Scroll Top

Dicas de Saúde

Otite – 10 Idéias para Aliviar os Sintomas

O bebê rola agitado no berço, parece ter um pesadelo. Meia-noite. Você suspira e puxa as cobertas mais para perto, procurando dormir. Mas o bebê não sossega e chuta a grade do berço. Se retorce noutra posição, e ronca, e se mexe, e parece não acordar. Você ouve tudo. Ainda não dormiu e fica se perguntando se conseguirá pregar o olho. Em vez de contar carneirinhos, conta pequenos sentimentos de culpa. O que poderia ter feito para ele dormir melhor?otite

Mãe. Pai!! Por fim um grito de socorro, no meio da noite, o pedido de ajuda para o terrível dor de ouvido. As crianças tem otite, por diversas razões. As suas tubas de Eustáquio, os canais que conduzem da região posterior da garganta até o ouvido médio, são mais largos e mais curtos do que nos adultos. Por outro lado, os nervos da região ainda podem não ter amadurecido o suficiente, o que também pode interferir nas tubas de Eustáquio. Além disso, as crianças, nas creches, podem se expor a resfriados capazes de causar infecção do ouvido. E só porque você dorme numa cama e não num berço, não se considere imune. Basta pegar um adulto com sinusite e deixar-lhe passear de avião ou que uma gripe persista por mais de dois dias. Pronto, tem-se uma otite instantânea.

Os sintomas habituais da infecção do ouvido médio são a dor e a perda da audição, mas o adulto e crianças podem ter otite sem dor. Depois de instalada, o melhor tratamento é com antibióticos, embora algumas cedam espontaneamente. Os ouvidos ficarão novos em folha, de uma semana a dezdias. O que você vai fazer hoje á noite? Como prevenir a próxima otite? Veja os conselhos de nossos especialistas

Manter a cabeça elevada. Com a cabeça erguida, as tubas Eustáquio se limpam naturalmente. Por isso as crianças com otite parecem não sentir dor durante o dia. Estão ocupadas em brincar e correr e as tubas de Eustáquio drenam no sentido da garganta.

Dar de beber á criança. Durante a deglutição, a ação muscular ajuda a abrir e a drenar as tubas de Eustáquio. Tubas abertas significam menos dor.

Uso de descongestionante. As crianças e adultos que pareçam ter maior propensão á noite podem se beneficiar do descongestionante oral, imediatamente antes de dormir. Se houver alguma secreção no ouvido, o medicamento a ressecará e permitirá um bom sono.

Para os adultos. Estes talvez devam usar um descongestionante oral ou algum anti-histamínico. No entanto, só use o descongestionante nasal de um a dois dias. O abuso pode dar o efeito rebote, agravando o entupimento.

Tratamento preventivo. Embora não se possa prevenir totalmente a otite, há algumas coisas a serem feitas para se reduzir essa possibilidade.

A importância da amamentação. Alguns especialistas acreditam que a amamentação reduz a chance de otite. Como explicar a diferença? Os pesquisadores acreditam que o aleitamento fomenta a imunidade das infecções respiratórias.

Deixar de fumar. O cigarro pode levar o adulto a ter otite por contaminar o ar respirado com irritantes, que por sua vez causam congestão das tubas de Eustáquio. E o ambiente enfumaçado pelo cigarro, que também se acha repleto de poluentes, pode prejudicar crianças propensas á otite..oteti

Poluição pelo fogão de lenha. A fuligem e a fumaça de um fogão de lenha podem sobrecarregar o ambiente com toxinas difíceis de respirar e tolerar.

A escolha da creche. As crianças expostas a grandes grupos de crianças tem maior chance de entrar em contato com germes causadores de otite. Os pais precisam escolher bem a creche onde deixar os filhos, de preferência aquelas em que as crianças convivem em pequenos grupos, até que passem da idade de maior propensão ao problema.

Ter paciência. Algumas crianças superam essa fase por volta dos três anos. Aí os pais poderão dormir em paz.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: