Scroll Top

óleo natural

Os Benefícios do Óleo de Pequi para Saúde

O pequi é um fruto originário da região do Cerrado brasileiro. Com sabor e cheiro marcantes, é muito utilizado como alimento. Os habituais consumidores de pequi o utilizam em receitas de doces, para colorir e dar sabor ao arroz e a outros pratos, ou como fruto, em sua forma natural. Há quem diga que “ou você ama, ou odeia o pequi”. De fato, seu sabor e perfume são fortes e peculiares. Pesquisadores têm estudado os benefícios do pequi, para a saúde. Ainda há muito a ser comprovado, mas o óleo extraído do fruto, já tem feito um enorme sucesso com os cabelos, especialmente na região onde ele se encontra em abundância. Saiba mais sobre os benefícios do óleo de pequi e como usá-lo. O cerrado brasileiro é uma região localizada no centro do Brasil, e está presente em vários estados, entre eles Tocantis, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso. É de lá que vem a fruta que dá origem ao óleo de pequi. Esse incrível óleo é rico principalmente em vitamina A e antioxidantes e virou referência no tratamento dos cabelos. E não é só isso, ele também tem sua versão própria para ser consumida e traz mais centenas de benefícios para a saúde. Saiba agora tudo sobre o óleo de pequi.pique

Tudo sobre o pequi

O pequi é uma fruta muito popular na região do cerrado e seu consumo já é feito há muito tempo, mas só recentemente foi comprovado cientificamente seus benefícios para saúde. O pequizeiro é o nome da árvore que produz o pequi, sua fruta verde, de casca grossa, polpa amarela e caroço repleto de espinhos. É consumida geralmente misturada a comida.

Já o óleo de pequi pode ser extraído tanto da polpa quanto da semente que seus benefícios serão os mesmos. No entanto, existem duas maneiras de você aproveita-los. Existe disponível o óleo de pequi para o uso como cosmético e o óleo de pequi em capsulas, para ser consumido oralmente. Conheça os dois e seus benefícios.

Óleo de pequi para tratar os cabelos

Você encontra facilmente o óleo de pequi em lojas de cosméticos. Ele é muito procurado para tratar cabelos danificados e para fortalecimento. Conheça mais benefícios:

  • Diminui o frizz e deixa os fios hidratados
  • Sua ação anti-inflamatória diminui irritações no couro cabeludo
  • Se aplicado duas horas antes do banho o resultado será um cabelo macio e controlado
  • Ao misturar o óleo de pequi no xampu você terá uma hidratação continua e irá reduzir os cabelos fracos e quebradiços
  • Reduz os danos causados pelo sol e elimina o aspecto ressecado do cabelo

O óleo de pequi em capsulas

Além de cuidar dos cabelos o óleo de pequi em capsulas irá cuidar também da sua saúde. Rico em antioxidantes ele é eficaz na prevenção de doenças cardiovasculares. Confira mais outros benefícios:

  • Rico em ácidos graxos, o óleo de pequi evite que o colesterol se acumule nas artérias
  • Seu mix de vitaminas e minerais atuam nos vasos sanguíneos diminuindo a pressão e consequentemente aliviando o coração, fazendo com o que o sangue circule melhor
  • A vitamina A além de cuidar da pele e dos cabelos, ainda reforça e evita doenças nos olhos
  • Por ser rico também em fibras ele melhora o funcionamento do intestino e ainda reduz o excesso de colesterol ruim.

Apesar de ser típico do cerrado ele é facilmente encontrado em locais especializados, tanto em produtos naturais, quanto em cosméticos. Independente da finalidade que você deseja, vale a pena incrementar essa fruta no seu dia a dia e aproveitar mais um benefício que a natureza nos oferece.pique-pique

Estudo

O estudo apontou que o pequi previne a formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos.

O pesquisador fez o seu primeiro teste na prevenção de doenças cardiovasculares nos camundongos. O segundo teste foi com 126 maratonistas que tomaram a capsula que contem o óleo da fruta. Após uma bateria de exames, foi comprovado que os que tomaram o medicamento tiveram menos danos celulares dos que não tomaram.

o pequi é uma fruta que contém castanha rica em vitaminas A e C; além de frutose e sais minerais. Só o caroço ingerido equivale a 40 calorias.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: