Scroll Top

Dicas de Saúde

Os Benefícios do Chá do Couve para Gripe

Chá de couve para gripe: O vírus da gripe é um vírus que dura normalmente entre três a cinco dias, sendo por isso de curta duração, e que afeta geralmente as vias respiratórias. Este vírus causa na pessoa afetada uma sensação de má disposição, dor de garganta, febre, nariz entupido, tosse, entre outros que causam desconforto e por vezes impossibilitam uma vida quotidiana normal e ativa durante estes dias.

É de sabedoria popular, já há muito tempo, e comprovado cientificamente que a laranja (vitamina C) é um poderoso aliado no combate a este vírus, no entanto muitas pessoas não sabem que a couve contém maior quantidade de vitamina C do que a laranja. Além disso, a couve é rica em ferro, que o organismo não absorve facilmente quando é proveniente de origem vegetal, mas esta absorção é facilitada se existir vitamina C. A couve é um importante antioxidante e potencia a saúde gastrointestinal, chegando a ser importante na prevenção do cancro do cólon e aumentando o sistema imunológico, sendo rica ainda em ácido fólico, que é bastante importante para o sistema nervoso e betacaroteno.

Já falamos do benefício do chá de couve para outras maleitas do nosso organismo mas, mais uma vez, este chá demonstra ser um poderoso elixir também contra a gripe. Para o fazer necessitará de couve (80 gramas) e água (600 ml). Será apenas necessário colocar a couve num recipiente que possa ser tapado posteriormente e colocar sobre ela a água a ferver.couve-gripe

Deve tapar o recipiente por alguns minutos e, de seguida, coar o chá. Este chá deve ser tomado quantas vezes quiser ao longo do dia para ajudar a combater a sua gripe, causando diminuição de sintomas como febre, dor de garganta e cabeça, tosse, etc..

Há quem utilize a couve para fazer sumo com a mesma finalidade e, também, quem adicione a este um pouco de sumo de limão, beneficiando assim o estômago.

Tosse, espirro, congestão nasal e em alguns casos até dor no corpo e febre. Você já deve ter percebido que esses são os sintomas mais comuns da gripe, não é mesmo? Pois bem. Ninguém merece ficar com esses sintomas por muito tempo. Assim, é primordial agir e buscar todos os métodos existentes para a cura dessa doença viral tão chata. Por isso, apresentamos o chá de couve.

Entre tantos naturais métodos medicinais para o combate à gripe ou resfriados existe também essa bebida feita a partir da infusão das folhas de couve.

Rica em magnésio, cálcio e ferro, seu consumo ajuda ainda a livrar o corpo do acúmulo de gordura, a regular a ação dos hormônios, controlar a pressão arterial e controlar os movimentos dos músculos. O magnésio e a clorofila, presentes na planta, em conjunto, atuam ainda como um renovador das células do organismo, ou seja, um rejuvenescedor, combatendo o envelhecimento precoce. Entre seus benefícios encontramos ainda o combate à celulite, melhoria no humor, desintoxicação, entre outros.

Chá de couve

Para o tratamento da gripe que mencionamos acima, deve ser feito um chá com as folhas. Para preparar, pique as folhas de couve e coloque em um recipiente. Reserve e, em outro recipiente, esquente água até ferver. Quando isso acontecer, derrube a água sobre as folhas e tampe, deixando descansar por 20 minutos. Após esse período, coe e consuma.

No caso de tratamento da gripe, o indicado é consumir várias vezes ao dia.

 Suco de couve com laranja e gengibre

O suco vai unir os benefícios da couve aos da laranja no combate à gripe, além de agir como um termogênico devido à presença do gengibre. Este atua ainda como um antifebrífugo. Confira a receita:

Você vai precisar de:

  • 3 folhas de couve bem lavadas com os talos picadas;
  • 2 laranjas descascadas;
  • 1 pedaço de aproximadamente 1 cm de gengibre sem a casca;
  • 1 litro de água.

Adoçante a gosto.

Como preparar?

Corte as laranjas em pedaços médios e retire as sementes. Coloque no liquidificador e em seguida adicione os outros ingredientes. Bata até formar uma mistura homogênea. Em seguida, coe e adoce, servindo com gelo em seguida.

 

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: