Scroll Top

Doenças e Tratamentos

Os Médicos e Sua Importância na Vida

Evite doenças antecipe cuidados com exames médicos para cada fase da vida.

Ao comprar um carro, as orientação dos especialista são: para duração da maquina, são cuidados preventivos como revisões agendadas, antes que ele apresente qualquer ruído ou problema de funcionamento. A lógica é a mesma para a maquina humana, uma vez que a prevenção é uma das principais práticas quando o tema é longevidade. “Sempre devemos priorizar a prevenção, atitude muito mais sábia e efetiva que tratar doenças já instaladas”. O profissional ainda destacar que, ao se precaver e manter um estilo de vida ativo, menor será a necessidade fatura de medicamentos e terapias em sistemas de saúde. Vale a pena investir desde cedo, não é mesmo?

Todos são garantidos pelo sistema único de saúde (sus)

Ao nascer

Teste do pezinho. É o principal exame para recém nascidos. É feito quando o bebê completa 48 horas de vida, através de uma amostra de sangue coletada com um furinho no calcanhar. O exame pode detectar doenças metabólicas, genéticas ou infecciosas, ( hipotireoidismo, rubéola, toxoplasma, etc., capazes de provocar lesões irreversíveis, como problemas mentais.pesinho

Teste de olhinho. Uma lanterna manipulada por um pediatra ou oftalmologista. Essa técnica serve para investir catarata congênita, glaucoma, cegueira e outros problemas. Para isso, o exame observa o reflexo que vem das pupilas: em tons de vermelhos quando os olhos estão saudáveis.

Teste da orelhinha. Investiga problemas auditivos. Pode ser feito com bebê dormindo, por ser rápido e indolor, já que utiliza apenas um fone acoplado a um computador.

A partir dos 2 anos

Glicemia e colesterol. Quando a criança possui na família histórico de problemas cardiovasculares, esses exames feitos a partir da coleta de sangue, são indicados.

Exame oftalmológica. A indicação é de que seja feita nessa idade para verificar a existência de estrabismo e erros de refração como miopia e hipermetropia, e, se necessário tratá-los com antecedência.

Amenia. Pela análise da coleta de sangue é possivel avaliar as células sanguíneas e diagnosticar a amenia, doença que causa fraqueza e atraso no desenvolvimento e na maioria das vezes pode ser combatida com alimentação correta.

Após os 18 anos.

Glicemia e colesterol. Com essa idade muda-se os níveis aceitáveis no sangue, por isso, tornam-se indispensáveis. São feitos a partir de uma pequena amostra de sangue e devem ser repetidos anualmente.

Pressão arterial. A aferição pode ser feita como exame de rotina, durante uma consulta médica, para avaliar e prevenir possíveis problemas cardiovasculares.

Papanicolau. É um dos mais importante exames ginecológicos. Uma amostra de células do final do útero é colhida para detectar o vírus HPV e outras doenças do sistema reprodutor feminino. Deve ser realizado anualmente.papani

Ultrassonografia. Junto ao papanicolau, o ginecologista pedir a ultrassonografia, usada para detectar tumores crescimento anormal dos ovários, etc.

Avaliação cardiológica. Por volta dos 25 anos já é necessários realizar teste ergométrico ecocardiograma e eletrocardiograma que conferem toda a atividade cardíaca.

Dosagem hormonal. Também feito amostra do sangue pode detectar distúrbios como hipo ou seja problemas relacionados a glândula tireoide.

Dos 30 aos 40 anos

Colonoscopia. Câncer de intestino, além de outros problemas no órgão, devem ser verificado a partir dessa idade. Porém, apenas um médico responsável pode determinar a frequência de repetição do exame.

Mamografia. Entre os 35 e  os 40 anos deve ser feito o primeiro exame para investigar possíveis nódulo nas mamas, e repetido anualmente. Além disso todos os meses no final da menstruação, a mulher dever fazer o autoexame dos seios, em qualquer idade, para notar se há alguma mudança no formato ou aparecimento de nódulo.mamagra

A partir dos 40 anos

Exame de próstata. Após os 40 anos, os homens devem fazer o exame anualmente, já que o risco de câncer nessa região aumenta. Toque retal, ultrassonografia e exame de sangue PSA (que avalia o aumenta de uma substância que denuncia alterações na região) são os teste necessários.

Densitometria óssea.  A osteoporose doença que fragiliza os ossos, é silenciosa mas pode ser evitada ao longo da vida a partir de uma alimentação correta, prática de exercícios físicos e evitando o tabagismo. Entrando, se ela estiver instalada, é nessa idade que deve-se começar os cuidados para evitar fraturas. Esse exame é importante justamente para avaliar a densidade da massa óssea e prevenir o avanço da osteoporose, ainda no começo.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: