Scroll Top

dicas Dicas de Saúde Dicas Para Emagrecer dieta legumes Legumes e Vegetais

Os Benefícios dos Legumes e suas Receitas

Todas as verduras e hortaliças são imprescindíveis em dietas para emagrecer ou para manter o peso ideal, mas, além disso, algumas dessas plantas ajudam a perder peso mais rapidamente graças as suas propriedades específicas para eliminar gordura e líquidos.

Uso inteligente das frutas favorece quem quer emagrecer: As frutas podem ter 100% de aproveitamento em nosso cardápio. Podemos usa-las em sucos, vitaminas, saladas e sobremesas. O melhor é usar adoçante e correr do consumo do açúcar, pois ele é um dos grandes vilões na luta contra a balança e não ajuda na perda de peso.
Se quiser você pode fazer salada de fruta e consumir como sobremesa ou como complemento de alguma refeição como o café da manhã. Dê preferência a frutas que contenham alta quantidade de água como melão e melancia. Corra de frutas calóricas como a manga.legume-dieta

Legumes devem estar presentes numa alimentação saudável: Inclua legumes em todas as suas refeições. Tire o saleiro da mesa para evitar o consumo excessivo de sal, pois além de aumentar a pressão arterial, ele retém líquidos. Isso pode dar a sensação de que você está acima do peso. Faça bastantes saladas. Se quiser pode consumir os legumes cozidos junto com a carne é muito indicado também. Se for fazer o legume refogado, o ideal é que seja feito com um fio de azeite apenas.

Verduras são aliadas e ajudam emagrecer: As verduras são essenciais para quem precisa emagrecer de forma contínua e sustentável. Por conter poucas calorias, tem o seu consumo liberado. Alimentos como folhas de agrião, alface, espinafre e chicória devem ser consumidos nas refeições principais. O ideal é comer um prato de salada com folhas e tomate antes do prato principal da refeição. Outra forma de usar legumes e verduras é fazendo sopas leves. Nesse caso você junta os dois alimentos que vão ajudar na queima de gorduras facilitando o emagrecimento e ainda traz benefícios a sua saúde, já que ambas contém muitas vitaminas. Simplifique seu cardápio incluindo frutas, verduras e legumes. Se alimentar de forma saudável é muito simples, basta incluir alimentos certos na sua refeição! Criar uma rotina de alimentação saudável é ideal para quem quer emagrecer naturalmente. É exatamente isso que faz a Reeducação Alimentar que tem a função de criar novos hábitos alimentares saudáveis.

Descubra quais são as principais verduras e hortaliças para montar seu cardápio diário.

Alface: As verduras de folha verde, a alface em particular, são alimentos ricos em vitaminas e minerais, entre eles o magnésio. A alface contém muita fibra e é altamente saciante, por isso é conveniente combiná-la com outros alimentos diariamente. Além disso, a alface apresenta efeitos relaxantes, o que ajuda a evitar a ansiedade que podem ocorrer durante as dietas para emagrecer. Podemos consumir a alface fresca em saladas, mas também cozinhado, em sopa ou em purê.

 

Folhas verdes: A maneira das maneiras mais rápidas de eliminar água do corpo é consumir folhas verdes, Inclua uma porção de vegetais verdes em cada refeição. Couve, espinafre e alface são extremamente baixos em calorias, cheio de fibra e oferecem várias vitaminas essenciais e minerais que ajudam a aliviar a retenção de água no corpo, além de serem alimentos leves ao consumir você não sentira o inchaço e desconforto que alguns outros vegetais podem trazer a você.

Cebola: A cebola é uma opção excelente para ser incluída em todo tipo de pratos se quisermos emagrecer, já que ajuda a eliminar líquidos, evita a prisão de ventre e controla os níveis de açúcar no sangue. Se não temos problemas para digeri-la, podemos consumir a cebola crua em saladas ou como guarnição, mas também podemos consumi-las em cremes, na brasa ou também fazer um tratamento à base de caldos de cebola, que recomendamos especialmente para pessoas que sofrem uma importante retenção de líquidos ou querem limpar um pouco mais os rins.

Pepino: Com o calor chega o pepino, uma verdura (ou legume, como muitos também classificam) com um grande conteúdo de água e com poucas calorias, por isso é ideal para saciar o apetite em vez de consumir outros alimentos que engordam mais. Coma o pepino em saladas ou como guarnição. Além disso, se o pepino for macio e orgânico podemos comê-lo também com sua pele. Uma receita de tradição grega que podemos preparar como aperitivo delicioso e rápido consiste em cortar o pepino em tirar e servi-lo junto com um molho de iogurte, alho em pó, sal e alguma erva aromática. A combinação do pepino molhado no molho é deliciosa. Também podemos preparar um simples gaspacho verde batendo no liquidificador pepino, salsa e alfavaca fresca com um dente de alho, suco de limão, azeite de oliva e um pouco de sal. Uma bebida muito refrescante e diurética.

Brócolis: O brócolis é uma verdura com muitas propriedades que beneficiam a saúde, neste caso, por ter baixas concentrações de sódio e poucas calorias, e também ser muito rico em fibras, o brócolis é ideal para dietas de emagrecimento. Esta hortaliça ajuda a combater o acúmulo de gordura e também se consumida diariamente ajuda a proteger o organismo de várias doenças, uma delas é o câncer. Recomendamos não cozinhar muito o brócolis, para que as propriedades sejam conservadas. Um indicador será a cor da verdura, ela deverá se manter verde. Outro indicador será a textura que deverá ser ligeiramente crocante.

Alho: O alho é um dos alimentos medicinais que deveríamos consumir diariamente caso gostamos de seu sabor, ele é imprescindível não somente para a saúde em geral, como também para perder peso, já que possui a propriedade de eliminar depósitos de gordura, fluidificar e limpar o sangue.

FICA A DICA: Faça mudanças no seu estilo de vida, Além de comer direito, a atividade física é essencial. Começar é fácil. O difícil é não desistir. Não existe mágica, mas, se o exercício for prazeroso e se você adotar uma rotina que possa pôr em prática pra valer, vai gostar muito mais da novidade.

Tomates: Delicioso, cheio de antioxidantes e ajudam você a perder peso. Tomates, definitivamente estão entre os nossos alimentos para queima de gordura favorito de muitas pessoas. Tomates reduzem a inflamação e a retenção de água no organismo, ajudam reverter à resistência à leptina. A leptina é um tipo de proteína que ajuda a regular o metabolismo e o apetite, assim dependemos dele para queimar os quilos extras.

Agrião: Agrião está repleto de nutrientes, incluindo as vitaminas B1, B2, B6, C e E, bem como os minerais manganeses, caroteno e potássio. Isso faz do agrião um poderoso agente de limpeza, melhorando a digestão e nutrindo a pele, enquanto suas propriedades diuréticas ajudam a eliminar as toxinas e excesso de líquidos. Agrião também é uma fonte fabulosa de iodo, o que ajuda a aumentar o seu metabolismo. Para se beneficiar das propriedades do alho deveríamos consumi-lo cru, realizando a famosa cura tibetana do alho. Se for custoso comer o alho cru, podemos prová-lo bem esfregado em uma torrada de pão integral, o que suavizará seus efeitos no estômago. Também podemos optar por cápsulas ou comprimidos que são vendidos em farmácias e lojas de produtos naturais.

Como cozinhar estes alimentos? Se o nosso desejo é perder peso, devemos evitar sempre os alimentos fritos, e em troca optaremos por cozinhar a vapor, na chapa, no forno ou temperado com um de azeite de oliva. Além disso, não podemos abusar do sal e é importante escolher sempre o sal marinho em vez do sal de mesa (ou refinado). Finalmente, podemos usar alguns temperos que ajudam a potencializar ainda mais os efeitos emagrecedores das verduras. Por exemplo, se usamos temperos com a pimenta caiena ou o gengibre, além de darmos um toque picante e original a comida, também estaremos acelerando o metabolismo e aumentando o gasto de energia. Se tivermos problemas para digerir algumas destas verduras ou algumas delas causam gases, o melhor a se fazer é adicionar um pouco de cominho ou erva-doce na hora da preparação. Também podemos temperar com um pouco de suco de limão ou algumas gotas de vinagre de maçã, que ajudam a melhorar a digestão e queimam gorduras.

Receitas com Legumes que Emagrecem: Essa variedade de legumes de baixa caloria facilita na variação de preparações que podemos realizar conforme nossos gostos, e podemos adaptar nossa rotina com esses legumes de facilitando a perda de peso.

Saladas com Legumes que Emagrecem

Salada de Berinjela

Ingredientes

  • 1 berinjela
  • 1/2 pimentão vermelho
  • 1/2 pimentão verde
  • 1/2 cebola
  • 1 colher de sopa de azeite
  • Orégano, sal e vinagre a gosto

Modo de preparo: Cortar tudo em quadrados não muito pequenos, temperar com o sal, orégano e vinagre e levar ao fogo com a panela tampada por uns 5 minutos, só o suficiente para a berinjela soltar água, destampe e deixe essa água secar mexendo de vez em quando, desligue o fogo e acrescente o azeite, pode ser servido quente ou frio.

Acompanhamentos com Legumes que Emagrecem

Chuchu Refogado com Cenoura

Ingredientes

  • 2 cenouras cortadas em tiras
  • 3 chuchus cortados em tiras
  • Alho, orégano e sal a gosto
  • Azeite

Modo de preparo: Corte as cenouras e os chuchus. Em uma panela, coloque o azeite, o alho e o tempero. Junte os legumes e refogue por alguns minutos. Quando estiver bem refogado, coloque as ervas e um pouco de água, tampe e deixe cozinhar até ficar no ponto.

On a diet

Lanches com Legumes que Emagrecem

Ingredientes

  • 2 fatias de pão de centeio
  • 2 fatia médias de queijo cotage
  • 4 rodelas de tomate
  • 1/2 pepino ralado
  • 1 colher de sopa de azeite
  • Orégano, sal e vinagre a gosto

Modo de preparo
Montar o lanche e comer
IngredientesMuitos legumes em preparações diversas acompanham cremes, queijos e outros alimentos mais calóricos, que com o seu consumo atrapalham o processo de emagrecimento. Atentar aos ingredientes inseridos nas preparações para controle das calorias ingeridas, o azeite que é utilizado diversas preparações, e principalmente saladas deve ser usado com moderação, pois seu uso acrescenta melhor valor nutricional na preparação, porém ele é calórico.

Legumes que Emagrecem na Rotina: A mudança dos hábitos alimentares é fundamental para perda de peso. Muitas vezes não atentamos ao nosso consume de legumes na rotina de alimentação, que auxiliam na perda de peso. Os legumes que emagrecem podem ser inseridos na nossa alimentação de várias formas, e principalmente crus para manter as calorias baixas, que muitas vezes alguns ingredientes que são adicionados na preparação aumentam a caloria do alimento, e não ajuda na perda de peso mesmo com esses legumes que emagrecem.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: