e age na eliminação dos vermes. O ruibarbo contém antraquinonas, elas quando contidas na planta auxiliam as propriedades laxativas e purgantes da planta juntamento com os taninos ajudam no equilíbrio desse efeito. A raiz dieta planta no momento em que é usado como laxante pode ser combinado com ervas carminativas, como o exemplo do gengibre e da própria hortelã.O chá de ruibarbo é feito de outra forma, diferente dos outros ele não é fervido, vez que algumas das suas propriedades laxativas são exterminadas quando feito esse procedimento.cha-de-ruibarbo

Chá de ruibarbo

Ingredientes

Um litro de água
Duas colheres de sopa do caule de ruibarbo

Modo de preparo

Em seguida, leve ao fogo e deixe cozinhar, após alcançar fervura, por cerca de dez minutos. Passado esse período, desligue o fogo e tampe, deixando repousar por mais cerca de dez minutos.Quando amornar, coe e consuma em uma dose entre duas e três xícaras por dia.

Contraindicações : Como já foi citado, o ruibarbo não pode ser consumido em excesso, pois o ruibarbo pode trazer problemas, alguns exemplos disso são os espasmos gastrointestinais dolorosos, que dão lugar a rectocolite, perda do potássio ou pseudomelanose cólica. O ruibarbo não é recomendado em casos de gravidez, lactância, menstruação, hemorroides, cistite, insuficiências renais ou cardíacas, entre outros.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: