Scroll Top

Dicas de Saúde

Os Benefícios Planta Pau de Ferro para Saúde

De origem brasileira, o Pau ferro é uma planta medicinal que, recentemente, ganhou grande status ao ser comprovada como a grande inimiga das úlceras gástricas. Também chamada de Jucá, essa planta é abundante nos estados brasileiros de Minas Gerais, São Paulo, Ceará e Alagoas, contudo, não somente nesses dois estados é possível encontrar o Pau ferro no nordeste. A casca da planta é utilizada na receita de um xarope usado no combate da asma e da bronquite. Usar as folhas em infusão é útil para tratar inflamações hepáticas e também da tuberculose. Há ainda outro tipo de infusão que leva raspas da casca da árvore com as folhas da mangueira, esta promete afastar a gripe. Parece ótima, certo? Contudo, todos esses benefícios são meros conhecimentos populares, já que carecem de comprovações científicas.pau-de-ferro

A Cesalpiniácea férrea, mais conhecida como pau-ferro ou jucá, é uma árvore de grande porte, típica da Mata Atlântica brasileira, comumente encontrada em Minas Gerais, São Paulo e alguns estados do nordeste. Popularmente, ela é usada para combater o diabetes, além de auxiliar no tratamento de infecções, problemas respiratórios, cólica e dores de gargante. Os efeitos positivos são atribuídos às propriedades adstringente, depurativa, sedativa, sudorífera e tônica da planta. A melhor maneira de aproveitar essas propriedades é por meio do chá, que deve ser preparado com as bagas do pau-ferro. Aprenda a fazer a receita.

Benefícios do Chá de Pau Ferro

O pau ferro pertence a família das Fabaceae. Chamada cientificamente pelo nome de Caesalpinea Ferrea. É conhecida por outros nomes populares como : jucá, pau-ferro-do-ceará, jucaína, cainha, muiraobi, ibira-obi, muiré-itá, imirá-itá, Brazilian Ironwood. É facilmente encontrada em enormes volumes nos seguintes estados do Brasil : Minas Gerais, São Paulo, Ceará e Alagoas. No entanto não é uma árvore exclusiva dessas estados, o pau ferro também pode ser encontrado nas regiões do nordeste.As características dessa planta considerada medicinal de tronco liso e descamante e que apresenta manchas de cor branca, e podem medir até 20 metros de estatura. O pau ferro possui folhas conjuntas, as flores são de tonalidade amarela e seu fruto apresentam cor preta sendo levemente avermelhado.

O pau ferro é classificado como planta medicinal,  já adquiriu o status de maior combatente das úlceras gástricas. Muitos populares afirmam contar com as propriedades da casca do pau ferro no tratamento de asma e bronquite, para esses casos a receita é feita em forma de xarope. Talvez os componentes que proporciona ao pau ferro as propriedades terapêuticas, ainda assim, as especialidades medicinais dessas substâncias não foram esclarecidos completamente. As folhas quando feitas em infusão auxiliam no tratamento de inflamações hepáticas e gástricas.  Junto à certeza e sabedoria de populares, pesquisas estão sendo concluídas com o pau de ferro para tratar úlceras gástricas. Estudos basearam-se em razão da eficiência do caule do pau ferro para combater à qualquer desvio anatômico e/ou fisiológico, em relação à normalidade, que constitua uma doença ou caracterize determinada doença (ou seja, patologia). No entanto, pesquisas feitas com as folhas mostram  o duas vezes mais eficiência, o que no caso não desconsidera os lado proveitoso e benefício do caule. O chá feito das folhas são ótimos para tratar inflamações hepáticas e também ajuda no tratamento da tuberculose. E se você juntar as raspas da casca do pau ferro com folhas da mangueira, torna-se um ótimo remédio para prevenir a gripe.

O Pau ferro e as úlceras gástricas

Por conhecimento popular, o caule do Pau ferro era bastante usado nos tratamentos contra as úlceras, entretanto nos últimos anos vêm sendo estudadas as folhas da planta, que prometem ter o dobro de eficiência. Esse fato não deve descartar por completo os benefícios do caule, pois ele sozinho já foi bastante eficaz no tratamento do problema. Ainda estão sendo realizados estudos para descobrir o composto ou o grupo de substâncias que são responsáveis pelos benefícios da planta, assim como as análises do Pau ferro para saber se ele tem algum efeito tóxico.

Aproveite os benefícios da planta para tratar de:

  • Diabetes
  • Problemas nas amídalas
  • Cólica intestinal
  • Diarreia
  • Gota
  • Hemorragia
  • Reumatismo
  • Sífilis
  • Tosse
  • Hemorroidas
  • Complicações cardíacas
  • Febre
  • Afecções nos pulmões
  • Fraqueza em geral
    • afecção catarral
    • afecção pulmonar
    • amídalas
    • asma
    • cicatrização

Receita – Chá das folhas do Pau ferro

Ingredientes:

– Folhas trituradas do Pau ferro
– 1 litro de água

Modo de preparo:

Coloque duas colheres de sopa em um litro de água e leve ao fogo, deixando cozinhar por cerca de dez minutos, começando a partir do momento que levantar fervura. Após esse tempo, retire do fogo e deixe em repouso por mais dez minutos, num recipiente tampado. Coe a infusão e ela está pronta para uso. Beba 2 ou 3 xícaras do chá de Pau ferro ao dia.ferropau

Chá de pau ferro – Diabete, gota, reumatismo, sífilis

Ingredientes

  • 5 gramas da casca do pau ferro
  • 1 copo de água fervente

Modo de fazer

Coloque as 5 gramas da casca do pau ferro em um copo de água fervente e leve ao fogo, deixe cozinhar por mais ou menos dez muitos, contando a partir do momento que levantar a fervura. Depois desse tempo, tire do fogo e deixe repousando por mais dez minutos, em um recipiente que esteja tampado. Agora é só coar o chá de pau ferro e ele está pronto pra ser consumido. Beba diariamente de 2 a 3 xícaras do chá de pau ferro.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: