Scroll Top

Dicas de Saúde

Os Benefícios dos Cardápios para Saúde

  • A dieta de um corredor é parte importante do seu processo de desenvolvimento. Quanto mais comprometido com a alimentação o atleta está, melhor será seu desempenho no esporte. Alguns alimentos funcionais podem, ainda, ser grandes aliados de quem corre. O carboidrato é essencial para quem pratica corrida. O nutriente que aparece em massas, pães e biscoitos ajuda a garantir um bom rendimento e também preserva a massa muscular.
    Para conhecer outros ingredientes que não devem faltar no prato dos corredores, confira o cardápio semanal.
  • Existem diferenças na ingestão alimentar e nos suplementos em corridas de 5km ou 10km? Quais as recomendações para corredores de 5km? Corredores iniciantes de provas de 5km sempre questionam quais alimentos precisam adicionar ao programa alimentar e quais suplementos devem utilizar nos treinos e na prova.
    Para praticantes de corrida, os combustíveis básicos para promoção de energia são carboidratos e, em segundo plano, gorduras. Em torno de 55% a 65% da dieta deve ser composta por carboidratos (frutas, hortaliças A\B\C, cereais, pães, leguminosas), 25% a 35% de gorduras, e 15% de proteínas para recuperação muscular, reconstrução e reparação dos tecidos.

O que comer antes do treino?cardó
O mais importante: praticar esportes em jejum reduz a performance e pode acarretar hipoglicemia.
Desjejum ou lanche: refeição rica em carboidratos, baixa em gordura e moderada em proteínas magras.

Café da manhã 1 xícara de chá de leite desnatado com cacau em pó cacau é rico em teobromina, um fotoquímico que desperta o nosso cérebro e o nosso corpo.+1/2 xícara de granola cereais da granola têm fibras que facilitam o trânsito intestinal.+1 banana com 1 colher de sobremesa de sementes de linhaça tritura da Além do potássio amigo dos músculos, a fruta tem vitaminas do complexo B, que aumentam a disposição.

Lanche 1 barra de cereal com chocolate Cheia de carboidrato, a barrinha garante energia para a corrida.+1 copo de chá verde com cascas de abacaxi Um mix saboroso e cheio de antioxidantes.

Almoço 1 prato de sobremesa de salada de rúcula com manga, pedaços de queijo branco, castanhas picadas e crotonetos Uma entrada leve, mas rica em nutrientes e compostos que zelam pelas nossas células.+1/2 xícara de chá de couve-flor alho e óleo Uma combinação de fibras com outras substâncias benéficas, caso da alicina, vinda do alho, que combate os resfriados.+2 unidades de panqueca de ricota com espinafre Essa receita fornece carboidrato, ferro e cálcio nutrientes indispensáveis para quem corre.+1 fatia grande de melancia. A melancia contém licopeno, pigmento capaz de afastar tumores.

Lanche 1 xícara de chá de sagu com suco de uva Um pouco de carboidrato para evitar o cansaço durante a atividade física.protein

Jantar 1 prato fundo de caldo verde sem linguiça Uma entrada que tem xantina, composto que age em prol da saúde ocular.+1 unidade média de bife de peru grelhado ao molho de ceboletas e manjerona. Eis a dose de proteína necessária, que contribui para a reposição muscular.+1 tomate recheado com patê de atum essa mistura contém ômega-3, uma gordura que cuida da saúde cardiovascular.+1 taça de gelatina de limão com cereja uma opção levinha e saborosa.

Ceia 1 suco de maçã a bebida fecha o dia, fornecendo flavonoides que protegem as artérias.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: